Perguntas frequentes

1- O que é Franquia (ou Franchising)?

Em suma, abrir o modelo de negócio franquia significa ter direito ao uso do nome, produtos e serviços já consolidados da marca, contando com o suporte da franqueadora desde a explicação do negócio, passando pela gestão e fornecendo o apoio para a divulgação com foco no consumidor final. Tudo acordado em cima de valores preestabelecidos, que não fazem do franqueado um empregado da franqueadora. Entre as vantagens deste modelo, está o fato de trabalhar com uma marca já conceituada e conhecida no mercado, o que pode diminuir, inclusive, o tempo não só de implantação como de retorno do investimento.

Uma definição simples bastante usada é de que a Franquia é uma réplica perfeita de algo que já deu muito certo.

2- Qual é o papel do Franqueador? E do Franqueado?

O Franqueado paga determinada soma pelo direito de uso da marca, e pelo direito de adquirir e posteriormente utilizar o know-how de um negócio específico. É de responsabilidade do Franqueado fazer a gestão do dia a dia do negócio e garantir a implementação das melhores práticas sugeridas pelo Franqueador. O Franqueador, por sua vez, deve transmitir todo o seu conhecimento sobre o negócio e prestar suporte de maneira contínua para seus franqueados enquanto a relação existir. Cabe ao Franqueador manter-se atualizado, fazer pesquisas de mercado e tendências regularmente, inovar e renovar metodologias e artifícios tecnológicos, e buscar sempre transmitir as melhores práticas para a condução de um determinado negócio de franquia.

3- Qual o capital mínimo necessário para se tornar um franqueado ?

Existem diversas opções de tamanhos e formatos de negócio para investir. O investimento total necessário varia de acordo com a marca que você escolher.

É importante que o franqueado possua capital disponível para aplicação dos recursos necessários na estruturação e gestão inicial do negócio.

O capital mínimo necessário para se montar uma franquia do grupo SMZTO é de R$150 mil.

4- O que é considerado na estimativa de investimento total de uma franquia?

Geralmente o investimento total compreende 100% do desembolso a ser realizado pelo franqueado – incluindo investimento no imóvel, taxa de franquia, equipamentos, produtos, insumos, capital de giro e todos os demais itens necessários à implantação da unidade.

A taxa de franquia fornece uma assistência ao franqueado que abrange:

  • Direito ao uso da marca;
  • Know-how do negócio;
  • Treinamentos contínuos;
  • Suporte ao franqueado;
  • Projeto arquitetônico;
  • Auxílio na busca do ponto.

5- O que está incluso no treinamento inicial fornecido pela franqueadora?

Existem variações de marca para marca, mas normalmente estão compreendidos no escopo do treinamento inicial fornecido pela franqueadora:

  • Pré Inauguração da Unidade;
  • Abertura da Empresa;
  • Infraestrutura de Pessoal;
  • Serviços a serem prestados;
  • Gestão administrativa;
  • Projeto de inauguração;
  • Ações e Campanhas Promocionais;
  • Métodos de Captação e vendas;
  • Controle e Processos;
  • Sistema de Gestão e Recursos Internet.

6- A que se deve o pagamento de Royalties das franquias?

Os pagamentos dos Royalties existem para que a Franqueadora possa prestar suporte contínuo a seus Franqueados, reinvestir em sua equipe e sustentar uma operação saudável em larga escala. Os Royalties também garantem o direito de uso de uma determinada marca por seus Franqueados. A forma de cobrança de Royalties pode variar de marca para marca. Em geral, cobra-se um percentual sobre o faturamento bruto da unidade.

7- A que se deve o pagamento da taxa de publicidade das franquias SMZTO?

A taxa de publicidade a ser coletada pela Franqueadora serve para que a marca possa arrecadar fundos suficientes para investir em campanhas de marketing nacional. Cada franquia tipicamente paga um percentual sobre seu faturamento bruto como taxa de publicidade e essa quantia deve ser 100% revertida em investimentos de marketing que

beneficiem toda a rede. A forma de cobrança da taxa de publicidade pode variar de marca para marca. Em geral, cobra-se um percentual sobre o faturamento bruto da unidade.

8- Existe alguma linha de financiamento específica para franquias?

Sim. existem linhas específicas em diversos bancos e instituições financeiras que fomentam o mercado de franquias. Tipicamente, é possível financiar até 50% do investimento total necessário para abertura de uma unidade. Em alguns casos, a franqueadora possui iniciativas de financiamento para sua própria rede – especialmente quando se trata de um franqueado que já possua bom histórico como operador da marca.

9- A taxa de publicidade custeia anúncios ou publicidades locais das unidades franqueadas?

Não. Ações de marketing e divulgação que resultem em exposição local ou exclusiva de uma unidade da marca devem ser custeadas pela respectiva unidade.

Considerando o valor da propaganda e marketing e a importância da sua padronização para construção e manutenção da boa imagem pública do empreendimento, a Franqueadora recomenda ao(a) Franqueado (a) destinar um percentual que varia de negócio para negócio, mas que tipicamente é de 3% sobre o faturamento bruto da Franquia, para o desenvolvimento de estratégias locais de divulgação.

10- Como funciona a escolha do ponto comercial onde a unidade será instalada?

A franqueadora fornece critérios de localização do ponto, com base em sua experiência de mercado e no histórico de desempenho de sua rede – apoiada por sistemas e ferramentas de geolocalização. O Franqueado, entretanto, é responsável pela busca de pontos com as características sugeridas pela franqueadora. Após tal seleção, a franqueadora tem o papel de aprovar o ponto escolhido.

