Engana-se quem acredita que não há oportunidades para empreendedores de cidades pequenas. Muito pelo contrário: há muitas chances de ganhar dinheiro, basta apenas ter aquele olhar apurado para descobrir no que investir. Confira neste artigo como ganhar dinheiro com franquias em cidades pequenas.
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Originalmente publicada em Portal do Franchising
Como ganhar dinheiro com franquias em cidades pequenas
Uma das melhores formas de começar um negócio em uma cidade pequena é investindo em uma franquia, pois você pode contar com a orientação de pessoas que te ajudarão a impulsionar o seu negócio. Além disso, o franchising costuma ter bons resultados. Nos últimos anos, houve um crescimento constante, sendo que só em 2019 o setor faturou mais de R$ 186 bilhões.
Veja a imagem abaixo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF):
Assim, o melhor conselho que podemos te dar hoje é: invista em uma franquia para ganhar dinheiro na sua cidade. Para que você possa ter sucesso, é preciso, em um primeiro momento, identificar as oportunidades de negócios na sua região.
Paulo Ancona, sócio-diretor da Ancona Consultoria, explica que a franqueadora já identifica em quais cidades aquela marca tem chance de sucesso. “Isso pode ser feito por meio de estudos de geomarketing, onde, inclusive, é possível chegar a calcular quantas franquias daquela marca tem viabilidade econômica em cada cidade”, destaca o executivo. Ou seja, quando você investe em uma franquia, a franqueadora já analisou a sua cidade e verificou que ali tem chances da marca ter um bom retorno!
Mas aqui vale um ponto de atenção: há redes que não fazem estudos elaborados, utilizando apenas de dados que podem não refletir a realidade da sua cidade. É aí que entra a sua parte!
“O empreendedor deve conhecer os hábitos da cidade, seu público e concorrentes, além de mergulhar seu olhar nas planilhas e números previstos pela franqueadora para aquela cidade. Ele deve verificar se os números fazem sentido, se não faltam linhas de despesas e se os valores são de fato os de mercado”, aconselha Ancona.
Para avaliar isso e também ver a qualidade do suporte oferecido pelo franqueador, uma dica do consultor é falar com outros franqueados da marca. Se tiver algum ex-franqueado ou franqueado na região, melhor ainda. Assim, você consegue ter um olhar mais apurado sobre a marca e entender se aquele negócio é mesmo o melhor para a sua região.
Qual o melhor tipo de negócio para a sua cidade?
Existem muitos tipos de franquias no mercado: restaurantes, lojas de roupas, escolas, franquias de limpeza, empresas de marketing digital, franquias com produtos voltados para pets e muitas outras. Além disso, há modelos de negócios dos mais diversos tamanhos e preços.
Com tantas alternativas, como escolher o melhor negócio?
O primeiro passo é procurar uma franquia de uma área que você gosta, pois é preciso dedicação e isso é muito mais fácil quando se trata de algo com o qual a gente tenha afinidade. Mas também é preciso levar em consideração a região em que você pretende investir.
“A escolha deve levar em conta as características da cidade e os hábitos da população. Normalmente em cidades menores há hábitos culturais e de consumo que nem sempre são possíveis de romper”, comenta Paulo Ancona.
A principal dica é: aposte em negócios de necessidade e que as pessoas da região tenham interesse. “Não vemos que caibam em cidades pequenas negócios muito específicos, nichos, de alto luxo, ou de produtos e serviços caros. O ideal é que seja um negócio de alto consumo, de necessidade e que, se possível, traga alguma novidade para a cidade, para não ser apenas mais um negócio a concorrer com os que já existam”, completa Ancona.
Relacionamento com o cliente
Um dos segredos de um negócio de sucesso é ter um bom relacionamento com o seu consumidor. Diversas pesquisas apontam que quando o cliente é bem atendido ele tende a voltar e realizar novas compras no estabelecimento.
Mais do que isso, ele costuma indicar os serviços para pessoas próximas, ampliando a cartela de clientes da empresa. Em uma cidade pequena, o relacionamento costuma ser ainda mais intenso, pois os clientes costumam identificar bastante o proprietário do negócio.
“Quanto mais o franqueado for ou se tornar uma pessoa conhecida e querida na cidade, mais sucesso seu negócio terá.” É muito comum em cidades pequenas que o negócio passe a ser mais conhecido pelo nome do proprietário do que pela marca, como ‘o bar do Marcelo’, ‘a loja da Lourdes”, exemplifica Paulo Ancona.
Assim, busque um negócio com a cara da sua cidade, mas aposte em inovação e em atender bem o cliente. Suas chances de ganhar dinheiro em uma cidade pequena serão bem grandes.
Convidamos o franqueado Instituto Embelleze José Glaucio Clementino, das unidades de Itatiba e Valinhos – SP, para comentar sobre sua experiência empreendendo em cidades pequenas.
As vantagens de se investir na cidade pequena são ter uma influência maior sobre setores estratégicos que movimentam a cidade, além de estar próximo ao seu público de atuação.
José Glaucio Clementino – multifranqueado Instituto Embelleze
Posso dizer que a dificuldade seria justamente ter um menor público de abrangência que te obriga a fazer maior investimento em divulgação da marca. Para finalizar, compensou muito investir em um município menor, a qualidade de vida é outra. Com isso, consigo ficar mais próximo e participar mais da vida do meu filho.