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5 mitos sobre franqueados de sucesso

7 min de leitura • 13 de julho de 2020

É importante trazer a realidade à tona com relação aos 5 mitos sobre franqueados de sucesso, com o objetivo de criar uma imagem mais clara do que é necessário para de fato se ter sucesso.

Originalmente publicado por Scott Greenberg, Franchise Speaker, Consultant & Author, em:

https://www.entrepreneur.com/article/352474?utm_source=newsletter&utm_medium=email

5 mitos sobre franqueados de sucesso

Como palestrante e consultor de pequenas empresas, converso com muitos franqueados. Eu os entrevisto antes de cada apresentação – ao vivo e virtual – para que eu possa personalizar minha mensagem. Sei que o público será diverso, por isso peço para falar com várias pessoas que alcançam vários níveis de sucesso.

Franqueados em dificuldades expressam suas preocupações e explicam o que falta nos negócios. Eles comparam sua operação com a dos franqueados de alto nível e apontam as diferenças. Franqueados prósperos também compartilham suas perspectivas, explicando suas razões e táticas para o sucesso.

Quando você realiza o suficiente dessas entrevistas, começa a ver alguns padrões. Você vê o que todos os principais franqueados de muitas marcas têm em comum.

Você também identifica o que não é verdade. Existem muitos mitos sobre o sucesso da franquia. É importante dissipar essas falsidades para criar uma imagem mais clara do que é necessário para ter sucesso no franchising. Aqui estão as mais comuns.

Mito 1: os principais franqueados têm ótimos locais

Sem dúvida, uma boa localização pode ajudar uma empresa a ter sucesso. Você precisa pescar onde estão os peixes. Isto é especialmente verdade para restaurantes e varejo. Locais convenientes e bem expostos têm uma vantagem. Às vezes, essa vantagem é tão boa que compensa as más habilidades comerciais do franqueado. Mas ótimos locais nem sempre são acessíveis. O franqueado com melhor classificação em seu sistema pode estar despejando todo o lucro em aluguel, e ótimos locais podem não estar disponíveis em seu território. A geografia pode ser difícil de replicar.

Verdade: Entre os principais franqueados que conheço, nem todos têm ótimos locais. Em muitos casos, eles adquiriram uma franquia de um proprietário em dificuldades, que culpou sua localização pelo mau desempenho e a vendeu barato. Os principais franqueados mudam esses locais e os tornam vencedores. Quando não têm tanto tráfego de pedestres, exposição nas ruas ou até a demografia ideal, eles compensam com melhor gerenciamento, ótimo atendimento ao cliente e marketing consistente. E com aluguel mais barato, eles costumam ganhar muito mais dinheiro com locais abaixo do ideal. Todo sistema de franquia tem histórias de reviravoltas sobre “locais ruins”. A menos que você esteja executando uma ótima operação, não poderá avaliar com precisão sua localização. A geografia é importante, mas não tanto quanto outros fatores que estão mais sob seu controle.

Mito 2: Os principais franqueados são workaholics

Para obter esses tipos de resultados, eles devem estar vivendo em seus negócios. Dia e noite. Aberto para fechar. Economizando dinheiro, fazendo o máximo possível. O sucesso é construído com o suor.

Verdade: trabalho duro não é o segredo do sucesso. É o pré-requisito. Muitos franqueados estão investindo horas e pouco têm para mostrar. Os principais franqueados que conheço trabalham duro, mas o mais importante, eles trabalham com inteligência. Suas horas não são gastas administrando os negócios, pois eles estão crescendo. Eles investem tempo transformando funcionários em líderes. Os sistemas criados não dependem de seu envolvimento pessoal direto. Se há uma tarefa que eles podem treinar para executar, eles fazem. Eles entendem que estar ocupado não é o mesmo que ser produtivo. O tempo deles é melhor gasto no quadro geral. Não ser pego nas minúcias oferece a capacidade de criar estratégias e expandir. Também lhes permite manter uma vida equilibrada, com tempo para a família, diversão e viagens. Ou, se quiserem, mais trabalho. O negócio deles não dirige a vida. Ele dá suporte à isso.