11- Existe um padrão arquitetônico que deve ser usado em todas as franquias?

A franqueadora definirá os padrões arquitetônicos e de identidade visual a serem implantados na unidade franqueada. A adoção de um padrão visa criar e manter uma identidade visual para toda a rede de franquias. Entretanto, adaptações para decoração e ambientação podem ser feitas considerando particularidades como a cultura local e o espaço físico onde a franquia será inserida.

12- Para áreas específicas, como por exemplo odontologia e gastronomia, é necessário ter experiência anterior no mercado em questão?

Experiência sempre agrega, porém o franqueado não precisa necessariamente possuir conhecimento prévio no segmento, visto que pode sempre contratar algum responsável técnico para o exercício de funções mais específicas.

O FRANQUEADO DE ALTA PERFORMANCE

Um negócio é tocado com inspiração, mas também com muita transpiração. Dentre as qualificações pessoais e empresariais que consideramos muito importantes na adequação do perfil de parceiros da rede, estão:

Disciplina

É estar aberto a entender e conhecer o modelo de negócio da franquia profundamente. Se comprometer com o processo de aprendizado das estratégias recomendadas pela franqueadora. Estabelecer uma rotina que garanta o controle e a evolução constante do negócio.

Postura ativa

Significa ter visão de “business”, saber controlar os principais indicadores de desempenho do negócio, receitas, custos e despesas, margem, ponto de equilíbrio financeiro, fluxo de caixa, capital de giro necessário.

Estar próximo ao negócio – seja através de um terceiro ou administrando pessoalmente.

Gestao de Pessoas

É o papel voltado para as pessoas da unidade, responsáveis pela comunicação interna, alinhamento das pessoas, engajamento, treinamento, compartilhamento de resultados e metas. Promoção de um ambiente saudável de trabalho entre a equipe, e a atuação efetiva como líder e facilitador ao invés de somente dono.

Foco em resultado

Estar sempre atento aos indicadores:

  • Vendas;
  • Rentabilidade;
  • Satisfação do cliente.

E outros números ou resultados que julgue importante para a saúde do seu negócio.

Compromisso com crescimento

Franqueados de alta performance constroem um bom planejamento de longo prazo, investem em ferramentas, pessoas e se associam a marcas que entendem suas necessidades e apoiam sua estratégia. Dessa forma, garantem sucesso perene e constante de sua operação.

ETAPAS DO PROJETO – 4 etapas

I) Fase de conhecimento e decisão de investimento:

  1. Preenchimento de cadastro;
  2. Atendimento com especialista da marca;
  3. Reunião de alinhamento para entender o plano de negócios – (detalhamento de valor de investimento, retorno e rentabilidade).
  4. Estudo do potencial de mercado e definição da praça de interesse;
  5. Recebimento da COF (Circular de oferta de franquia);
  6. Aprovação do dossiê documental para se tornar um franqueado;
  7. Assinatura do contrato de franquia.

II) Fase Pré-Operacional:

  1. Procura pelo imóvel e definição do ponto comercial;
  2. Apresentação do projeto arquitetônico e início da reforma do imóvel;
  3. Contato com os fornecedores homologados para fazer a estruturação da loja;
  4. Recrutamento e seleção da equipe. Treinamento da equipe e franqueado;
  5. Definição de estratégia de marketing e ações para captação de clientes;
  6. Inauguração da Franquia.

III) Fase Operacional:

  1. Implantação de estratégia de marketing;
  2. Sistema de gestão com suporte para dúvidas;
  3. Aumento das receitas e geração de lucros;
  4. Acompanhamento remoto através de consultores;
  5. Desenvolvimento de novos produtos.

IV) Fase Pós-Operacional:

  1. Participação ativa do franqueado na rede;
  2. Convenção de Franqueados;
  3. Workshops com diretores de unidade;
  4. Encontro motivacional de equipes;
  5. Divulgação constante da rede na mídia.

O QUE A SMZTO FAZ?

1. A SMZTO faz formatação de franquias?

A SMZTO investe em redes franqueadoras que tenham a partir de 30 unidades ativas, sejam elas franquias ou lojas próprias, lideradas por empreendedores apaixonados e comprometidos. Aportando não só capital, mas também trabalho e conhecimento de 30 anos de experiência no franchising, aceleramos o crescimento das nossas franquias para todo o país.

Não prestamos serviços de consultoria ou formatação de franquias. Mas caso tenha dúvidas especificas sobre o setor, mande para nós na página de contato ou nas redes socais e faremos o possível para responder o quanto antes.

2. A SMZTO presta serviço de consultoria para franquias?

A SMZTO investe em redes franqueadoras que tenham a partir de 30 unidades ativas, sejam elas franquias ou lojas próprias, lideradas por empreendedores apaixonados e comprometidos. Aportando não só capital, mas também trabalho e conhecimento de 30 anos de experiência no franchising, aceleramos o crescimento das nossas franquias para todo o país.

Não prestamos serviços de consultoria ou formatação de franquias. Mas caso tenha dúvidas especificas sobre o setor, mande para nós na página de contato ou nas redes socais e faremos o possível para responder o quanto antes.

3. Como faço para apresentar meu negócio para a SMZTO?

A SMZTO investe em redes franqueadoras que tenham a partir de 30 unidades ativas, sejam elas franquias ou lojas próprias, lideradas por empreendedores apaixonados e comprometidos.

Se você possui esses pré-requisitos, é só acessar a página “APRESENTE SUA MARCA” aqui no nosso site e preencher o formulário. Após alguns dias, nosso time de investimentos fará contato para dar um feedback se faz sentido evoluir com o papo.