Descubra quais os segmentos que prometem seguir crescendo neste ano, e valem sua atenção na hora de investir.
A consultoria de análise de dados Euromonitor International acaba de divulgar o relatório anual Global Consumer Trends 2025, que destaca as principais tendências que explicam o atual comportamento dos consumidores. O relatório Global ilustra como diferentes gerações estão impactando a dinâmica dos negócios, criando novas oportunidades e como as empresas estão se adaptando às mudanças nos hábitos dos clientes.
Em uma realidade marcada pelo aumento do custo de vida, adoção de hábitos mais saudáveis e preocupações com a saúde, essas tendências aparecem no comportamento dos consumidores ao redor do mundo. Entre as principais tendências globais de consumo da Euromonitor em 2025 são:
1. Chegando bem na terceira idade:
Não só viver mais, mas viver melhor, se tornou o principal objetivo dos consumidores que estão pensando na sua saúde a longo prazo. 52% dos consumidores acreditam que, nos próximos cinco anos, terão mais saúde do que atualmente.
2. De olho no Bolso:
Os consumidores querem poupar mais e fazer compras de uma forma mais estratégica e consciente. Em 2024, somente 18% dos consumidores dizem que fazem compras por impulso com frequência.
3. Sustentável e Verificado:
Comprar produtos mais sustentáveis não é apenas questão de valores pessoais, agora, os consumidores também esperam por evidências concretas e produtos eficientes. No segundo trimestre de 2024, foram registrados 5 milhões de produtos online com selos de sustentabilidade, espalhados em 11 setores de bens de consumo e em 25 países.
Diante dessas tendências sociais e econômicas, preparamos um relatório com números, dados e depoimentos que embasam “Por que acreditamos no que acreditamos”.
A mudança de cultura na forma de vestir
Uma nova forma de se relacionar com as roupas no guarda-roupa tem impulsionado um forte crescimento de moda seminova no Brasil.
Os consumidores estão focados no valor geral dos produtos e serviços, e esperam que as marcas ofereçam incentivos significativos com impacto de longo prazo.
Mais de 60% dos consumidores tentaram ter um impacto positivo no meio ambiente em 2024 — um número que se manteve consistente desde 2020. E quase dois terços estão preocupados com as mudanças climáticas.
Fonte: Euromonitor International, Voice of the Consumer: Sustainability Survey, fielded January to February 2024
O mercado de produtos de segunda mão, especialmente no setor de vestuário, tem apresentado um crescimento significativo tanto no Brasil quanto no mundo, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo, preocupações ambientais e a busca por economia.
Os consumidores também veem no mercado de segunda mão uma oportunidade de adquirir produtos de marcas renomadas a preços mais acessíveis.
Entre 2022 e 2023, o mercado global de roupas usadas cresceu 11%, superando em sete vezes o ritmo do mercado de peças novas nos Estados Unidos.
Fonte: ThredUp
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), segundo relatório feito em 2021, no Brasil são produzidas cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, das quais 85% têm como destino aterros e lixões.
Recentemente, esse fenômeno tem sido impulsionado por alguns fatores: a descoberta de que este é um caminho para se adquirir um item com custo-benefício melhor do que no varejo tradicional; a repaginação dos seminovos como algo descolado e consciente – antigamente vistos como menos “nobres” e sem qualidade; e a crescente preocupação com sustentabilidade na indústria da moda – a segunda maior poluidora no mundo.
O mercado de moda seminova no Brasil tem o potencial de movimentar R$24 bilhões até 2025.
Fonte: Pesquisa quantitativa BCG-enjoei, Dezembro/2021
Nos Estados Unidos, 52% da população já compra roupas usadas, com destaque para geração Z, que lidera esse comportamento de consumo.
O mercado de itens de moda, como roupas, sapatos e acessórios usados, representou US$ 36 bilhões em valor só nos Estados Unidos em 2020 e estima-se que crescerá a taxas anuais (CAGR) de 15% a 20% nos próximos 5 anos, transpondo os US$ 70 bilhões já em 2025 e ultrapassando o valor do mercado de fast fashion até 2030.
Mercado Global de Vestuário Secondhand deve atingir U$ 350 bilhões de dólares em 2028, crescendo 3X mais rápido do que o mercado de Vestuário convencional.
De 8 para 200 lojas vendidas em 3 anos
Este foi o crescimento da rede de franquias de brechó Peça Rara, depois de se juntar ao Grupo SMZTO.
