Quando falamos de franquias, nos vêm à mente um padrão a ser seguido.
Afinal, a franquia nada mais é do que um modelo de negócio testado e replicável, com padrões para que o produto/serviço e até mesmo a experiência do consumidor final seja a mesma aonde quer que ele vá.
O fato é que tudo isso é verdade, mas é essencial o franqueado estar atento a outra coisa que somente ele poderá promover e imprimir no dia a dia da sua(s) unidade(s): A cultura organizacional positiva.
Cultura organizacional nada mais é do que um conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas compartilhados por todos os membros da organização.
E quando falamos de cultura não devemos focar somente no clima organizacional saudável, mas sim no impacto que isso leva à experiência que os clientes e/ou fornecedores podem ter através do seu negócio. E podem acreditar: um dos reflexos dessa cultura positiva é, com certeza, a melhora no desempenho financeiro da empresa.
Uma boa cultura organizacional é construída a partir do comprometimento da empresa em promover um ambiente de trabalho saudável. Um lugar onde os funcionários se sintam valorizados, respeitados e motivados a contribuir para o sucesso do negócio. Nas franquias, isso se torna ainda mais relevante, pois cada unidade representa a marca como um todo.
Quando os franqueados e seus funcionários compartilham dos mesmos valores e objetivos da franquia, isso se reflete em um atendimento ao cliente mais consistente e de qualidade superior. Funcionários engajados e satisfeitos tendem a oferecer um serviço mais atencioso e eficiente, o que resulta em uma experiência positiva para o consumidor final.
A cultura organizacional positiva e a diminuição de turnover
Além disso, uma cultura organizacional positiva e forte contribui para a retenção de talentos. Funcionários que se identificam com a cultura da empresa tendem a permanecer por mais tempo, reduzindo os custos com recrutamento e treinamento de novos colaboradores. Isso também proporciona estabilidade e consistência operacional, elementos essenciais para o sucesso a longo prazo de uma franquia.
Uma das franquias do Grupo SMZTO, a rede de brechós Peça Rara, que já tem mais de 140 lojas pelo Brasil, tem na implementação de cultura um de seus principais pilares.
A empresária Bruna Vasconi afirma que, apesar dos esforços, a implementação de cultura organizacional é o que possibilita o sucesso e uma trajetória consistente para a marca.
“Implementar uma cultura organizacional positiva em qualquer negócio demanda tempo, esforço e comprometimento, mas os benefícios a longo prazo em termos de desempenho, satisfação dos colaboradores/consumidores e sucesso financeiro são incontestáveis.
Precisamos ser verdadeiros no dia a dia, no comprometimento e no exemplo. Não se pode esperar, pedir, e muito menos exigir que colaboradores façam pela empresa e pelos clientes o que não fizemos de fato.”
Bruna Vasconi – Fundadora Rede de Brechós Peça Rara
Ela também explica que a mudança não ocorre do dia para a noite.
“A cultura de uma empresa se constrói, e não depende só do desejo ou vontade dos gestores. É algo que se consolida com o passar do tempo, onde todos passam a dedicar-se atentamente, todos os dias, e com isso aqueles que vão chegando vão se conectando e contribuindo também.
Quando isso não ocorre essas pessoas não conseguem permanecer, porque destoam do grupo.
Ninguém chega pronto, e na verdade nunca estaremos. Mudanças constantes acontecem e precisamos acompanhá-las, sendo obrigação de ambos – gestores e colaboradores – treinamentos e melhorias recorrentes.”
Implementando a cultura positiva na prática:
Ficam aqui 5 dicas para você colocar em prática e poder começar a implementar uma cultura organizacional que vai fazer a diferença no seu negócio e na vida dos seus colaboradores e consumidores:
- Conheça profundamente a marca e os produtos/serviços que você oferece. Quais são os valores que os fundadores promovem de forma consistente? Esses valores precisam ser praticados no dia a dia do seu negócio para garantir a consistência no atendimento e na satisfação do cliente.
- Promova um ambiente onde o desenvolvimento dessa cultura envolva seus colaboradores. Afinal, sem o engajamento deles não é possível alcançar sucesso. Pare para ouvi-los e entender o que para eles é importante, e o que você pode melhorar.
- Ofereça treinamento constante: Nunca pare de treinar seus colaboradores. Invista em programas de desenvolvimento pessoal e profissional para capacitar os colaboradores a alcançar seu máximo potencial.
- Estabeleça sistemas de reconhecimento que valorizem e recompensem os funcionários que demonstram os valores da empresa em suas ações. Celebre publicamente as conquistas individuais e em equipe, incentivando um ambiente de apoio e reconhecimento mútuo.
- Liderança por exemplo: Os líderes da franquia devem ser modelos exemplares dos valores e comportamentos esperados, agindo de acordo com esses princípios em todas as suas interações. Garanta que os líderes da franquia estejam alinhados com a cultura organizacional e sejam capazes de inspirar e motivar os funcionários a seguirem o mesmo caminho.
Não se esqueça que toda mudança dá trabalho e demanda energia. Mas são as pequenas atitudes e processos do dia a dia que farão diferença nos grandes resultados de médio e longo prazo, ajudando a definir até onde sua empresa irá chegar.