Aconteceu em novembro a inauguração da loja de número 5.000 do Private Equity SMZTO. A unidade, que pertence à rede de brechós Peça Rara, conta com 325 metros quadrados e situa-se na Vila Clementino, em São Paulo. Atualmente, o grupo empresarial fundado por José Carlos Semenzato mantém investimentos em 16 redes de franquias. A comemoração das 5.000 franquias do grupo também envolveu um campanha com várias ações para franqueados e colaboradores da empresa.
Além do Peça Rara, a lista inclui OdontoCompany, Royal Face, HCC Energia Solar, Nanica, Instituto Gourmet, Instituto Embelleze, Terça da Serra, Oral Sin, Orthodontic, Oakberry Açaí Bowls, L’Entrecôte de Paris, Greenjoy, Espaçolaser, Petlove e Gua.co.
5.000 franquias: isso é ser SMZTO
O conceito da campanha, que é ilustrado com a frase: Isso é ser SMZTO, tem como objetivo retratar através de diversos depoimentos de stakeholders o que significa fazer parte do ecossistema e se relacionar com o grupo.
Para a divulgação, foi produzida uma websérie composta por 3 vídeos: “A jornada”, “O presente” e “O futuro”. Os vídeos trazem um pouco da história de vários empreendedores que ousaram sonhar e realizar juntos, conquistando números inéditos na história do mercado de franquias no Brasil. Ao decorrer dos episódios, são abordados temas como as mudanças no modelo de escolha e gestão das marcas investidas, e as metas para o futuro.
A websérie tem como convidados empreendedores importantes na história e no presente da empresa, como Dr. Paulo Zahr – fundador da OdontoCompany, Paulo Morais – fundador da Espaçolaser, Andrezza Fusaro, fundadora da Royal Face, além de especialistas do time SMZTO.
Ainda celebrando a conquista, foram distribuídas premiações de marcas da rede para toda a base de franqueados.
Foco em crescimento
A empresa projeta encerrar 2023 com um faturamento sell out de R$ 8 bilhões, com um crescimento de 14% em comparação com 2022 — no ano passado, a receita chegou a R$ 7 bilhões. De janeiro a dezembro, o grupo deve totalizar um montante de 780 unidades vendidas e pelo menos 750 inauguradas. O número de unidades saltou de 4.350 em 2022 para 5 mil em 2023.
A Peça Rara, rede que inaugura a loja de número 5.000 do grupo SMZTO e tem como uma das sócias a atriz Deborah Secco, projeta fechar o ano com 90 unidades em operação. O número é o equivalente a 200% do total registrado em dezembro de 2022: 45 unidades.
O número de inaugurações no período saltou 181%, de 16 em 2002 para 45 em 2023. O faturamento total da rede deve encerrar o ano na faixa de R$ 158,8 milhões, valor 71% maior do que o contabilizado em 2022 (R$ 92,9 milhões). O número de peças vendidas deve saltar de 621.400 (2022) para 935.100 (2023), uma alta de 50%.
Segundo o CEO do grupo SMZTO, Bruno Semenzato, apesar de o ano ter sido um período difícil para negócios ligados a varejo e consumo, a empresa conseguiu obter resultados positivos. “Tem algumas coisas muito interessantes no nosso grupo que trazem uma defesa natural para o nosso portfólio: a gente tem uma diversificação muito boa”, explica Bruno.
“Então, no final do dia, nosso portfólio acaba se defendendo muito bem, porque você sempre tem um segmento puxando muito o crescimento, enquanto o outro cresce menos. Além disso, as marcas também estão em estágios diferentes. De maneira geral, a gente tem crescido bem, mesmo dentro desse ambiente super desafiador.”
Bruno Semenzato
O empresário revela que durante o ano o grupo empenhou-se na organização e na busca de maior eficiência operacional entre as marcas investidas. “Tem sido um ano de muito trabalho na gestão e organização dos negócios, especialmente no que se refere à busca de eficiência. Todas as empresas têm focado muito em priorizar seus recursos, estudar muito a fundo os investimentos que têm feito e priorizado uma agenda de reforço de time e busca de eficiência, de fazer mais com menos.”
Com um fundo de R$ 200 milhões em recursos próprios, o Grupo SMZTO planeja investir em pelo menos cinco novas marcas em um período de três a cinco anos — recentemente, a empresa adquiriu uma participação na Royal Face, além de ter ampliado sua fatia na rede de brechós Peça Rara. “Nossa perspectiva é muito boa. Acho que é um momento muito bom para investir. A gente tem trabalhado muito para prospectar esses novos negócios, além de focarmos, obviamente, em continuar crescendo as empresas do portfólio”, informa Bruno. “Nosso portfólio tem ficado cada vez maior. Então, a gente tem levado cada vez mais sinergia para as novas empresas do grupo. Nesse fundo, que deve ser investido nos próximos três a cinco anos, a gente espera investir em pelo menos cinco novas empresas.”
Websérie 5.000 franquias SMZTO
Mercado pet e economia circular
Nos últimos anos, o Grupo SMZTO realizou investimentos em marcas ligadas ao mercado pet, à economia circular (itens seminovos), à economia prateada (negócios voltados à terceira idade) e à geração de energia limpa. Um dos aportes foi realizado na Petlove, o maior shopping pet online do país. “O mercado pet é um segmento enorme, resiliente, e ainda com amplo potencial de crescimento. Dois terços (66%) dos brasileiros têm ao menos um pet em casa, e apenas 40% dos pets consomem alimento processado”, diz o fundador do grupo SMZTO, José Carlos Semenzato.
Sobre a economia circular, Semenzato avalia que o consumo irresponsável vem sendo cada vez mais substituído por hábitos de vida conscientes. A SMZTO atua no segmento de economia circular por meio da rede de brechós Peça Rara.
“O capitalismo passa por um momento de evolução, em que o lucro a qualquer custo perde espaço diante de novas formas de pensar, ver, agir e consumir. Prova disso é o crescimento na tendência de consumo de produtos de segunda mão”.
José Carlos Semenzato
Semenzato destaca que a geração de energia limpa deve ampliar sua representatividade no Brasil dos atuais 2% para até 10% em 2030. A SMZTO possui investimento na HCC Energia Solar. “Esse crescimento será impulsionado não só pela maior demanda, mas também pela redução nos preços dos insumos, pela maior difusão de produtos financeiros destinados à instalação de placas solares, pelo potencial de incidência solar do Brasil e pela maior popularização do setor de energia solar como um todo. Esse mercado deve crescer acima de 80% nos próximos anos, e é uma ótima oportunidade de investimento.”
A economia prateada que vale ouro
Já a economia prateada é um segmento a ser observado de forma especial em razão do envelhecimento populacional registrado no país. Atualmente, a empresa mantém investimento na marca Terça da Serra, rede de franquias líder no segmento de casas de repouso para idosos. “O Brasil tem hoje mais de 30 milhões de idosos, e deve chegar a 50 milhões até 2030. À medida em que vamos nos aproximando da pirâmide etária de países mais desenvolvidos, também geramos necessidades e oportunidades de negócios similares aos desses países, que estão alguns anos à nossa frente em termos de desenvolvimento”, diz Semenzato. “É o caso das instituições de longa permanência (ILPs) e de serviços de assistência a idosos que têm como grandes expoentes empresas como a Orpea, líder mundial nesse segmento, com mais de mil unidades físicas. Por isso, tanto as ILPs quanto serviços de home care e unidades de cuidados mais intensivos, como os hospitais de transição, são negócios que devem crescer muito e merecem atenção.”
Conheça todas as opções de franquias SMZTO.