Conhecimento do mercado, custos menores com fornecedores e multiplicação dos ganhos são algumas das razões para que franqueados ampliem sua atuação no mercado. Conheça todas as vantagens de ser um multifranqueado.
Imagine alcançar ganhos consistentes à frente de uma franquia e possuir amplo domínio no comando do seu negócio. Quando os bons resultados e as perspectivas de crescimento de uma franquia se solidificam, o franqueado pensa: por que não multiplicar esses ganhos? O perfil do multifranqueado se enquadra perfeitamente nesse roteiro.
Multifranqueados são empreendedores que descobriram o caminho do sucesso de uma franquia e passaram a replicar esse formato adquirindo duas ou mais unidades com o intuito de potencializar os ganhos.
A segurança no controle operacional da franquia e o conhecimento do mercado em que atua com o negócio, fazem com que esse empreendedor amplie sua atuação.
No mundo dos negócios não há limites quando se obtêm bons resultados. Com isso, os multifranqueados conquistaram seu espaço e hoje aproveitam o expertise no negócio para se tornarem ainda mais relevantes ao mercado e principalmente ao franchising.
Além disso, o bom resultado e a boa gestão operacional dos multifranqueados beneficiam as franqueadoras. Para elas, contar com franqueados comprometidos e que operam bem o negócio é uma certeza maior de sucesso para a rede.
Normalmente, o relacionamento entre as franqueadoras e os multifranqueados é bastante próximo. Muitas redes desenvolvem um time de suporte específico para acompanhamento desses franqueados, dado a representatividade que eles possuem para o negócio.
Além disso, os multifranqueados adquirem tanta expertise de gestão das franquias que acabam fornecendo aos franqueadores insights preciosos sobre o negócio.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, quase 85% das franquias contam com multifranqueados, tornando este perfil de investimento cada vez mais sólido no mercado.
Obviamente, este modelo de negócio não iria crescer se não fosse bom para todo mundo. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste post. Você vai entender o que é ser um multifranqueado, como funciona, quais as vantagens e também se é um bom negócio para o seu caso.
Maior grupo de investimentos em franquias do país, o grupo SMZTO oferece suporte completo e personalizado para quem pretende se tornar um multifranqueado.
O que é ser multifranqueado?
Sabe aquela expressão “o que é bom dura pouco”? O sistema de multifranquias não se conecta com esta tese. Afinal, se você abre uma franquia e o negócio vai muito bem, você pode não só fazer com que ele dure mais, como também tem a oportunidade de expandí-lo.
Conforme falamos anteriormente, um multifranqueado é aquele empreendedor que possui mais de uma franquia. Além disso, já deixamos bem claro que um dos requisitos básicos para ser um multifranqueado é o sucesso da sua primeira loja. Não é recomendável que o franqueado adquira mais de uma unidade sem antes ter gerido a primeira loja.
Todo o ramo de negócio passa por instabilidades, incertezas e oportunidades. O multifranqueado extraiu lições operando a sua primeira franquia e está pronto para expandir seu modelo de negócio com mais expertise.
Mais de 50% dos franqueados da SMZTO gerenciam mais de uma unidade, ou seja, são multifranqueados. Tal fato comprova o sucesso das marcas do grupo e a atuação segura, certeira e comprometida do mesmo com os seus multifranqueados.
Apesar do fato dos franqueados seguirem as diretrizes e padrões exigidos pela marca, eles possuem autonomia para aplicar sua própria liderança à frente da franquia. A condução eficiente e segura do franqueado faz toda a diferença no serviço ou produto entregue, sendo um diferencial em comparação a outros estabelecimentos comerciais.
Quais os benefícios de ser um multifranqueado?
Veja algumas das principais vantagens de ser um multifranqueado:
Maior faturamento
Quando se busca a expansão de um negócio, a primeira vantagem é o aumento do faturamento. Como multifranqueado você passará a gerir mais de uma franquia e por consequência aumentará o seu faturamento. E é claro que isso depende de uma boa gestão, que, em tese, você já sabe como fazer por ter operado com sucesso sua primeira unidade de franquia.
Descontos em taxas de franquias
Por ampliar a parceria com o franqueador – e consequentemente aumentar seus resultados -, o multifranqueado pode se dar muito bem na negociação das taxas de franquia. Há empresas, por exemplo, que determinam níveis de descontos para a segunda unidade de acordo com o desempenho do primeiro negócio gerido pelo franqueado. Ou seja, você paga menos e ganha mais.
Devido ao bom desempenho da primeira loja, o franqueador tem interesse em ter você como franqueado de mais unidades, e por isso, acontecem incentivos especiais nas taxas de franquias.
Facilidade e melhores preços com fornecedores
A experiência no ramo com uma franquia te traz decisões mais assertivas e com valores melhores. A boa relação, a regularidade e o maior volume de compra com fornecedores geram preços muito mais em conta na aquisição de produtos e serviços para sua franquia. O bom e velho termo “economia de escala” funciona muito bem para os multifranqueados.
Otimização do negócio
Com a experiência que você já adquiriu na primeira unidade da franquia, terá mais facilidade de negociação e confiança no planejamento e aplicação de novas estratégias operacionais e logísticas. Além disso, por exemplo, você poderá contar com colaboradores chave para gerir mais de uma unidade, otimizando o resultado do negócio.