A rede foi fundada há 17 anos em Brasília, com o propósito de dar nova vida a itens seminovos, promovendo economia circular e consumo consciente.
“É impressionante como os consumidores estão cada vez mais motivados em promover a economia circular. Há dez anos víamos pessoas se recusando a comprar as peças usadas”
Bruna Vasconi, Fundadora da Rede de Brechós Peça Rara
“A Peça Rara já opera há quase 20 anos no Brasil e isso confere muita vantagem para um momento de forte expansão de mercado como a que estamos vivendo. Ao longo desses quase 20 anos, a empresa evoluiu muito seu modelo de negócio. Quando investimos, a base já estava toda pronta, deixando a empresa muito bem posicionada para o vento a favor que sopra neste segmento.
O modelo de consignação, que é um dos principais pilares da empresa, traz uma série de desafios para novos entrantes que conferem à Peça Rara uma boa barreira de entrada. Estamos muito empolgados com o potencial da empresa para os próximos anos, pois ela já conseguiu atingir uma escala relevante com capilaridade para atender clientes de Norte a Sul e a marca ganhou muita notoriedade nesses últimos 2 anos – bastante impulsionada pela sócia e embaixadora Deborah Secco, que também contribuiu imensamente para o desenvolvimento do negócio.
Por fim, o negócio de brechó tende a ir muito bem em momentos mais difíceis da economia, pois a maior parte dos consumidores estão buscando preços baixos (que é o que oferecemos) e os fornecedores conseguem monetizar em cima dos itens parados no armário (além de dar novo uso a eles, contribuindo para o meio ambiente)”
Bruno Semenzato, sócio e CEO da SMZTO
Conheça mais sobre a Franquia Peça Rara
Beleza na rotina
Fortemente evidenciado pelas tendências das mídias sociais, as pessoas agora estão mais propensas a participar de discussões estéticas sem receio, compartilhando abertamente suas experiências de tratamento com seus pares. Para muitos, a estética agora faz parte do autocuidado diário, tão simples quanto um check-up com um médico; uma mudança que está acontecendo de forma global.
Hoje, ter uma boa aparência é considerado um direito humano e, muitas vezes, representa uma fonte de bem-estar mental e físico. Todos, não importa quem seja, tem direito a esse sentimento, independentemente de como a beleza é definida.
Os dados da Allergan Aesthetics de 2021 revelam que 85% das pessoas, em âmbito global, acreditam que os tratamentos faciais não cirúrgicos podem aumentar a confiança e a autoestima.
O mercado de procedimentos estéticos atingiu, em 2023, o valor global de US$ 127,1 bilhões, aproximadamente R$ 633 bilhões, na cotação atual.
Fonte: Grand View Research, empresa de pesquisas de negócios
Os procedimentos que são de natureza ainda mais temporária ou tópica, tanto para o rosto quanto para o corpo, podem ser menos assustadores para os consumidores e apresentam um apelo potencialmente mais amplo. A pesquisa da Allergan Aesthetics descobriu que, em meio a esse clima de mente aberta, 8 em cada 10 consumidores concordam que os tratamentos estéticos não cirúrgicos para o rosto e corpo são algo sobre o qual eles gostariam de aprender mais e 81% dos entrevistados consideram esses tratamentos mais aceitáveis do que há cinco anos atrás.
O Brasil é o terceiro maior mercado de estética no mundo, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos e da China.
Fonte: ABIHPEC
Estética no centro
Neste contexto, a Royal Face é uma rede de clínicas de estética que nasceu, se concretizou e cresceu a partir do sonho de facilitar o acesso a tratamentos estéticos inovadores e de qualidade.
Já são mais de 300 franquias vendidas em todo Brasil. O grande diferencial da Royal Face é garantir os melhores produtos do mercado com preços imbatíveis.
“Nosso grande volume de compras nos permite negociar condições diferenciadas com fornecedores, oferecendo aos franqueados preços competitivos sem comprometer a qualidade. Isso assegura excelência nos tratamentos e satisfação dos clientes.”
André Alves – CEO Royal Face
Bruno Semenzato, sócio e CEO da SMZTO“A Royal Face tem um serviço de altíssima qualidade, muito consistente e seguro. O NPS dos clientes finais é o mais alto da categoria e isso só é possível pois a empresa tem uma área de treinamento muito forte, elevando muito o nível dos injetores e injetoras que trabalham na rede.
