Saiba como abrir uma franquia de sucesso em poucos passos; empreender com marcas já reconhecidas no mercado utilizando receitas de sucesso e diminuindo grau de risco
Abrir um negócio é navegar em um mar de oportunidades e incertezas. O modelo de franquia tem a vantagem de já possuir o expertise para vencer as adversidades do negócio e tornar o empreendimento lucrativo mais rapidamente, utilizando conceitos já testados e validados, que o diferenciam no mercado.
Modelos de negócios compostos por franquia usam marcas já reconhecidas e têm propósito sério, consistente e consolidado de sucesso. Esses fatores são determinantes para a prestação de serviços com excelência, gerando impacto positivo imediato aos clientes.
Mesmo com essas vantagens oferecidas pelas franquias, é natural que o empreendedor tenha dúvidas sobre sua aplicação.
Diversas questões importantes precisam ser bem definidas, entre as quais como essa franquia funciona, qual público-alvo a ser atingido, como a parceria é feita com a marca, os custos, as taxas, as regras e os ganhos ao se tornar um franqueado.
Para que o conhecimento desse segmento seja absorvido de forma precisa, vamos explicar o que é ser um franqueado e o passo a passo de como montar uma franquia.
1. O Que é Franquia?
Franquias reproduzem um modelo de sucesso, diminuindo o grau de risco e otimizando sua rentabilidade.
Seja um franqueado na SMZTO, o maior grupo de investimentos em franquias do país. São mais de 2.500 unidades franqueadas pela SMZTO de diversos segmentos.
Uma nova franquia é montada a partir de um negócio já validado e reconhecido no mercado, cujo conceito e modelo inspiram a criação de mais empreendimentos mundo afora e que têm sua receita ensinada para que seja fiel a original.
O interessante em uma franquia é que o empreendimento não “nasce do zero” como a maioria dos comércios tradicionais.
Uma franquia já possui uma linguagem visual conhecida, um modelo de negócio testado e validado em outros locais, e seus procedimentos seguem padronização, permitindo com que a atividade no local já comece em alta performance, acelerando o retorno de investimento.
Para adquirir uma franquia, o investidor negocia em contrato o direito de exploração da marca. Ao ser firmado o acordo, o franqueado terá o direito de usar o nome, os produtos e os serviços da marca, tendo o suporte da franqueadora no desenvolvimento do negócio.
2. Como escolher a melhor franquia?
Embora utilize receitas diferenciadas no mercado, o franqueado terá papel decisivo no crescimento do negócio.
A operação da franquia precisa ser bem gerida, integral, dedicada, e voltada às características de cada local. Não existe sucesso garantido só por aderir a uma marca pronta e conhecida.
Trabalhar “de vez em quando” na gestão da franquia, acreditando que o empreendimento corre sozinho, é algo totalmente desaconselhável.
Saiba como as franquias funcionam.
Por envolver também o conhecimento pessoal, o ideal é que o empreendedor escolha um segmento que possua conhecimento. Ter o domínio de mercado é fundamental para administrar o negócio e enxergar oportunidades à frente de uma franquia.
Depois de se identificar com determinado segmento de franquia, de acordo com suas virtudes, o próximo passo é verificar os dias e horários principais de funcionamento de cada negócio.
Você prefere comandar uma franquia que atue com intensidade em dias de semana ou aos fins de semana? Em horário comercial ou à noite?
Uma rede de implante dentário, como a Oral Sin, por exemplo, tem enorme clientela em horário comercial, e em dias de semana. Já uma rede de comida mexicana, como a Gua.co, gera enorme procura à noite e fins de semana.
O processo de definição da franquia também envolve estudos sobre a oportunidade do negócio em uma determinada região.
- O que os concorrentes estão oferecendo?
- Qual o fluxo médio de pessoas naquela área?
- A área está localizada em região comercial?
- Qual formato e tamanho devo utilizar para minha franquia?
Portanto, ao traçar o planejamento, diversos pontos são fundamentais para que seu negócio seja diferenciado:
- Dias e horário de funcionamento
- Oportunidade do negócio na região
- Formato e tamanho da franquia
- Custos e lucros
- Treinamentos de profissionais
3. Franquia, franqueado e franqueadora
Para que fique bem claro o papel de cada um na escolha do modelo de negócio, vale apresentarmos as definições de franquia, franqueado e franqueadora:
Franquia:
- Modelo de negócio escolhido para ser explorado pelo franqueado com a autorização do franqueador
- São estruturas que possuem padronização nos seus serviços, atendimentos e design, independentemente do local onde estiverem instaladas.
Franqueado:
- É o investidor que adquiriu o direito de explorar o uso de uma marca.