Soluções imediatas para eventuais problemas
Nenhum negócio está livre de imprevistos e falhas. No caso do multifranqueado, o conhecimento que ele já possui lhe permite encontrar mais rapidamente as soluções eficientes e necessárias, contornando eventuais problemas e dificuldades.
Maior facilidade na contratação de bons profissionais
O multifranqueado se aproveita da rede de contato feita na gestão das primeiras franquias para contratar melhor e por valores melhores. Contratar bons profissionais eleva a qualidade do serviço da franquia e é o primeiro passo para um negócio de sucesso, por isso, é uma tarefa que não é tão simples. A experiência e conhecimento do empreendedor na área é essencial para descobrir valores importantes no mercado profissional.
O concorrente é você
Quando o empreendedor domina o ramo e ganha reconhecimento das pessoas pelo serviço oferecido, a franquia se valoriza na cidade. O tradicional “boca a boca” segue sendo uma das melhores divulgações. Ter mais de uma franquia em diferentes pontos da cidade ajuda a absorver a demanda de pessoas atraídas pelo bom serviço prestado pelo franqueado.
Erros anteriores viram grandes lições
Um multifranqueado, como todo profissional, certamente errou ao longo dos primeiros negócios. Essa falha trouxe reflexões, aprendizados e a certeza de um novo caminho. Com mais de uma franquia, o empreendedor adotará estratégias muito mais robustas, assertivas e seguras, que farão o negócio decolar mais facilmente e de forma mais rápida.
As perguntas mais frequentes sobre como ser um franqueado. Tire suas dúvidas.
Como ser um multifranqueado?
Geralmente, um franqueado passa a ser um multifranqueado de forma bastante natural. Por ter a habilidade de fazer uma unidade de franquia funcionar bem, o desejo de expandir seu negócio torna-se frequente ao franqueado, como um próximo passo para a carreira.
Ser um ótimo gestor operacional é um fator determinante para que a franquia funcione bem e esteja dentro dos padrões estabelecidos. O franqueador enxerga essa boa gestão nos números de sua unidade. Por isso, a primeira coisa que você vai precisar para ser um multifranqueado é a expertise de gestão da franquia, com notório sucesso na gestão do seu primeiro empreendimento.
Mas é lógico que não é só isso. O planejamento para abertura de novas franquias não é individual e é necessário debater o plano de expansão com a rede franqueadora.
Neste momento, detalhes inerentes à abertura de uma nova unidade serão colocados à mesa. É necessário avaliar o investimento a ser feito, o local, a mão de obra, entre outras responsabilidades que o multifranqueado terá de assumir.
Lembre-se que ser franqueado é cumprir regras contratuais quanto a procedimentos referentes a serviços, produtos e layouts da franquia. São padrões que contribuíram para o sucesso da marca-mãe e, por essa razão, precisam estar alinhadas com os franqueados.
Diferença entre multifranqueado e franqueado multimarcas
No segmento das franquias, não é muito raro haver confusão com as expressões “multifranqueado” e “franqueado multimarcas”. Uma passada de olhos rápida sobre as duas palavras pode dar a impressão de que são a mesma coisa. Mas não são.
Normalmente, chamamos de multifranqueado aquele franqueado que é dono de mais de uma franquia da mesma empresa. Já o termo franqueado multimarcas refere-se ao dono de franquias de diferentes empresas.
No dia a dia, é claro que a multifranquia demandará mais atenção e mais trabalho, mas também pode ser uma ótima forma de diversificar o risco e aumentar os ganhos.
Franquia Instituto Embelleze
Criada em 2010 para fortalecer a aceleração de empresas, a SMZTO atua com marcas consagradas de diversos segmentos, entre as quais o Instituto Embelleze, que se tornou um modelo de sucesso no que se refere a multifranqueados, gerando resultados excelentes para o franqueado e para o franqueador.
Com foco na qualificação e certificação de profissionais na área da beleza, o Instituto Embelleze tem mais de 18 anos de mercado, ultrapassando a expressiva marca de 2 milhões de alunos formados.
São mais de 280 unidades em funcionamento no Brasil, mais da metade delas administradas por multifranqueados.
O Instituto Embelleze se mostrou um modelo de negócio viável e rentável, estimulando o empreendedor a investir em novas unidades.
Tudo isso se confirma com uma margem de lucro média mensal de 25% a 30%, partindo de um investimento entre R$ 119 mil a R$ 250 mil. O faturamento médio mensal fica em torno de R$ 80 mil.
Sempre que for pesquisar sobre franquias ideais para investir, dê prioridade para aquelas marcas que investem em segmentos que apresentam alta demanda o ano todo, e que não seja sazonal. O Instituto Embelleze tem como foco o mercado de beleza, ramo de enorme consumo nacional.
O Brasil é um dos países que mais gasta com beleza. Para se ter uma ideia da importância da estética no país, o brasileiro gasta mais com aparência do que com comida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Outro dado impressionante: seis em cada 10 brasileiros consideram que os gastos com a aparência não são luxo, mas, sim, uma necessidade, conforme pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Além disso, encontrar marcas com grande percentual de multifranqueados é um bom sinal de que os franqueados estão felizes e satisfeitos com o resultado do negócio. Caso contrário, o franqueado não abriria mais de uma unidade.
O ramo estético, portanto, é uma excelente oportunidade para empreender. Uma vez gerenciado com sucesso, ser dono de mais de uma franquia se torna um caminho até natural.