Fechar modal
Fechar modal
Cadastro realizado com sucesso.
Preencha os dados abaixo e conheça as franquias disponíveis na sua cidade
Qual o local de interesse para abertura da franquia?
Início Tendências Como o esporte contribui para a for...

Como o esporte contribui para a formação de um bom profissional?

O diretor da SMZTO, Bruno Semenzato, conta os aprendizados e experiências que trouxe do esporte para a vida corporativa.

3 min de leitura • 07 de março de 2023

O diretor da SMZTO, Bruno Semenzato, conta os aprendizados e experiências que trouxe do esporte para a vida corporativa.

Bruno Semenzato, Diretor da SMZTO em jogo de tênis.
Bruno Semenzato, Diretor da SMZTO em jogo de tênis.

Comecei a jogar quando eu tinha nove anos, junto com meus amigos de infância. Começamos em cerca de dez pessoas juntas, aprendi muita coisa. Vou dividir alguns dos principais aprendizados com vocês.

Com certeza, um dos principais desafios que todo tenista enfrenta é ter que lidar com muita derrota. Quem joga tênis sabe que, mesmo num altíssimo nível, você vai ganhar três ou quatro torneios no ano de um total de 30 semanas que você passa competindo. Até os melhores do mundo voltam para casa praticamente toda semana com a sensação da derrota.

E o principal, que é muito desafiador é você entender, mesmo perdendo bastante, como está o seu processo evolutivo. Não é fácil você sair da quadra sendo derrotado, extrair um saldo positivo e entender que você fez muita coisa bem, evoluiu e está no caminho certo.

O tênis, como um esporte individual, te ensina muito a fazer as coisas acontecerem. Se você não correr atrás dos seus objetivos, se você não colocar muitas horas na quadra treinando, se você não tiver um comprometimento completo, e se você não fizer acontecer durante a competição, você não vai alcançar a alta performance.

Então eu diria que essa é uma das principais características que todo tenista de alto nível com certeza consegue carregar para o mundo empresarial, e competir em alto nível seja onde for.

Tênis também ensina que as coisas só vêm no longo prazo. Eu demorei pelo menos uns dez anos para alcançar algum nível de excelência no tênis, e ainda estava bem longe de chegar no topo. E essa é uma característica muito boa para qualquer pessoa que quer competir em um alto nível no mundo empresarial.

As coisas de fato demoram muito para serem construídas. Precisa ter muita paciência, resiliência, e trabalhar duro por muito tempo para começar a ver algum resultado. E até hoje em dia, eu penso muito como se eu tivesse competindo no circuito de tênis ainda.

Esse espírito competitivo, e de querer evoluir sempre, também é algo que todo mundo que pertenceu ao mundo do esporte profissional alguma vez na vida carrega para sempre, tenho certeza.

Viva o esporte e seus tantos atletas. Guerreiros que lutam todos os dias para alcançar suas marcas. E que a gente possa seguir acumulando esses aprendizados que ficam para a vida inteira.