Entrar no mercado de franquias é uma opção bastante considerada por pessoas que desejam prosperar no mundo do empreendedorismo.
O mercado de franquias, também conhecido como franchising, tem muitos pontos positivos e também é bem popular no Brasil. Para se ter uma ideia, dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, em 2019, quase 3 mil redes de franquias atuavam no país, com faturamento anual de mais de R$ 167 bilhões.
Dessa forma, o mercado de franquias representa um universo cheio de boas oportunidades para quem deseja ser um franqueado
Porém, é fundamental que você saiba em detalhes como funciona uma franquia, estudar o momento econômico do país e de diferentes setores, observar aspectos positivos e negativos e entender o que é necessário para fazer parte do franchising.
Por isso, é muito importante buscar o máximo possível de informações para que você não apenas abra uma franquia, mas também que faça dela um grande sucesso, com bons resultados.
- Leia também: 5 mitos sobre franqueados de sucesso
Por isso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o mercado de franquias.
Veja o que é um negócio de franquia, como ele funciona, vantagens e desvantagens e o que é preciso para entrar nesse mercado. Vamos lá?
O que é um negócio de franquia?
Antes de tudo, é fundamental entender o que é um negócio de franquia, pois ele é diferente de outros empreendimentos.
A franquia trata-se de um negócio com modelo de operação copiado e transferido para diferentes pontos comerciais, com autorização de quem estabeleceu esse modelo.
Dessa forma, na franquia é realizado um acordo comercial entre duas partes: um franqueador e um franqueado.
Essas partes, por sua vez, são assim definidas:
- Franqueador: é a empresa que atua com a marca e o conhecimento daquela operação. Essa empresa, após o acordo comercial, cede a sua marca, prestígio e também toda a sua expertise (também chamada de know-how) para a outra parte;
- Franqueado: é a outra ponta do negócio de franquia, composta por proprietários que são pessoas físicas como você que desejam abrir um negócio próprio e, para aproveitar o know-how da marca, utilizam a franquia como forma de empreender.
O franchising teve o seu conceito estabelecido nos Estados Unidos no século XVIII e não parou de se expandir por lá. O
país conta atualmente com mais de 800 mil estabelecimentos de franquias, que empregam aproximadamente 9 milhões de pessoas.
Já ouviu falar de uma marca chamada McDonald ‘s?
Ela é um grande exemplo de franquia que só fez crescer desde a década de 1950 e se expandiu para todo o mundo.
E mesmo com algumas adaptações de cardápio nos países em que um restaurante da rede está, é fácil identificar que aquela loja é do McDonald ‘s, certo?
É assim que acontece com a franquia: não importa quantas unidades daquela marca existam nem onde elas estão, o modelo de operação terá a mesma base de funcionamento.
Aqui no Brasil, o franchising começou a se consolidar de fato na década de 1970, ganhando força nos anos seguintes seguintes.
A ABF, por exemplo, foi criada em 1987, e em 1994 foi estabelecida a Lei nº 8.955 (revogada em 2019 pela lei Nº 13.966) que traz os regulamentos sobre o mercado de franquias no Brasil.
Assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre as franquias:
Como uma franquia funciona?
Vamos detalhar o funcionamento de uma franquia. A partir do acordo comercial entre franqueadora e franqueado, a marca franqueadora transfere todo o seu modelo de negócio para a loja do franqueado, que será “gêmea” da loja original da franqueadora.
Essa transferência envolve aspectos como:
- Gestão;
- Operação;
- Divulgação;
- Identidade visual.
Assim, lojas diferentes de uma mesma franquia têm um mesmo padrão de funcionamento e obedecem às diretrizes da loja original.
Apesar disso, é parte natural do modelo de franquia que haja trocas de informações entre franqueadores e franqueados para fazer adaptações.
Dessa forma, os franqueados podem fornecer feedbacks valiosos para a marca sobre a realidade da sua unidade em relação a público e outras informações específicas daquela loja.
Essas informações fornecidas pelo franqueado dão insumos para que a marca possa, inclusive, pensar em novas estratégias que, se funcionam naquela unidade, podem funcionar nas demais lojas da mesma franquia.
Quais são os pontos positivos e negativos de uma franquia?
Abrir uma franquia conta com uma série de pontos positivos:
1. Apoio da marca franqueadora
Quem abre uma franquia pode contar com todo o apoio da franqueadora, que tem em geral muito know-how para compartilhar.
Com a assessoria da marca, fica muito melhor para os franqueados abrirem o seu próprio negócio, pois em vez de arcarem com tudo sozinhos, eles contam com o auxílio constante de uma empresa que sabe o que está fazendo e é altamente qualificada para ajudar em tudo o que for preciso.
Treinamentos, orientações e trocas de aprendizado são constantes.
2. Respaldo da marca
O modelo de franquia também tem outra grande vantagem: o prestígio da marca.
Isso significa que, em vez de criar uma empresa do zero e ter que iniciar planos de marketing e comunicação sem nenhuma base, o franqueado utiliza de todo o respaldo da marca franqueadora para atrair o público.
Além disso, a franqueadora já tem estabelecidos planos de divulgação, o que facilita muito a atuação do franqueado nesse aspecto.
