foto de capa por PEGN – Camila Cara
Pequenas Empresas & Grandes Negócios revelou no fim de junho as redes que conquistaram cotação 5 estrelas na 20ª edição do prêmio As Melhores Franquias do Brasil.
Ao todo, 406 marcas se inscreveram e foram avaliadas em três dimensões: desempenho da rede (crescimento, taxas de retorno e número de lojas), qualidade da rede (suporte oferecido, força da marca e inovação) e satisfação do franqueado (treinamentos, consultoria e manuais).
A cotação máxima é de 5 estrelas. A pesquisa foi conduzida pela Serasa Experian. O Guia de Franquias tem informações de 1.265 marcas que operam no Brasil, além de detalhes sobre as redes que alcançaram a cotação máxima.
O setor de franquias faturou R$ 50,8 bilhões no primeiro trimestre de 2023, um alta de 17,2% em relação ao mesmo período no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O faturamento também já ultrapassa o primeiro trimestre de 2019, ano pré-pandemia, em 22,6%.
Marca que revolucionou o mercado entre as campeãs
Orthodontic foi uma das redes que levaram o prêmio máximo. A maior rede de franquias de ortodontia do Brasil vem revolucionando o mercado e conquistou a liderança do segmento. São mais de 20 anos de atuação, e mais de 300 clínicas espalhadas por todo o país.
Uma marca premiada, que pelo 11º ano consecutivo, recebeu o Selo de Excelência em Franchising, pela Associação Brasileira de Franchising, recebe mais uma vez a chancela de Franquia 5 estrelas, pela Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Conheça mais sobre a Orthodontic
Um movimento de dar água na boca
Outra franquia que alcançou a pontuação máxima na edição foi o L’Entrecôte de Paris. A rede de restaurantes anunciou em abril a criação da holding LDP&CO, com o intuito de formar um grupo especializado em empresas de alimentação. O negócio já nasce com uma participação societária de 50% na marca General Prime, de hambúrgueres e saladas.
No ano passado, a rede, conhecida por trabalhar com apenas um prato, faturou R$ 53 milhões, com 38 unidades. Para este ano, o plano é chegar a R$ 70 milhões. Com o movimento, a General Prime passa a fazer parte indiretamente da holding de Semenzato.
Além da unificação das dark kitchens, áreas de backoffice das redes, como administrativo, recursos humanos, expansão e contabilidade, também serão compartilhadas. Com isso, a ideia é que as franqueadoras tenham ganho de escala. A marca começou a trabalhar com dark kitchens em 2020.
Conheça mais sobre a franquia L’entrecôte de Paris
Outras redes do grupo também foram premiadas
Outras 9 redes do grupo SMZTO também foram premiadas.
Estão entre as vencedoras que levaram 4 estrelas estão: Espaçolaser, Instituto Embelleze, Instituto Gourmet, Oakberry, OdontoCompany, OralSin, Peça Rara, Terça da Serra e Royal Face.
Sendo a mais recente marca adquirida pelo grupo, a Royal Face é a maior clínica de estética do Brasil.
Fundada em Curitiba em 2015 pela dentista Andrezza Fusaro, a empresa cresceu e se expandiu – hoje conta com 250 unidades espalhadas pelo país – a partir de um modelo inovador, baseado na democratização do acesso a serviços estéticos antes considerados caros e inacessíveis a grande parte da população. Foi a partir desta ideia que Andrezza criou o Carnê da Beleza, facilitando as condições para que um público mais amplo pudesse realizar tratamentos como aplicação de botox e de preenchimentos, além de fios de sustentação facial.