Se você acompanha o franchising, com certeza notou o elevado crescimento das franquias odontológicas nos últimos anos. Com modelos de negócio já testados e validados no mercado, esse tipo de franquia vem ganhando destaque não só com profissionais da saúde bucal, mas também empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio. Por isso, preparamos um artigo para que você entenda como as redes de franquias estão democratizando a odontologia no Brasil.
As franquias odontológicas estão inseridas no segmento de saúde, bem-estar e beleza, que faturou em 2019 mais de R$34 bilhões, segundo dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising. Mais do que isso, essas redes exercem papel fundamental na sociedade, através de serviços com preço acessível, condições de pagamento diferenciadas e constante inovação, elas democratizam serviços bucais que antes eram inacessíveis pela grande maioria da população.
E para detalhar um pouco mais do sucesso desse setor e de como as redes de franquias estão democratizando a odontologia, batemos um papo com Dr. Paulo Zahr, fundador e presidente da OdontoCompany, hoje a maior rede de franquias odontológicas do país.
Conheça a rede de franquias que cresceu 250% em 5 anos, e hoje é a 25ª maior do país.
Da primeira clínica própria a mais de 680 franquias: A trajetória do dentista Paulo Zahr – fundador da Odontocompany, que facilitou o acesso a tratamentos odontológicos usando carnês.
A OdontoCompany foi fundada em 1990, por Paulo Zahr, em São José do Rio Preto, e desde então tem como missão tornar melhor e mais acessível o tratamento odontológico a todos os brasileiros. Atualmente a rede conta com mais de 680 franquias ativas em todo o país e é uma investida da SMZTO desde 2010 – ano em que apostou no modelo de franquias para seu crescimento.
Como foi a trajetória da Odontocompany, desde o início até o patamar em que está hoje?
Paulo Zahr: Todo negócio no início tem suas dificuldades, comigo não foi diferente, mas sempre tive convicção que teria sucesso pois a OdontoCompany sempre teve números muito bons, gestão de primeira linha e muita criatividade. E com a solidez da SMZTO, a aceleração era inevitável.
Qual é a proposta de serviço da OdontoCompany, e quais são seus diferenciais?
Paulo Zahr: Trabalhamos com odontologia, atendendo todas as especialidades, mas nossa grande diferença é a capacidade de captação de clientes e gestão do negócio.
Em meio à crise que estamos vivendo, quais são as medidas emergenciais que vocês têm tomado enquanto marca? E quais as medidas definidas junto à franqueadora para minimizar os impactos para os franqueados?
Paulo Zahr: Nosso negócio pertence à categoria dos essenciais, e isto facilitou muito pois continuamos abertos e com faturamento. Mudamos nosso marketing e nos adequamos ao momento, nossas clínicas já são treinadas a seguir EPIs (equipamentos de proteção individual), o que traz muita segurança aos nossos clientes.
Estamos passando por este momento muito bem e esperamos ter um segundo semestre com muito faturamento.
O que você acredita que levaremos de aprendizado deste período?
Paulo Zahr: Toda empresa daqui em diante será diferente. O aprendizado é que ter um negócio livre de intempéries é uma excelente escolha. Estou muito feliz pela saúde financeira dos nossos franqueados pois acreditaram nas vantagens de participar de uma rede de franquias.
Como vocês estão trabalhando o processo de expansão neste momento?
Paulo Zahr: Estamos seguindo como estávamos desde 2019, acelerados, neste momento tivemos um acréscimo de interessados visto as vantagens do nosso negócio. Estamos com a meta do primeiro semestre já alcançada.
Para quem quer saber mais sobre a OdontoCompany, e cogita se tornar um franqueado. Qual é o primeiro passo, e qual o capital inicial necessário?
Paulo Zahr: Sugiro que procure nosso time de expansão. O primeiro passo é preencher a ficha de interesse e depois aguardar nosso contato.
O capital varia entre R$170.000 e R$320.000.