Esse é o principal pilar que garante a sustentabilidade da empresa e foi a base da nossa tese para investir na Royal Face, em meio a tantas outras redes que já existiam no momento em que a SMZTO entrou neste mercado”
Conheça mais sobre a Franquia Royal Face
Um mercado que vale ouro
A economia prateada refere-se ao conjunto de atividades econômicas voltadas para a população com mais de 50 anos, um segmento que tem crescido significativamente no Brasil e no mundo.
Em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país (22.169.101) chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010, quando esse contingente era de 14.081.477, ou 7,4% da população.
É o que revelam os resultados do universo da população do Brasil desagregada por idade e sexo, do Censo Demográfico 2022.
Fonte: IBGE
A economia prateada movimenta aproximadamente R$ 2 trilhões por ano no Brasil, evidenciando o poder de consumo desse grupo etário.
Fonte: Valor Econômico
Estima-se que, até 2050, o Brasil terá quase 90 milhões de idosos, o que representa uma parcela significativa da população total.
Fonte: OMS e Valor Econômico
Diante do envelhecimento populacional e do crescente poder aquisitivo dos idosos, investir em uma franquia de casa de repouso pode ser uma grande oportunidade.
A demanda por serviços especializados para a terceira idade está em ascensão, e o mercado carece de ofertas que atendam às necessidades específicas desse público.
Legenda: Número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos
Um residencial diferente
O Terça da Serra é um projeto que nasceu em 2014.
O avô da fundadora, Dra. Joyce Duarte, foi o pilar para o início de tudo. Ao ter o parente diagnosticado com Alzheimer, Dra. Joyce iniciou a procura por cuidados em ambiente institucional.
Nesta procura, percebeu uma lacuna de serviços humanizados, de qualidade, mas ao mesmo tempo que contassem com inovação.
Assim, surgiu o Terça da Serra. O projeto foi todo elaborado após vários estudos de instituições Européias, com as adaptações necessárias para a cultura Brasileira.
Atualmente, ocupa as posições de primeira e maior rede de Residenciais Sênior do país, com mais de 150 unidades.
Crescimento da Rede Terça da Serra (2017-2024)
A vontade de levar um cuidado humanizado e individualizado para os idosos continua motivando a Dra Joyce, e agora seus colaboradores e franqueados todos os dias.
“Acreditamos que estamos oferecendo serviços que mudam a vida de inúmeras famílias.”
Dra. Joyce Duarte – Fundadora da Rede Terça da Serra
“O Terça da Serra é uma das franquias mais premiadas do Brasil. Com um dna muito forte em qualidade e processos, os fundadores Joyce e Pedro estão revolucionando o mercado de senior living. Com uma tecnologia avançada, parcerias com empresas globais para oferecer os melhores produtos aos hóspedes, a empresa foca nos detalhes da operação e tem um dos maiores índices de satisfação de franqueados que já vimos aqui na SMZTO. Quando unimos o potencial de crescimento do setor com a capacidade de execução do time como estamos vendo aqui, o sucesso é perene”
Renan Brito, Sócio e CIO da SMZTO
Conheça mais sobre a Franquia Terça da Serra
Os movimentos do mercado e o Franchising
Em primeiro lugar, vale lembrar que a SMZTO é um Private Equity de franquias. E nós acreditamos no franchising.
É importante ressaltar que em geral o ROI de uma franquia varia entre 15% a 30% ao ano, dependendo do setor e da maturidade do negócio.
E o tempo médio para recuperar o capital investido em uma franquia varia de 18 a 36 meses.
O que significa que, fazendo uma gestão de excelência, trabalhando com uma marca sólida e apostando em segmentos em ascensão, as chances de sucesso no franchising são extremamente altas.
Percentual de crescimento acumulado do Franchising vem aumentando
Entre nossos principais objetivos, está que esta interseção entre gestão, marca e segmentos seja perfeita.
E um dos principais pontos para isso, é estar atento aos movimentos do mercado.
Fontes:
- Allergan Aesthetics Trends Report Core
- Moda e sustentabilidade, Passos Iniciais – WGSN
- Global Consumer Trends 2025 – Euromonitor International
- Voice of the Consumer: Sustainability Survey, fielded January to February 2024 – Euromonitor International
- Resale Report 2023 – Thred Up
- Desempenho do Franchising Brasileiro – 3 Trimestre 24 – ABF