Taxa de franquia é apenas um dos valores que devem ser pagos para adquirir e começar a operar uma unidade franqueada. Saiba quais são os outros e entenda de uma vez por todas: afinal, quanto custa abrir uma franquia?
Originalmente publicada em: Quanto custa abrir uma franquia? – Por Paulo Gratão*
Quase toda empresa nasce de uma ideia inovadora. Depois, é preciso validar o protótipo, criar um processo, testar o modelo, realizar pesquisas, criar uma marca… Enfim, são muitas etapas. Tudo isso pode levar anos até dar certo. Ao comprar uma franquia, o empreendedor opta por pular essa parte e já entrar direto no operacional. Por essa razão, paga para ter o direito de uso da marca e de reprodução do que deu certo nas mãos de outra pessoa.
O franqueado terá menos preocupações estratégicas em relação ao negócio, mas isso não significa que ele não trabalhará: mesmo uma marca conhecida precisará de muita dedicação para se estabelecer em diferentes regiões.
Para entrar no sistema de franquias, o empreendedor precisa pagar alguns valores, que variam de acordo com a marca e o modelo escolhido, e também com o ramo de atuação da empresa. Todos eles, geralmente, constam do campo investimento inicial total em uma divulgação de oferta de franquia.
O que tem no investimento inicial?
Em primeiro lugar: a composição do investimento inicial, é diferente para cada tipo de franquia, mas, em um modelo de loja tradicional, o aporte geralmente contempla:
– Máquinas
– Equipamentos
– Móveis
– Utensílios
– Projeto arquitetônico
– Reformas
– Marketing de lançamento
– Despesas pré-operacionais
– Capital de giro
– Taxa inicial de franquia
– Estoque inicial
Cada ramo de atividade pode apresentar variações, tanto na composição quanto nos valores. No entanto, um desses itens é comum a todas as marcas.
“A única coisa que se paga inicialmente à franqueadora é a taxa inicial de franquia. A exceção é se a dona da marca também é a fornecedora de produtos. Nesse caso, também se paga à franqueadora o estoque inicial e outros insumos personalizados”, afirma o especialista em franquias da NetPlan, Daniel Bernard. Os outros valores são todos de investimento no próprio ponto do franqueado.
Se a franquia escolhida for de modelo home office, os custos serão parecidos: taxa de franquia e possível estoque inicial para a franqueadora. Como não há necessidade de instalação de ponto, o investimento inicial total costuma ser mais baixo.
Pagamentos de ocupação em shopping center:
Quem quiser se instalar em shopping centers e centros comerciais já consolidados pode ter de arcar com um valor a mais: o das luvas. Esse montante é pago para poder instalar uma loja em lugares concorridos e dá ao locatário o direito de permanecer no ponto por todo o período do contrato – geralmente, mais de cinco anos. “Em locais com menor procura, a luva pode não ser cobrada. Ou então se evita firmar contrato por cinco anos”, diz Bernard.
Contratos inferiores a 60 meses costumam ser feitos para que o franqueado teste o ponto em regiões menos concorridas, shoppings centers novos e centros comerciais com fluxo menor de pessoas. Se percebe que o negócio funciona, passa para uma negociação de tempo maior e, consequentemente, paga o valor de luva e outras possíveis taxas.
“Como exemplo, temos o caso real e atual de um repasse de um ponto de café num shopping de uma grande administradora que custa R$ 550 mil, sendo que R$ 400 mil deste total são luvas. E os shoppings de primeira linha ainda podem cobrar outros valores ao longo do contrato, como taxas de transferência e de comercialização, consideradas abusivas por muita gente”, afirma Bernard.
Quiosques são uma opção.
Luiz Serra, responsável por expansão das franquias OAKBERRY, comenta que uma opção para não ter que arcar com o valor da luva são os formatos quiosques:
“Mais de 90% de nossos pontos em shoppings são quiosques, e funcionam muito bem. A duração dos contratos a princípio é mais curta neste formato, mas na experiência que temos com a OAKBERRY, a parceria acaba se estendendo por funcionar tanto para o shopping quanto para a marca.”
Tributos
Grande parte das operações de franquia se enquadram no regime do Simples Nacional, mas também há outros enquadramentos, como lucro real, lucro presumido e microempreendedor individual (MEI). Bernard listou algumas opções de tributação que devem ser consideradas pelo franqueado ao longo do contrato – e que farão toda a diferença no caixa da empresa.
Lucro Real e Lucro Presumido: PIS, Cofins, Contribuição Social, CSLL, IRRF, IRPJ, ICMS (comércio), ISS (serviços).
Simples Nacional: Taxa única todo dia 20, sendo um percentual variável sobre o faturamento e que muda se for indústria, comércio ou serviços.
MEI: Taxa única de por volta de R$ 60.
Também devem ser considerados encargos sobre a folha de pagamento, como 13º salário, INSS, FGTS e férias, entre outros. Caso o franqueado venda produtos importados ou industrializados, essa lista aumenta: entram o Imposto de Importação (II), DIFAL e substituição tributária (a depender do Estado).
Daniel Almeida – Diretor de expansão e marketing da SMZTO – comenta a matéria “quanto custa abrir uma franquia?”:
É muito importante que o candidato interessado em adquirir uma franquia analise sua capacidade financeira, buscando entender se possui o valor disponível para montar a unidade, incluindo capital de giro. Caso não tenha todo o valor disponível, verifique no mercado financeiro quais as opções disponíveis para empréstimos.
Com a taxa selic a 2%, existem excelentes opções de empréstimos no mercado. Isso possibilita que o candidato não utilize toda sua reserva de capital, fazendo assim um composto entre capital próprio e capital emprestado que poderá ser pago com o próprio lucro da unidade funcionando. E, caso necessite, ter ainda um capital disponível para aportar no negócio.
Em conclusão: tenha sempre em mente a importância de um planejamento financeiro estruturado, e lembre-se que conversar com um gerente de expansão pode te ajudar a enxergar todas as possibilidades, e entender qual é a melhor para você.
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