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A estratégia vencedora do Nanica para promover seu produto

O sócio da rede Nanica, Leonardo Macedo, conta como a rede de doceria saiu do anonimato e se transformou em uma potência nas redes sociais.

4 min de leitura • 28 de março de 2023

Reconhecida por suas famosas tortas doces e por suas receitas inovadoras, a rede Nanica, especializada em Banoffees, nasceu em 2018 e, em pouco mais de 4 anos, tornou-se a sobremesa mais pedida nas plataformas de delivery em São Paulo, alcançou mais de 450 mil seguidores orgânicos em sua página do Instagram e conquistou o coração de grandes celebridades nacionais.

Em um cenário global de forte dependência dos investimentos em mídia digital para adquirir novos clientes, a estratégia adotada pela rede Nanica se destaca: criar o melhor produto possível e ofertá-lo para o maior número de clientes de forma gratuita. Afinal, qual estratégia de marketing pode ser mais vencedora do que um cliente apaixonado pelo seu produto?

De forma complementar, a satisfação do cliente e o relacionamento genuíno com ele, sempre estiveram como prioridade na rede Nanica. Através do Instagram, Leonardo e os sócios, sempre tiveram uma atuação humanizada, compartilhando os bastidores da cozinha, o dia-a-dia das lojas, e ouvindo atentamente cada cliente. Não à toa, como resultado do grande engajamento e sucesso com seus clientes, a rede Nanica possui hoje mais de 40 lojas em operação no Brasil e é referência no setor pela forma como promove seu produto.

Como nasceu a Nanica? 

Em março de 2018, eu e meu amigo/sócio Tiago Barcellos abrimos a primeira loja com apenas R$ 15 mil. Estudamos juntos na faculdade de gastronomia PUC do Paraná. 

A unidade foi inaugurada em um espaço de cinco metros quadrados no fundo da rua Augusta, nos Jardins, em São Paulo. No primeiro dia, foram produzidas 80 fatias e vendidas apenas oito. Para não ter desperdício, começamos a oferecer o excedente a quem passava na frente da loja. A tacada revelou-se certeira. As sobras foram diminuindo na mesma proporção em que eram distribuídas. A doceria de monoproduto, especializada em banoffees, cresceu de forma orgânica e rapidamente tornou-se referência nacional. Atualmente, conta com mais de 40 lojas em todo Brasil. 

Como aconteceu a aproximação de vocês com o ator e cantor Tiago Abravanel?

O Tiago veio fazer uma apresentação em Curitiba em um evento organizado pelo meu tio, Fabrício de Macedo, então presidente do Lide Paraná. À noite, após o show no Castelo do Batel, ele o recebeu no camarim e provou alguns pedaços. Em outra ocasião que veio à cidade, o cantor o procurou para pedir a torta. 

A amizade com Tiago Abravanel rendeu um convite para ele entrar na sociedade, formalizado em março de 2020. O ator topou na hora e fez questão de vir a Curitiba para a inauguração da única filial fora do eixo São Paulo – Rio na ocasião.

Na lista de celebridades que já experimentaram a famosa torta, estão nomes famosos como Maísa, Luísa Sonza e Bruna Marquezine. Como vocês conseguiram trazer esse alcance para a marca? 

Eu me tornei referência de empreendedorismo em São Paulo pela forma como usei o Instagram para promover o produto. A visibilidade era muito grande e a virada veio com um inesperado comentário de Bruna Marquezine em um post do Nanica. 

Enviamos imediatamente as tortas e ela postou nos stories. De 13 mil seguidores pulamos para 20 mil em apenas 24 horas. Esse fato foi um divisor de água para nós. 

A médio e longo prazo, quais são os próximos objetivos que desejam atingir?

Há um ano, o Nanica faz parte do grupo SMZTO. Em 2022, alcançamos 40 unidades com um faturamento em torno de R$ 30 milhões. E, ao longo de cinco anos, pretendemos chegar a 150 lojas, e faturamento superior a R$100 milhões.


Para saber mais sobre a franquia Nanica, clique aqui.