Fechar modal
Fechar modal
Cadastro realizado com sucesso.
Preencha os dados abaixo e conheça as franquias disponíveis na sua cidade
Qual o local de interesse para abertura da franquia?
Início Franquias Empreender em casal: quatro casais ...

Empreender em casal: quatro casais que deram certo no amor e nos negócios

Conheça a história desses casais que decidiram desbravar o mundo do empreendedorismo juntos.

6 min de leitura • 12 de junho de 2023

De acordo com dados da ABF-RJ (Associação Brasileira de Franchising do Rio de janeiro), os casais estão entre os grupos que mais empreendem em negócios próprios, ficando ao lado dos aposentados e estudantes. Mas incluir o companheiro ou a companheira em projetos profissionais pode ser desafiador. Por isso, é preciso que os parceiros estejam dispostos a enfrentar momentos que exigem disciplina e diálogo entre o casal. No Dia dos Namorados, conheça histórias de casais que trabalham juntos e compartilham conquistas e problemas juntos.  

Para Américo José, sócio consultor da Cherto Consultoria, é essencial que os parceiros tenham respeito mútuo pelo trabalho e pelas habilidades um do outro. “Conflitos podem surgir em qualquer parceria, mas é importante abordá-los de forma construtiva, também é necessário ter habilidades de resolução de problemas, ouvir o outro com empatia e encontrar soluções que sejam mutuamente satisfatórias”, explica.   

Conheça quatro casais que dão certo no amor e nos negócios.

Gabriel  Tetti e Manoela Sobral
Gabriel  Tetti e Manoela Sobral são franqueados da Terça da Serra

Gabriel Tetti, 31 anos, e Manoela Sobral, 29, se conheceram em 2013, enquanto cursavam Publicidade e Propaganda. Começaram a namorar e, desde então, se tornaram inseparáveis.   

Em 2017, a dupla, que sempre morou em São Paulo, embarcou em uma aventura: um intercâmbio para o Canadá. Na volta da viagem, eles decidiram que não queriam mais morar na capital paulista e começaram a buscar possibilidades para se mudarem e também abrirem um negócio juntos.   

Manoela pesquisou sobre o tema e encontrou a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e compartilhou com Tetti a ideia de abrir uma franquia, que inicialmente seria um restaurante.   

Depois de quatro dias pesquisando por empresas e possíveis empreendimentos na ABF Expo, que acontece todos os anos em São Paulo, o casal decidiu abrir uma franquia da Terça da Serra, rede de instituições de longa permanência para idosos.   

Em 2019, o casal se mudou para Bragança Paulista e inaugurou uma unidade na cidade de Atibaia. E, no ano passado, os dois assumiram a franquia de Bragança Paulista também.   

Para Gabriel, a dica para ter sucesso nos negócios e na vida pessoal do casal é saber dividir os trabalhos. “Somos sócios, mas a Manu trabalha no operacional e eu, no financeiro. Assim conseguimos nos organizar melhor”, explica o empresário.   

Fábio Duarte  e Cyntia Duarte
Fábio Duarte  e Cyntia Duarte são franqueados da Orthodontic

Fábio Duarte, 45 anos, e Cyntia Duarte, 39, tinham carreiras diferentes e viviam em São José dos Campos. O marido trabalhava como engenheiro, enquanto a esposa era psicóloga.  

A ideia de abrir uma franquia veio em 2014, através de parentes que já estavam na rede de franquias OrthoDontic. Foi quando o casal conheceu a marca. “Foi tudo muito rápido. Depois que decidimos abrir nossa própria unidade, já começamos a ver um processo de mudança para a cidade de Itumbiara, onde foi a nossa primeira franquia OrthoDontic”, conta Cyntia.   

Em 2021, o casal inaugurou uma nova unidade da rede, em Caldas Novas. “Temos muita sorte de trabalharmos juntos e sermos sócios. Isso com certeza é o diferencial dos nossos negócios”, avalia Duarte.  

O empresário não enxerga opção melhor do que a parceria entre o casal, seja nos negócios ou na vida pessoal. “Temos perfis muito diferentes. Isso nos ajuda a manter um equilíbrio, muitas vezes um consegue ver algo que o outro não”, completa. 

Para continuar afinados em casa e no trabalho, eles apostam nas divisões de tarefas. Na franquia, Cyntia cuida da parte comercial e o marido, da gestão e do setor financeiro. “Em casa também dividimos tudo. Se não fosse assim, seria impossível conciliar”, finaliza a psicóloga.  

Samela Costa e Ricardo  Roriz
Samela Costa e Ricardo  Roriz são franqueados da Oral Sin

Samela Costa é cirurgiã dentista, casada com Ricardo Roriz, que é servidor público, formado em economia. Ela trabalhava na Oral Sin de Sobradinho (DF) e sempre teve o sonho de empreender, um sonho em comum que tinha com seu marido havia muito tempo. Após uma conversa, os dois decidiram investir e, procurando a melhor praça, a oportunidade surgiu por meio de um amigo do casal em Brasília.  

Como Samela já conhecia a rede, os dois investiram na franquia e há dois meses estão vivendo o sonho de compartilhar um negócio próprio.  

Lucimar Bisoni e Andrei Bisoni
Lucimar Bisoni e Andrei Bisoni são franqueados do Instituto Gourmet

Lucimar Bisoni é formada em Pedagogia, e o marido Andrei Bisoni é engenheiro. Ambos são moradores de Curitiba. Com veia empreendedora, Andrei já tinha um negócio próprio e queria adquirir um negócio junto com Lucimar. 

Durante a pandemia os dois começaram a pesquisar, fizeram contatos com amigos, até que em uma visita a São Paulo Lucimar conheceu o escritório do Instituto Gourmet e se apaixonou pela história da fundadora Lucilaine Lima. 

Juntos, Lucimar e Andre resolveram investir e dividir as funções. Atualmente, Lucimar cuida da parte pedagógica da escola, e Andrei, do administrativo, funções que ambos entendem perfeitamente. 

Para o casal, a escola vai além da educação, a proposta muda vidas, e isso é um prazer para ambos. “Ficamos muito felizes quando alunos nos trazem cases de sucesso após o curso. “Quando nosso propósito de mudar a vida dos nossos alunos se realiza, ficamos felizes demais. Poder ajudá-los é nossa maior realização, e tudo isso através dos cursos no Instituto Gourmet”, finaliza Lucimar.