- O franqueado prestará serviços conforme os procedimentos estabelecidos no acordo com o franqueador
- O franqueado poderá rentabilizar usando uma marca conhecida. Neste acordo para utilização da franquia, o franqueado terá de cumprir financeiramente com determinadas taxas previstas em contrato.
Vantagens de empreender com modelo de franquia
Franqueadora:
- Detém os direitos de propriedade da marca
- Cabe à franqueadora decidir se aprova ou não a associação com um interessado em explorar a franquia
- A franqueadora atuará no desenvolvimento das franquias, colaborando na gestão, treinamento e outras atividades importantes do franqueado
4. Passo a passo para se tornar um franqueado
1º passo
O investidor deve pesquisar. Sim, gastar o tempo estudando, pois você escolherá o empreendimento que vai te proporcionar receitas por, quem sabe, um longo período da vida.
Dica: É sempre bom lembrar que investir em franquias requer a aplicação de recursos financeiros. Tenha consciência de que é fundamental reservar parte de suas economias para firmar um acordo com uma marca.
2º passo
Ao selecionar possíveis franquias de interesse, busque empresas que tenham experiência no mercado e que sejam reconhecidas pelos serviços no ramo.
Credibilidade e experiência da empresa do ramo de franquias são peças-chave, pois mesmo após a aquisição de uma franquia, o investidor precisará da colaboração do franqueador para atingir grande performance no mercado.
Dica: A SMZTO oferece rede de franquias de diversos segmentos com investimento a partir de R$ 150 mil. Mais de 50% dos franqueados da SMZTO possuem mais de uma unidade, o que demonstra o sucesso das operações.
3º passo
Ao definir a franquia, o investidor já pode entrar em contato com a franqueadora. E lembre-se: ao se tornar um franqueado, por mais que a franquia siga padronizações, sua competência em gestão será determinante para o êxito do estabelecimento.
5. Circular de Oferta de Franquia – COF
Antes de uma franquia ser aberta, esse documento será imprescindível tanto para o franqueador quanto para o franqueado. A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento produzido pelo franqueador apresentando todas as condições gerais do contrato.
No papel, o franqueador descreve tudo aquilo que espera do franqueado, como, por exemplo, a maneira como será prestado os serviços, as obrigações financeiras, as regras que devem ser seguidas, entre outras determinações.
Trata-se de um instrumento jurídico importante para estabelecer as definições de procedimento entre as partes acordadas.
Na Circular de Oferta de Franquia, portanto, estão descritas as obrigações, deveres e responsabilidades das partes envolvidas, assim como as expectativas do franqueador com o franqueado.
Esse documento é elaborado de acordo com a Lei Federal 8.955, que disciplina os contratos de franquias empresariais. O descumprimento de cláusula da COF, seja qual for o lado, poderá gerar implicações contratuais e jurídicas.
Para que não haja conflitos de interpretação ao longo do vínculo, é fundamental que a COF seja bem redigida e precisa em suas regulamentações.
Taxa de Franquia
A taxa de franquia é o valor que o franqueado precisa pagar pela assinatura do contrato. O valor dessa taxa varia conforme a franquia desejada e é geralmente utilizada pelo franqueador para cobrir as despesas da rede no processo de seleção do franqueado.
É importante salientar que o franqueador, ao firmar acordo com um novo franqueado, investe recursos para suporte em treinamentos, implantação e tecnologia operacional do franqueado.
Algumas franquias cobram taxa de franquia em renovações de contrato. Todos esses detalhes precisam estar descritos na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Royalties
Os royalties são as remunerações periódicas que o franqueado terá de arcar pela exploração da marca da franqueadora. Essa questão é estabelecida em lei federal.
Cabe ao franqueador determinar o valor periódico dos royalties ou mesmo se irá cobrar esse valor, afinal não é obrigatório.
Em muitos casos, a cobrança de royalties é definida de acordo com o percentual sobre o faturamento bruto da unidade franqueada a cada mês. Há também acordos em que são pagos valores fixos por mês, independentemente do quanto foi auferido no mês.
Por essas razões, é importante que o franqueado pesquise e negocie valores antes de firmar acordo.
Fundo Nacional de Propaganda
Previsto em lei, o Fundo Nacional de Propaganda é uma taxa que o franqueador cobra do franqueado para investimentos em publicidade da marca. Essa taxa varia conforme cada franquia.
É importante salientar que essa cobrança somente ocorrerá se estiver prevista na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Marcas conhecidas investem em propagandas. Essa exposição na mídia acaba beneficiando de forma direta as franqueadas.
O franqueado tem direito de conferir uma vez por ano a prestação de contas referentes a marketing feito pela franqueadora.
Continua em Guia Definitivo Para Ser Um Franqueado (parte 2)