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5 Lições de Liderança Aprendidas na Crise.

6 min de leitura • 27 de julho de 2020

Nos últimos meses, tenho enfrentado novos desafios de liderança quase todos os dias – e percebo que ainda precisamos alcançar a luz no fim do túnel. Mas, apesar de tudo, aprendi várias lições valiosas sobre como liderar durante uma crise, e estou compartilhando essas 5 lições de liderança aprendidas na crise, na esperança de que possam alcançar as gerações futuras de líderes.

Originalmente publicado em: https://www.franchising.com/articles/5_leadership_lessons_learned_in_crisis.html

“Líderes são corretores de esperança.”

Esta citação parafraseada de Napoleão tem ficado muito em minha mente nos últimos meses. Como todos nós tivemos que lidar com a incerteza da pandemia do Covid-19, admito que me perguntei exatamente como mediar a esperança para os membros da holding Neighbourly quando eu não tinha certeza do que cada novo dia iria trazer. Por isso hoje, trago 5 lições de liderança aprendidas na crise por mim.

Francamente, eu não sou o maior fã do desconhecido. Qualquer decisão de liderança que eu tomo é guiada por experiências passadas ou pesquisa e planejamento para se preparar para algo desconhecido que eu sei que está por vir. No caso de uma pandemia global, eu não tinha experiência passada nem tempo para me preparar.

Com a evolução da crise de saúde, minha equipe e eu trabalhamos o tempo todo para descobrir em tempo real como liderar efetivamente cerca de 4.000 proprietários de franquias e 900 associados em nossa rede global.

Lembre-se de que, no nosso caso, como franqueador de marcas de serviços domésticos consideradas essenciais quase que na totalidade, os negócios não pararam. E por isso, somos incrivelmente agradecidos. No entanto, teve que mudar drasticamente de várias maneiras. E para uma empresa que passou cerca de 40 anos aperfeiçoando os sistemas em que agora operamos, a mudança é compreensivelmente desconfortável.

Essa experiência não foi fácil, pessoal ou profissionalmente, de nenhuma forma, e sei que ainda precisamos alcançar a luz no fim do túnel. Mas, apesar de tudo, aprendi várias lições valiosas sobre como liderar em tempos de crise.

Lição 1: comunique-se frequentemente com todas as partes interessadas.

Esse é um daqueles pontos-chave que sempre devem ser uma prioridade, em tempos de crise ou não. Mas o desconhecido traz especialmente muitas perguntas: como os negócios continuarão sob novos regulamentos de saúde? Qual é o estado financeiro do negócio? Quais recursos serão disponibilizados para me ajudar a ter sucesso como proprietário de uma empresa?

Como líder, deve ser seu objetivo responder às perguntas de seus stakeholders antes mesmo que eles as façam. Coloque-se no lugar de seus clientes, funcionários, investidores. Se você fosse eles, quais seriam suas preocupações? Mesmo se você não tiver as respostas ainda, precisará garantir a todas as partes que desempenham um papel em sua organização que você está tentando permanecer pelo menos um passo à frente dos problemas.

Lição # 2: Seja transparente e franco.

Em todas as transações comerciais, a pior coisa que qualquer líder poderia fazer é evitar uma questão importante para manter a calma de seu pessoal. Quando uma situação é óbvia para todos, ela merece ser tratada. E, ao fazer isso, é importante lembrar que, em primeiro lugar, é difícil ganhar confiança, mas é quase impossível ganhar de volta se perder.

Em tempos de crise, você precisa ser brutalmente honesto. Enfrente os desafios de frente e não evite falar sobre fatos importantes apenas porque são desconfortáveis. Com isso dito, como “intermediário da esperança” da sua organização, você precisa apresentar a situação de todos os lados, o que inclui a abordagem pretendida para abordar o negativo com as próximas etapas promissoras.

Lição 3: expanda sua esfera normal de colaboração e pontos de dados.

Qualquer líder tem um grupo central de consultores para se apoiar quando decisões difíceis devem ser tomadas. E esse grupo principal ajuda você a passar por decisões e tempos incertos. Mas também acredito que é importante expandir seu grupo principal para incluir novas perspectivas e experiências, especialmente em períodos que exigem novas opiniões e experiências. Um componente importante do gerenciamento de crises é ouvir – ouvir as pessoas ao seu redor que podem fornecer diferentes perspectivas e recomendações sobre como abordar o desconhecido.

Lição 4: Aja rapidamente, mas reserve o direito de modificar à medida que mais informações estiverem disponíveis.

Como líderes, muitas vezes é difícil aceitarmos que não temos todas as respostas. E quando nos encontramos tendo que tomar decisões em tempos de incerteza, queremos fazer a coisa certa na primeira tentativa. Estou aqui para lembrá-lo que não há problema em mudar sua abordagem à medida que aprende. Mantenha-se ágil, comece na direção mais adequada às circunstâncias atuais e descubra o resto à medida que avança. Você provavelmente não terá muitos dados para buscar quando se trata de um momento de crise, e o que você decide provavelmente mudará à medida que mais dados forem revelados.

Lição 5: cumpra seus valores.

No meu caso com a Neighborly, embora eu não tenha tido e ainda não tenha todas as respostas para superar os desafios associados a uma crise de saúde global, eu tinha um recurso especialmente valioso para apoiar todas as decisões: nosso Código de valores. Devo a esses padrões, aos quais nos mantemos nessa empresa, que minha equipe e eu fomos capazes e continuamos a liderar nossa grande organização para o sucesso.

Novamente, reconheço plenamente que ainda não estamos fora de perigo. Vai levar tempo para todos nós nos ajustarmos a esse “novo normal”. Mas, por enquanto, espero que nós, como líderes, continuemos com a mente aberta ao aprendermos a gerenciar nossas empresas sob essas novas circunstâncias. É somente aplicando as lições que aprendemos ao longo do caminho que podemos realmente nos tornar “corretores da esperança”.

Leia também: 5 importantes aprendizados do franchising durante a pandemia.

https://smzto.com.br/franchising-experience/5-importantes-aprendizados-do-franchising-durante-a-pandemia/