3. Estrutura e organização
O modelo de franquia permite que você possa aproveitar toda a estrutura e organização da franqueadora, que já apresenta plano de negócio estabelecido, esquema de operação definido e diretrizes de divulgação.
Tudo isso é essencial para qualquer negócio, por isso que, quem opta por uma franquia, sai na frente de outros concorrentes e pode operar de forma mais estruturada e organizada do que se não estivesse no mercado de franquias.
4. Mais segurança
Existem muitos riscos para quem abre um negócio próprio, principalmente em relação à aceitação do público.
No mercado de franquias, os riscos são bem menores, pois a franqueadora já testou produtos e serviços, já analisou a concorrência e, além disso, já sabe qual o perfil de clientes da marca.
Dessa maneira, optar pelo modelo de franquia torna a missão mais segura do que empreender por conta própria.
Ao mesmo tempo, o mercado de franquias também pode trazer alguns desafios:
5. Flexibilidade menor
O modelo de franquia não é tão flexível quanto ter um negócio próprio, pois o franqueado precisa respeitar as diretrizes da franqueadora em uma série de áreas.
Dessa forma, quaisquer mudanças em aspectos como funcionamento, gestão, identidade visual etc. precisam passar pela aprovação da franqueadora antes de serem implementadas.
6. Acompanhamento
Justamente para oferecer assessoria aos franqueados, a franqueadora acompanha cada unidade da franquia de forma constante.
Isso porque, se algo sair do que foi previamente estabelecido, pode trazer prejuízos tanto para a unidade quanto para a marca.
Dessa forma, o franqueado precisa ter ciência de que a franqueadora o acompanhará constantemente.
7. Sigilo comercial
No mercado de franquias, uma questão importante é o segredo comercial estabelecido para proteger informações proprietárias e marcas registradas.
Dessa forma, o contrato de franquia pode trazer uma série de regras relacionadas a sigilo comercial.
Em alguns casos, por exemplo, fica vedada a possibilidade do franqueado fazer negócios com outras empresas que podem ser concorrentes do franqueador.
O que é preciso para abrir uma franquia?
Existem etapas práticas para se abrir uma franquia que dizem respeito ao cumprimento de formalidades.
Porém, antes de chegar nesse momento, é fundamental que você faça algumas reflexões.
Faça uma auto avaliação
O que, de fato, faz você querer abrir uma franquia?
Pense no quanto você quer isso e quanta disposição possui para, eventualmente, fazer jornadas de trabalho longas e dedicar-se muito à franquia.
Também avalie se você tem o perfil para cumprir com as exigências de uma franquia (como a flexibilidade menor, o acompanhamento da franqueadora e o sigilo comercial).
Também avalie se as suas finanças permitem realizar os investimentos naquela franquia.
Pesquise
É o momento de pesquisar sobre o tipo de negócio que você quer abrir com uma franquia e, também, olhar para aspectos de mercado.
Veja se a área está em crescimento, se existe demanda e se o ambiente de negócios é próspero.
Dependendo do que você encontrar nessa pesquisa, pode ser interessante repensar a área de atuação, a franqueadora, os valores de investimento e outros aspectos importantes para abrir uma franquia.
Alinhe expectativas
Com a sua auto avaliação em dia e uma boa lição de casa sobre a área na qual deseja abrir a franquia, é hora de alinhar expectativas.
Faça um balanço sobre como será o equilíbrio entre a sua vontade, o que você precisa desenvolver para dar conta da franquia e quais os desafios que o mercado traz para o futuro negócio.
O sucesso de qualquer franquia depende de uma série de fatores, que vão desde o real interesse do franqueado em fazer o negócio dar certo, passando pelo apoio da franqueadora, até fatores micro e macroeconômicos.
Após passar por esses momentos, as etapas normalmente são:
- Cadastre-se na franqueadora/faça contato com uma empresa especializada;
- Fale com a franqueadora e receba a Circular de Oferta de Franquia (COF), com informações importantes sobre aquela franquia;
- Fale com franqueados, clientes, ex-franqueados (a COF tem essas informações) e leia atentamente outras informações do documento;
- Veja a minuta do contrato, tire dúvidas e, fechando o acordo, você terá um cronograma com prazos para abertura de empresa, contratação de equipe etc.;
- Escolha o ponto, veja a locação do imóvel, faça a abertura de empresa e passe pelo treinamento oferecido pela franqueadora;
Agora a franquia está pronta para ser inaugurada!
É possível abrir franquias sem know-how?
O mercado de franquias tem como base a transferência de know-how da franqueadora para os franqueados.
Dessa maneira, abrir franquias sem know-how é algo difícil de acontecer e, ao mesmo tempo, é completamente arriscado.
Uma franquia tem como uma de suas principais vantagens justamente o know-how da marca, que dá mais segurança para empreendedores que não possuem a mesma expertise no empreendedorismo.
Portanto, o mercado de franquias tem na transferência de know-how uma das bases de seu sucesso no Brasil.
Agora que explicamos tudo o que você precisa saber sobre o setor de franquias, fale com a SMTZO para descobrir as melhores opções de franquias para você abrir a sua!