Abaixo, uma operadora de franquia bem-sucedida compartilha cinco dicas com outras mulheres que procuram entrar no franchising e 5 pontos para mulheres que querem empreender com franquias.
Baseada na matéria: https://www.franchisedirect.com/information/womeninfranchising/10keypointspotentialfemalefranchiseesshouldconsider/34/2481/
Eva Crosland é ex-gerente de desenvolvimento de franquia da Gymboree Play and Music – um espaço dedicado ao desenvolvimento da capacidade física, cognitiva e social de crianças até cinco anos.
Eva esteve com a franquia infantil Gymboree por mais de 17 anos “trabalhando com pessoas que querem ter uma franquia ou ser proprietárias de uma empresa. Minha principal preocupação era garantir que os indivíduos entendessem os compromissos que estavam assumindo ao assinar um contrato de franquia ”. Eva também ressaltou as habilidades naturais de gerenciamento das mulheres, dizendo: “A maioria das mulheres no franchising têm um toque especial em relação ao modo de se comunicar; com um toque de envolvimento, compaixão e empatia que não é encontrado muitas vezes de outra forma. ”
Aqui estão as 5 dicas principais de Eva para potenciais franqueadas:
1-) Considere suas obrigações e estilo de vida atuais.
Saiba o que esperar e reconheça se funcionará ou não para seus objetivos, necessidades e desejos pessoais. Se possível, certifique-se de ter apoio do cônjuge, família e filhos.
2-) Reveja seu conjunto de habilidades.
Em que áreas você se destaca? Esta é uma área que você deseja aprender e na qual gostaria de administrar? O suporte que você está disposta a dar será suficiente?
3-) Você é uma pessoa que constrói relacionamentos?
Você trabalha em rede e mantém as conexões funcionando? A sua rede é composta por membros da comunidade local e outras pessoas externas?
4-) Como está sua situação financeira e quanto você pode investir?
Quanto você está disposto a arriscar? Conheça seus limites e investigue as opções que você pode ter para obter fundos. Além do valor que você pode estimar para o investimento.
5-) Você tem paixão pelo tipo de negócio de franquia que está procurando?
Você sempre desejou estar no setor de viagens ou gosta de trabalhar com números? Você gosta de ensinar ou liderar pessoas? Encontre sua paixão e siga seu caminho. Tenha em mente que assim em breve você poderá aproveitar o dia a dia. Além, é claro, do resultado final do seu trabalho árduo.
Beatriz Semenzato, head de marketing da SMZTO, comenta a matéria: 5 pontos relevantes para mulheres que querem empreender através de franquias.
Desde pequena sou fã do franchising por ter crescido acompanhando a trajetória do meu pai, José Carlos Semenzato, neste setor. Comecei minha carreira no mundo das franquias há 4 anos atuando na área de operações de algumas franqueadoras investidas da SMZTO. Atualmente, lidero a área de marketing do grupo e sou franqueada da rede de franquias Instituto Gourmet no Ipiranga, em São Paulo. Gosto muito da segurança maior que o franchising dá ao empreendedor frente um negócio próprio, e tenho planos de me tornar multifranqueada, tendo franquias de diversos negócios.
As dicas que eu daria para as mulheres que desejam se tornar franqueadas são:
* Invistam em um negócio que sejam apaixonadas e que leve para o mercado uma solução ou um produto no qual vocês acreditam.
Como todo negócio, apesar de já ter um modelo testado e validado, a franquia exigirá muito trabalho e dedicação. Por isso, é importante gostar do dia a dia da gestão do business.
* Tenha uma rede de apoio – parentes, amigos e/ou cônjuge para conseguir ter uma rotina saudável e equilibrada entre vida profissional e pessoal.
Não é necessário abrir mão de um ou de outro para ser uma franqueada de sucesso. Temos diversos cases de franqueadas mulheres dentro do grupo SMZTO que conseguem equilibrar todas as suas funções. Para quem se interessar, recomendo o podcast com a multifranqueada Francine Canellas da Espaçolaser. Francine gerencia unidades em Estados diferentes e consegue ter resultados excepcionais e equilibrar tudo com muita maestria.
* Antes de comprar determinada franquia, fale com outros franqueados, visite unidades e conheça a fundo como é operar aquele negócio no dia-a-dia.
Isso ajudará na identificação e escolha do negócio mais adequado ao seu perfil.
* Como tudo na vida, acredito que negócios de sucesso são construídos com líderes humildes e que praticam empatia.
Você não saberá tudo do seu negócio, nem a franqueadora, nem sua equipe. Saiba escutar seu time, compartilhar ideias, errar e corrigir rapidamente, até encontrar a fórmula perfeita. Uma coisa legal do franchising é a troca que você tem com a franqueadora e com outros franqueados. Isso ajuda muito desde a implantação da unidade (escolha de ponto, fornecedores para obra) até a maturidade da mesma.
Tenha a sua franquia SMZTO
Tenha uma franquia do grupo SMZTO, a holding n° 1 em investimentos em franquias do Brasil. Solicite o nosso contato.