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Como desenvolver vantagem competitiva em um mundo em constante mudança

Vantagem competitiva vai muito além de produtos inovadores ou modelos de negócios disruptivos. Este artigo vai te mostrar os fatores que te ajudam a destacar sua empresa nesse mundo em constante mudança.

4 min de leitura • 22 de maio de 2023

Com a rápida evolução do cenário global, impulsionada pela introdução de novas tecnologias, como a inteligência artificial, e pela mudança nos hábitos de consumo, as empresas enfrentam um ambiente altamente desafiador. Além disso, com a chegada de uma geração empreendedora, que demonstra uma preferência significativa pelo empreendedorismo conforme estudos feitos pelas Organizações Globo em 2021, onde mostra que cerca de 60% dos jovens até 30 anos preferem empreender, as organizações atuais se veem obrigadas a repensar suas estratégias para sobreviver e se manterem rentáveis.

Como desenvolver vantagem competitiva

Ao abordar a vantagem competitiva, não podemos mais nos limitar aos diferenciais dos produtos ou serviços oferecidos. Há algumas décadas, a inovação de produtos, segredos industriais e processos patenteados eram vistos como os principais impulsionadores da vantagem competitiva. No entanto, a realidade atual é muito diferente. A vantagem competitiva agora abrange um horizonte mais amplo.

Cito abaixo 5 fatores importantes para desenvolver vantagem competitiva que você precisa estar atento ao abrir um negócio ou então ao se deparar com um cenário com muita concorrência e outras empresas fazendo o mesmo que a sua:

Experiência do cliente

É uma vantagem competitiva crucial. Oferecer uma experiência excepcional aos clientes tornou-se uma prioridade fundamental para as empresas que buscam se destacar em um mercado altamente competitivo. A satisfação do cliente não está mais limitada apenas ao produto ou serviço em si, mas também abrange o atendimento ao cliente, a personalização, a conveniência e a interação em todos os pontos de contato.

Cultura e Clima organizacional

A vantagem competitiva não está somente atrelado ao cliente ou ao ambiente no ponto de venda, mas também dentro de casa. Lembre-se que vocês também possuem clientes internos (colaboradores) que ajudam o negócio a crescer e prosperar. A cultura e o clima da empresa também são importantes componentes da vantagem competitiva de uma organização. Uma cultura organizacional forte, baseada em valores compartilhados, ética e transparência, pode criar um ambiente no qual os colaboradores estejam motivados, engajados e capazes de desempenhar seu melhor trabalho. Isso influencia diretamente a produtividade, a inovação e a capacidade de atrair e reter talentos.

Capacitação

Novamente olhando dentro de casa, desenvolver e aprimorar as capacidades e talentos da organização são importantes para manter sua vantagem competitiva. São os colaboradores que vão executar a estratégia da sua empresa e precisamos garantir que sejam feitas de forma eficaz e que tenham um impacto positivo para o cliente e os fornecedores. Capacitar as pessoas a desempenhar seus papéis com os melhores recursos, melhor know-how e incentivando um ambiente colaborativo entre as áreas só tende a fortalecer sua vantagem competitiva.

Propósito

Este é outro elemento chave. Ter um propósito claro e inspirador além do lucro financeiro é uma vantagem competitiva significativa nos dias de hoje. Os clientes estão cada vez mais preocupados com a responsabilidade social das empresas e buscam marcas que compartilhem seus valores e contribuam para o bem-estar da sociedade. Empresas que conseguem articular e incorporar seu propósito em sua estratégia geralmente são vistas com outros olhos pelos consumidores.

Execução estratégica

Não basta ter uma estratégia bem definida; é essencial traduzir essa estratégia em ações tangíveis e implementá-la de forma consistente em toda a organização. Isso requer um foco na definição de metas claras, na alocação eficiente de pessoas e recursos, no monitoramento regular da performance e na capacidade de fazer ajustes ágeis conforme necessário.

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À medida que o mercado continua a evoluir, é essencial que as empresas se adaptem e adotem esses princípios, entre outros, para garantir sua relevância e sucesso contínuos. Apenas aquelas que conseguirem ir além do desempenho tradicional e entender que existem mais fatores a serem olhados que simplesmente o diferencial do seu produto ou serviço vão conseguir avançar de forma sustentável neste mundo de constante mudança.

Por fim, sugiro a leitura de um livro que fala muito sobre vantagem competitiva e que tem muitos bons insights de como podemos criar organizações de alta performance.  O nome do livro é “Além do desempenho” dos autores Scott Keller e Colin Price.

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