Fechar modal
Fechar modal
Cadastro realizado com sucesso.
Preencha os dados abaixo e conheça as franquias disponíveis na sua cidade
Qual o local de interesse para abertura da franquia?
Início Franquias Franquias para jovens: sou muito no...

Franquias para jovens: sou muito novo para empreender?

O mercado de franquias torna-se cada vez mais atrativo para novos profissionais

4 min de leitura • 09 de agosto de 2023

Você acabou de sair da faculdade e está animado para entrar no mercado de trabalho. Mas será que você realmente quer seguir o caminho corporativo e se tornar um funcionário? Para cada vez mais jovens, a resposta é não. Se esta é a sua situação, comprar uma franquia pode ser a alternativa que você está procurando. Saiba mais sobre franquias para jovens.

A maioria das pessoas na faixa dos 20 anos não tem experiência para começar uma empresa do zero, explica Jeff Elgin, CEO da rede de consultores de franquias FranChoice Inc. Para esses aspirantes a empreendedores, a compra de uma franquia pode eliminar muito do risco associado ao início de um negócio.

Vantagens de comprar uma franquia sendo jovem

Quais são os prós de comprar uma franquia com pouca idade? “O entusiasmo e o dinamismo que um jovem traz para o negócio certamente serão atrativos”, diz Don Fertman, diretor de desenvolvimento da Subway.

“Os jovens têm aspirações enormes e, com o franchising, podem crescer e ser tão grandes quanto seus sonhos.” diz Jennifer Kushell, especialista global em jovens adultos no mercado profissional, e fundadora da ysn.com.

Pais como conselheiros

Existem várias razões pelas quais o franchising tem um fit natural com jovens, diz Kushell. Primeiro, esta geração está intimamente ligada à família – muitos deles falam com os pais dezenas de vezes ao dia. “Esse vínculo estreito significa mais suporte para uma nova franquia”, explica ela. “Muitas vezes, os pais serão conselheiros muito ativos ou mesmo participantes, ajudando a colocar a loja em funcionamento. 

Em muitos casos, os pais estão dispostos a assinar ou até mesmo financiar jovens iniciando uma franquia”. Com frequência, consideram a franquia um investimento para toda a família.

Abertura para seguir regras

Em segundo lugar, diz Kushell, os jovens de hoje acolhem bem a ideia de seguir regras. Embora os franqueadores muitas vezes acreditem que os franqueados mais velhos não seguem o sistema tão bem quanto deveriam, “os mais jovens são mais propensos a seguir as regras básicas, mas, ao mesmo tempo, criam novas maneiras inovadoras de fazer as coisas”.

Mariana Seno, multifranqueada do grupo

Mariana Seno, 28 anos, já é multifranqueada das redes Instituto Gourmet – ensino da gastronomia, e Oral Sin – serviços de odontologia. Ela conta que o que fez os olhos brilharem foi conhecer franqueados que já estavam tendo lucro em suas operações.

“O mercado de franquias é pouco explorado pelos jovens.Eu optei pelo segmento porque acredito ser o ideal para quem não tem tanta experiência empreendendo.” 

Desvantagens de comprar uma franquia sendo jovem

Claro, existem algumas desvantagens em iniciar uma franquia com pouca idade. O dinheiro é uma delas, se você não tiver a opção de um sócio investidor ou alguma outra fonte de renda.

O comprometimento

Mesmo que você tenha dinheiro, outro fator a considerar é que comprar uma franquia é um compromisso muito grande – ainda maior do que abrir um negócio independente, especialmente se for uma franquia física. 

Existe a necessidade de compromisso com a locação do ponto comercial, contratação de funcionários entre outras. Estar preparado para aceitar a responsabilidade pode ser um grande obstáculo, diz Elgin, que acrescenta que ser seu próprio chefe pode ser estressante e satisfatório.

“O principal desafio para alguém que está começando jovem seria a falta de experiência de negócios na vida real”, diz Fertman. “Embora entrar em uma franquia normalmente inclua um sistema de suporte e treinamento projetado para fornecer o conhecimento necessário para administrar o negócio, ter algum histórico é útil.”

Ganhando experiência

Uma maneira de obter esse histórico, sugere Elgin, é passar algum tempo trabalhando para uma franquia existente como a que você deseja iniciar. Em seis meses ou um ano, diz ele, você terá uma boa ideia se esse é o negócio para você. “A maioria das empresas de franquia apoiaria esse plano indicando um franqueado existente que forneceria orientação além do emprego”, diz ele. “Essa abordagem levaria um pouco mais de tempo, mas poderia render grandes dividendos mais tarde.”

Seja qual for o seu histórico, diz Elgin, o resultado final se você está considerando uma franquia é “começar com uma autoavaliação completa e honesta”. Um bom conselho para qualquer aspirante a empreendedor — em qualquer idade.

Leia mais: Como funciona uma franquia?