A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do país: representa 10,6% do PIB brasileiro, e gera 1,72 milhão de empregos formais e diretos (fonte: ABIA).
Até 2024, ela deve ter um crescimento anual de aproximadamente 7,64%. O faturamento do setor em 2022 chegou a R$ 385,9 bilhões nos primeiros cinco meses do ano, o que representa um aumento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2021.
Este setor já movimenta R$ 35 bilhões em todo o país, sendo o 4º no ranking mundial de consumo de alimentos saudáveis. Seguindo essa tendência, o restaurante GUA.CO chamou a atenção do grupo SMZTO – e do David.
O GUA.CO é uma franquia de restaurantes fast-casual de comida mexicana que junta as qualidades positivas de diversos gêneros de restaurante: a agilidade do fast-food, a qualidade & ambiente do casual-dining, e o foco em produzir comida saudável e fresca por um preço acessível.
Abaixo, o empreendedor David Simon nos conta mais sobre sua trajetória e porque optou por investir nessa franquia.
David, como você entrou no mundo das franquias?
Sou formado em administração pela PUC. Entrei no mundo das franquias após ter aulas com o professor Luis Cláudio Zenone sobre o assunto. Muito interessado na área, fiz um estudo de mercado, e em 2007 virei franqueado Cacau Show. Fui franqueado até 2014. Fui morar nos Estados Unidos, e voltei ao Brasil em 2022.
Neste retorno, busquei uma franquia de um grupo grande e sólido como a SMZTO para empreender. Minha busca foi por algo que segue uma grande tendência do mercado: Alimentação Saudável, jovem e comprometida com as boas práticas. Após essa procura, vi no restaurante GUA.CO uma opção de franquia em um momento de expansão, e o melhor: com a região da cidade do meu interesse ainda disponível!
Atualmente a minha operação está em fase de obras, então ainda não tive a experiência diária da operação rodando. Mas entendo que este momento – da marca entrando em São Paulo ainda com poucas unidades – é o ideal para se entrar na franquia.
Quais comportamentos e condutas você considera importantes para ter sucesso como franqueado?
Considero muito importante o acompanhamento diário do movimento e presença física na loja. Além da gestão da equipe.
Já possuindo toda essa vivência no segmento de franquias, quais você acredita serem as vantagens e as desvantagens deste modelo?
As vantagens são todo o know-how da franqueadora, modelo de negócio já de sucesso, fornecedores já homologados em unidades que já deram certo!
A desvantagem é o controle por parte da franqueadora, que tem de proibir atitudes e ações do franqueado que estão de desacordo com os valores da rede, mas que, às vezes, fazem sentido para aquela unidade franqueada.