Abrir seu próprio negócio de franquia e comprar sua franquia é um GRANDE passo para quem escolhe o empreendedorismo – e pode ser um tanto intimidador. Por isso, entenda quais são os principais pontos que você deve ter em mente durante o processo de aquisição de uma franquia.
Baseada na matéria: https://www.franchisedirect.com/ultimate-guide-to-franchising/11-key-steps-opening-franchise/
1. Autoavaliação:
O que atrai você na abertura de uma franquia? Você está pronto, disposto e capaz de trabalhar longas horas, incluindo possíveis fins de semana e feriados (especialmente no início)?
Pode se comprometer a seguir métodos de negócios pré-determinados? Irá aceitar pagar uma parte de seus lucros a outra entidade (o franqueador)? Está confortável com a reputação de seu negócio ser amplamente dependente da rede da franquia e não apenas de sua unidade de negócios?
Além disso, quanto de seu dinheiro você está disposto a usar para estabelecer o negócio e comprar sua franquia?
2. Escolha um consultor de franquia para ajudá-lo:
Apesar de todas as informações disponíveis online, ainda é uma boa ideia contar com a ajuda de um consultor de franquia para ajudar a orientá-lo durante o processo.
Assim como um corretor de imóveis é um bom aliado na compra de uma casa, um consultor de franquia tem conhecimento específico do setor e pode relacionar tópicos possivelmente complicados (incluindo aspectos de contratos de franquia e documentos de divulgação) de uma forma mais compreensível. Um consultor de franquia também pode evitar que você enfrente as armadilhas que podem acontecer sem sua experiência na hora de comprar sua franquia.
Clique aqui para conversar com a assessoria SMZTO – https://smzto.com.br/seja-franqueado/
Além de entender dentro do seu contexto e momento qual é a melhor opção de franquia para você, fornecemos treinamento e suporte completo pós abertura.
3. Pesquisa: Que tipo de negócio sua área pode sustentar?
Esse é o tipo de negócio que você tem interesse em abrir? Os governos federal e estadual fornecem acesso gratuito a estatísticas e outros dados. Você também pode conseguir muitas informações importantes sobre melhores localidades e potencial de mercado com a franqueadora.
Use as informações coletadas para combinar sua situação pessoal e o ambiente de negócios de sua área com um sistema de franquia adequado. Seu bom senso e sua intuição também podem orientá-lo a descobrir que tipo de empresa poderia ser sustentável em sua localidade.
Depois de restringir sua busca a alguns concorrentes fortes, preencha a ficha para se candidatar à sua franquia escolhida. Depois que a franquia decidir que você pode ser uma boa opção para o negócio, eles enviarão uma cópia do documento de divulgação da franquia (COF). A COF lhe trará ainda mais clareza sobre o sistema de negócios quando comprar sua franquia.
4. Participe de um ‘discovery day’:
Um dia de descoberta é uma reunião aprofundada entre o franqueador e um ou mais franqueados em potencial.
Pode ocorrer em um ponto de venda local da franquia, mas provavelmente acontecerá no escritório corporativo da empresa.
Freqüentemente, os franqueados presentes verão apresentações sobre o que o franqueador pode oferecer em termos de suporte, e podem fazer perguntas.
Se feito no escritório corporativo, um tour pelos diferentes departamentos e introduções ao pessoal de suporte e treinamento do franqueado são comuns.
5. Fale com outros franqueados:
Dentro da documentação fornecida pelo franqueador, há uma lista de todos os franqueados atuais em seu sistema. Encontre alguns que estão perto de você e faça-lhes uma visita.
Eles estão satisfeitos com o suporte do franqueador? A realidade do negócio está de acordo com as expectativas anteriores (financeiramente ou não)? Não há melhor professor do que alguém no dia a dia de uma franquia para comprar sua franquia também.
6. Encontre um local adequado:
Se você estiver localizado em uma área de baixo tráfego, como você conseguirá clientes? O franqueador delineará certos parâmetros para o seu território na COF e no contrato de franquia. Além disso, a maioria dos franqueadores auxilia na seleção do local. Em muitos casos, o franqueador terá que aprovar sua localização antes de você seguir em frente.
7. Escolha uma franquia e garanta o financiamento:
Depois de concluir sua pesquisa, é hora de tomar uma grande decisão – em qual sistema de franquia você vai investir?
Depois de decidir, você terá todas as informações necessárias para apresentar seu plano de negócios aos credores em potencial.
Caso não hajam outros investidores no negócio com você, existem inúmeras opções de financiamento para você considerar.
Porém, é muito importante ser cauteloso neste momento, para não colocar os pés pelas mãos e acabar se endividando.
Já falamos sobre planejamento financeiro na hora de abrir sua franquia aqui:
https://smzto.com.br/franchising-experience/pontos-chave-para-o-sucesso-de-uma-franquia/
Lembre-se de que você precisará de reservas de caixa suficientes para cobrir as despesas até que o negócio comece para obter lucro, que em alguns casos pode demorar meses após a abertura.
Existem linhas de financiamento disponíveis tanto para compra da franquia quanto para obtenção de capital de giro. A dica é se informar sobre isso com a franqueadora.
8. Assine o contrato:
Embora muitas marcas tenham contratos de franquia rígidos, alguns franqueadores podem ser mais flexíveis sobre os termos de negociação do contrato.
Se o franqueador estiver disposto a negociar certos termos, é uma boa ideia buscar o conselho de um advogado com experiência específica em franquia para encontrar as melhores soluções para sua situação particular.
Se o franqueador tiver um contrato de franquia rígido, isso não é motivo de preocupação. Lembre-se de que as franquias são baseadas em um sistema comprovado e na consistência da marca.
Por outro lado, se o contrato de franquia da marca que você escolheu for excessivamente negociável, pode ser motivo para uma investigação mais profunda.
9. Obtenha todas as licenças e seguros necessários:
Cada setor tem seus próprios requisitos para licenças e seguros. Os regulamentos por estado, cidade, município, etc. também variam.
O franqueador provavelmente terá conhecimento prévio das licenças e seguros necessários para operar seu sistema de negócios. No entanto, é uma boa ideia verificar com as autoridades locais para garantir a conformidade.
10. Contrate funcionários e participe de treinamentos:
O número de funcionários necessários para executar a operação dependerá do tipo de franquia escolhida.
Um dos aspectos mais atraentes da franquia para quem deseja abrir um negócio é o componente de treinamento.
Os franqueadores geralmente fornecem treinamento, em uma combinação de sala de aula e experiências práticas. Uma cópia do manual de operações da franquia também é normalmente apresentada neste momento.
11. Abra seu negócio de franquia:
Antes de abrir, você precisará alertar os clientes em potencial sobre sua nova opção de mercado.
Os franqueadores geralmente terão processos definidos para sinalização, anúncios e outras iniciativas a serem realizadas. As estimativas para essas iniciativas geralmente farão parte dos custos iniciais cotados na COF.
Alguns franqueadores farão uma ‘abertura suave’ antes da ‘grande inauguração’. Uma abertura suave é projetada para amenizar os problemas com a operação do negócio antes da grande campanha de marketing e, com sorte, multidões maiores que virão com a grande inauguração.
Alguns franqueadores também providenciam a presença de um treinador corporativo no local da franquia durante os dias de abertura.
Seja um franqueado de sucesso
Seja você também um Franqueado SMZTO, preencha suas informações no formulário abaixo e logo entraremos em contato.