Como o isolamento social está afetando a economia do país

Por José Carlos Semenzato

Estamos falando de aproximadamente vinte milhões de desempregados caso não tenhamos um plano de ação. É seríssimo. São 20 anos para reconstruir tudo isso de novo.”

José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO, avalia como o isolamento social está afetando a economia do país.

Para começar, quero dizer que não sou especialista em saúde, e muito menos em isolamento. Mas eu me especializei durante 30 anos da minha vida empreendendo no Brasil, vindo da periferia, na cidade de Lins, onde aos 13 anos vendia coxinha para ajudar minha família. 

Eu construí essa trajetória com muito trabalho e muita determinação. Sou especialista naquela família que leva dez ou vinte anos para juntar um capital de 200 mil reais, e monta seu pequeno comércio, sua franquia. Estamos falando de 1.350.000 empregos no setor de franquias que estão praticamente fechados, salvo exceção de algumas lojas de rua que prestam serviços essenciais.

E eu tenho que dizer também, que ninguém melhor do que eu, sabe quanto custa para uma família que guardou sua reserva e empreendeu, hoje ver o seu negócio, o sonho e a subsistência da família – seja em um shopping ou loja de rua – indo pelo ralo. Da mesma forma que eu lamento o número de mortes no Brasil por essa pandemia, eu queria que os nossos governantes se envolvessem, mas colocassem nessa balança o quanto é importante nós termos uma previsibilidade, um plano de ação único.

Nós não podemos ter regras iguais para todos os estados e municípios brasileiros. Citando o exemplo de Ribeirão Preto, que tem um indicador baixíssimo de contágio, com 8 mortes. É claro que é lamentável, mas acredito que os prefeitos devem poder legislar e acompanhar os indicadores e casos locais. Eu concluo dizendo: Será que dentro de um supermercado, dentro de um ônibus, é mais difícil se proteger do que dentro de um shopping? Por que os protocolos de segurança não podem ser aplicados a todos os setores?

Se os setores não essenciais quebrarem, estamos falando de aproximadamente vinte milhões de desempregados caso não tenhamos um plano de ação. É seríssimo. São 20 anos para reconstruir tudo isso de novo. 

Para saber um pouco mais de como o isolamento social está afetando a economia do país, veja a entrevista completa em: https://videos.band.uol.com.br/aquinaband/16792362/tem-que-ser-feito-um-plano-de-acao-imediato-diz-empresario.html