Fechar modal
Fechar modal
Cadastro realizado com sucesso.
Preencha os dados abaixo e conheça as franquias disponíveis na sua cidade
Qual o local de interesse para abertura da franquia?
Início Franquias A franquia Orthodontic é um bom ne...

A franquia Orthodontic é um bom negócio para todos os envolvidos

5 min de leitura • 07 de março de 2023

Fernando Massi, fundador da maior rede de franquias de ortodontia do Brasil, explica como a marca revolucionou o mercado e conquistou a liderança do segmento e sobre a franquia Orthodontic.

Fernando Massi - fundador orthodontic
Fernando Massi – fundador orthodontic

A franquia Orthodontic nasceu com o objetivo de democratizar e modernizar o atendimento odontológico, por meio de um tratamento humanizado, de qualidade e com valores acessíveis. São mais de 20 anos de atuação, e mais de 300 clínicas espalhadas por todo o país. 

Uma rede premiada, que pelo 11º ano consecutivo, recebeu o Selo de Excelência em Franchising, pela Associação Brasileira de Franchising, além da chancela de Franquia 5 estrelas, pela Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Para saber mais sobre a Orthodontic, clique aqui.

1-) Como surgiu a ideia de fundar a Orthodontic?

A OrthoDontic foi resultado da aposta em um segmento de negócio que na época, em 2002, era desorganizado, porém com grandes oportunidades.

O cenário da época era um país onde mais de 85% da população não tinha acesso à odontologia básica, quem dirá odontologia especializada.

O acesso a muitos era barrado por preços inacessíveis e por modelos e planos de negócios que nunca possibilitaram qualquer mudança nesse cenário. 

Haviam muitos dentistas no mercado com consultórios vazios, e uma demanda reprimida de enormes necessidades odontológicas, separadas por preço. 

Entramos nesse nicho, com inovação em termos de modelo de negócio, somado a um plano de negócio focado em ortodontia, porém assimilando ainda todas as outras especialidades odontológicas.

Tudo isso com preços acessíveis, gerando negócios formatados de alta performance financeira em clínicas de ponta, com profissionais extremamente qualificados, materiais de qualidade e grande volume para justificar de forma simplista o preço acessivel.

Tudo isso sem deixar a qualidade do tratamento cair. 

E foi assim que nasceu a OrthoDontic. 

2-) Quais foram os principais desafios enfrentados no começo?

Foram muitos os desafios; desde fazer com que a população acreditasse na qualidade do tratamento por um valor tão menor ao praticado na época, assim como resistência dos profissionais por um modelo de gestão profissional, muito diferente de um consultório que tinha o dentista e uma auxiliar, 

Além da dificuldade de convencer um prospect a franqueado a investir em uma franquia pioneira no mercado. 

Porém, ao final conseguimos superar e fazer desse cenário um grande negócio. 

3-) Atualmente, a Orthodontic é a maior rede de franquias de ortodontia do Brasil. A que você credita esse sucesso?

Eu credito este sucesso a muito trabalho, muito mesmo. 

Credito também a escolher um lado, e deixar muito claro que trabalhamos para dar acesso a uma odontologia de altíssima qualidade a uma população que nem imaginava ter esse tipo de serviço. 

Fomos fiéis a esse público e ele respondeu muito bem a esse posicionamento. 

E acredito que onde haja bastante trabalho, transparente, sem vender milagres, sem chorar e ficar se lamentando, como a maioria das pessoas fazem, além de alta profissionalização e processos muito bem definidos, conseguimos atingir êxito nos negócios. 

4-) Durante sua trajetória como empreendedor, quais você considera suas maiores conquistas e as maiores lições que aprendeu?

Otimismo, suor, capacidade comunicativa e verdade.

Tudo isso nos trouxe grandes conquistas, não digo financeiras, pois essa é uma consequência boa da transformação de um segmento inteiro, num país de dimensões continentais, um legado que me orgulho muito. 

Mas o principal é saber que podemos mudar a vida de muitas pessoas, deixando-as saudáveis e com um sorriso que pode possibilitar a abertura de grandes portas e muitas oportunidades, empoderando e diferenciando essas pessoas da odontologia arcaica que tínhamos antes dessa transformação. 

5-) Se pudesse voltar atrás, faria alguma coisa diferente?

Não costumo olhar para trás, procuro tomar minhas escolhas em cada momento que tenho que fazê-las e fazer da melhor forma, com todo esforço, até a exaustão, para que essa escolha seja viabilizada positivamente, com muita persistência. 

Tive êxito dessa forma e continuo olhando pra frente para novas oportunidades e adaptações no negócio que deve ser melhorado sempre.

Essa postura é o que nos deixa vivos no mercado, permanecendo com as melhores operações. 

6-) Por que alguém deve abrir uma franquia Orthodontic?

Porque é um bom negócio para todos os envolvidos:

Uma franqueadora forte, com suporte excepcional.

Franqueados que, mesmo que não sejam dentistas, ao seguir o know-how fornecido alcançam um alto faturamento, além de um bom posicionamento social no território onde implantam as unidades. Ou seja, são os donos da OrthoDontic nas suas cidades.

Além disso, movimentamos e fazemos girar muitos fornecedores e prestadores de serviços que orbitam nosso negócio.

Geramos muitos empregos e contribuímos para a melhoria do país.

Transformamos e empoderamos as vidas dos nossos clientes.

E, literalmente, deixamos muitas pessoas felizes e com sorrisos lindos!