Mito 3: Os principais franqueados são mais instruídos

Eles foram para a faculdade. Eles têm MBAs. A escolaridade que eles ensinaram a administrar um negócio.

Verdade: Muitos franqueados têm diplomas universitários. Muitos não. Não vi uma correlação entre os franqueados de sucesso e sua educação formal. De fato, muitas lendas no mundo das franquias nunca foram para a faculdade. O fundador e CEO de Jersey Mike, Peter Cancro, comprou sua primeira sub-loja enquanto ainda estava no ensino médio. Meu ex-franqueador Tariq Farid, da Edible Arrangements, também começou na adolescência em uma loja de flores. Vi advogados e engenheiros levarem suas franquias para o chão. Vi jovens empreendedores aspirantes a abraçar os sistemas que o franqueador lhes ensinou e prosperar. Eu fui para a faculdade e vou mandar meus filhos. É ótimo para entender melhor nosso mundo. Não é necessariamente o ativo mais importante para administrar uma empresa de franquia. Para ter sucesso no franchising, o que você aprendeu na escola é menos importante do que o que você ainda deseja aprender com seu franqueador, funcionários e clientes.

Mito 4: os principais franqueados têm mais experiência comercial

Muitas pessoas vêm ao franchising de diferentes indústrias. Falo com muitas pessoas com formação corporativa. Eles têm empregos importantes há muitos anos. Toda essa experiência em um ambiente de alta pressão e ritmo acelerado deve facilitar muito a administração de seus próprios negócios.

Verdade: Absolutamente não é verdade. De fato, muitos franqueados lutam por causa de sua experiência passada. Uma característica comum entre os principais franqueados que entrevistei é a disposição de seguir o sistema desenvolvido pelo franqueador. Eles não estão interessados ​​em inovar em algo novo ou em extrair idéias que aprenderam em outros lugares, pagaram por um modelo comprovado e se concentram na excelente execução. Os franqueados que vêm com idéias que funcionaram em outro lugar geralmente lutam para deixar de lado o que sabem e confiam no sistema em que investiram. Outra questão é que ter um emprego – mesmo importante – não é o mesmo que possuir o seu próprio negócio. Há menos estrutura e estabilidade. Há menos feedback e responsabilidade pessoal. Não há salário garantido e é mais difícil sair. Certamente, existem muitas habilidades práticas que serão traduzidas, como marketing, contabilidade e gerenciamento de funcionários. O conhecimento nessas áreas pode ser realmente útil, desde que você ainda possa adotar os sistemas comprovados do franqueador.

Mito 5: Os principais franqueados adoram os negócios

Para operar nesse nível, eles devem ser apaixonados por seus negócios. Eles devem amar iogurte congelado. Eles ficam empolgados com o atendimento homecare sênior. Eles vivem para limpar os tapetes de seus clientes. “Encontre algo que goste de fazer e nunca trabalhará um dia na sua vida.”

Verdade: ao escrever meu livro, perguntei a todos os franqueados de sucesso que entrevistei se eles são apaixonados por seus negócios. Suas respostas variaram. Alguns ficam realmente empolgados com o produto ou serviço específico que fornecem. Outros gostam de interagir com os clientes. Alguns se divertem triturando números. Passei 10 anos como franqueado com arranjos comestíveis. Eu não adorava cestas de frutas. Eu gostava de ajudar as pessoas a celebrar ocasiões especiais. Parece que os franqueados de sucesso não amam necessariamente o negócio, mas todos amam algo sobre isso.

Por fim, é essencial saber a verdade sobre os principais franqueados se você deseja replicar o sucesso deles. Eles realmente não são pessoas extraordinárias. Nem têm vantagens extraordinárias. Eles são pessoas normais executando extraordinariamente bem. Essa verdade torna o sucesso da franquia viável para muito mais pessoas.

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