As franquias de alimentação se aperfeiçoaram intensamente para atender à enorme demanda em casa durante o distanciamento social. Por isso, o delivery se consolidou como mais uma forte oportunidade de negócio em alimentação.
As franquias de alimentação são as mais procuradas pelos empreendedores, afinal é um ramo de enorme consumo, com enorme variedade de opções e que atrai clientes seja qual for o período do ano.
Esse modelo de negócio se tornou ainda mais robusto com o aperfeiçoamento do atendimento por delivery.
O que antes era um importante complemento do serviço de alimentação, a entrega em domicílio virou elemento essencial com a pandemia do Covid-19.
Agora, quando se fala em empreendimento de alimentação, automaticamente pensamos em delivery. É difícil imaginar uma franquia de alimentação que não ofereça serviço de entrega online ou retirada em loja. Ainda mais diante de gerações hiperconectadas e acostumadas a consumir através de operações digitais.
Além disso, vale lembrar que o delivery chegou a ser a única opção no período crítico da Covid-19. Essa urgência no atendimento provocada pela pandemia gerou enorme avanço tecnológico das operações via app e outras plataformas digitais.
Por fim, esse aperfeiçoamento na digitalização do delivery redefiniu a maneira de consumir os alimentos.
O setor de alimentação agora apresenta duas frentes fortes: o atendimento presencial, que retoma suas atividades conforme aumenta a quantidade da população vacinada; e os negócios focados em atendimento 100% delivery, que se multiplicaram desde 2020.
Portanto, o futuro da franquia de alimentação é híbrido, com espaços para investimentos em comércios presencial e de entrega.
Maior grupo de investimentos em franquias do país, a SMZTO apresenta franquias de alimentação de sucesso a partir de R$ 150 mil.
Crescimento do delivery na pandemia
É fato que a pandemia modificou alguns comportamentos dos brasileiros.
Por um lado, a restrição na circulação afetou o consumo com vestuários, carros novos, e segmentos turístico, cultural e de entretenimento.
De outro, os recursos financeiros para setores considerados essenciais foram mantidos pelas pessoas, como saúde e alimentação. Afinal, são fundamentais para a sobrevivência de qualquer ser humano.
O mercado de delivery disparou na pandemia e a importância do mesmo já é retratada em números. Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 o delivery correspondia a 16% do faturamento de uma franquia de alimentação.
Já em 2020, o serviço de entrega contribuiu com 38% do faturamento de uma franquia de alimentação. Ou seja, o peso do delivery para uma franquia de alimentação mais do que dobrou.
Outro dado interessante: 97% das franquias de alimentação contam com delivery. Já outros segmentos possuem uma média de 86% de cobertura para entregas.
Por fim, a pesquisa da ABF aponta que 71% das empresas do setor alimentício investiram em novas tecnologias para gestão de rede.
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Dark Kitchen: franquias de alimentação 100% delivery
O crescimento do delivery fez nascer uma operação conhecida como Dark Kitchen, 100% dedicada ao serviço de entrega.
Esse modelo é sinônimo de eficiência e redução de custos para as franquias de alimentação. Entenda por quê:
- Dark Kitchen não requer fachada nem estrutura de salão;
- Os aluguéis são mais baratos do que em pontos de alto fluxo, como shoppings e ruas de comércio;
- Operação da franquia se dá em imóveis menores, pois não há necessidade de espaço para salão, reduzindo investimento inicial;
- Possibilidade de empreender com custo mais baixo;
- Número menor de funcionários (treinamentos de capacitação para menos pessoas);
- Gestão mais enxuta;
- Tecnologia se torna aliada na operacionalização da rede;
- Menor custo com limpeza e manutenção da área física da franquia.
Um importante diferencial de uma franquia de delivery é o local de funcionamento. No modelo presencial, a localização se dá em uma área valorizada, de alto fluxo, o que gera um custo maior da operação.
No delivery, é possível abrir o empreendimento em locais com valores mais interessantes para o franqueado e que estejam em importantes rotas de integração entre as regiões.
Tire suas dúvidas sobre franquias.
Para investir com sucesso os seus recursos financeiros em uma franquia de alimentação com modelo de delivery, é importante reunir diferenciais e elementos que tragam segurança ao empreendimento.
- Uma franquia de marca consagrada leva a vantagem de “nascer” já conhecida. Isso gera uma aproximação imediata com o cliente;
- Franquias oferecem serviços e produtos consagrados pela marca-mãe;
- Escolher um local estratégico para o fluxo de suas entregas dará grande impulso ao empreendimento.
Franquias de alimentação ampliam modelo de negócio para delivery
Por fim, alinhadas então à nova realidade do segmento alimentício e conectadas com o futuro do setor, as marcas renomadas ampliaram o desenvolvimento de seus negócios para atendimento também por delivery.
Conheça algumas franquias de alimentação que operam com modelo de negócio focado nas entregas via delivery ou retirada em loja:
Franquia L’Entrecôte de Paris
Quem já foi a Paris sabe que é impossível conhecer a cidade francesa e não saborear o suculento entrecôte francês. A marca investiu em franquias de delivery para que esse prato seja consumido em qualquer lugar e em poucos minutos.
A franquia tem diferenciais que fazem dela única. Prato famoso nos principais restaurantes parisienses, o entrecôte fatiado é acompanhado com fritas, e recoberto com molho secreto. Essa receita famosa é tão espetacular que é o prato único da franquia L’Entrecôte de Paris.
A receita desse molho especial, aliás, é guardada a sete chaves. São vinte e um ingredientes e mais de trinta e seis horas para ser preparado.
Veja informações importantes para investimento na franquia L’Entrecôte de Paris:
- Valor de Investimento Delivery: R$ 150 mil a R$ 300 mil
- Faturamento médio: R$ 80 mil a R$ 150 mil/mês.
- Lucratividade média: 15 a 25%
- Prazo de retorno médio: 18 a 24 meses
- Royalties: 5%
- Fundo Nacional de Propaganda: 1%
Greenjoy
A Greenjoy se tornou referência em alimentação rápida e saudável. A franquia investe na produção de refeições ricas em nutrientes no modelo health fast-casual, oferecendo também negócios voltados apenas para deliverys.
O crescimento da Greenjoy tem como base a mudança de comportamento das pessoas sobre como se alimentar. A sociedade atual preza por uma alimentação natural em busca de uma vida melhor. Oito em cada 10 brasileiros buscam uma alimentação mais saudável, segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
O setor de alimentação ligado à saúde e bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014, de acordo com pesquisa do Sebrae. São mais de 1 milhão de atendimentos e mais de 400 mil wraps, com média de 350 atendimentos por dia.
Informações sobre o perfil financeiro da franquia Greenjoy:
- Capital de giro: R$ 107,579,84
- Taxa de Franquia: R$ 50 mil;
- Prazo de retorno sobre o capital investido: 30 meses.
- Investimento total: R$ 905 mil.
GUA.CO
A Gua.co é uma franquia especializada em comida mexicana que encontrou no Brasil um lugar excelente para negócios. Assim como outras franquias de peso, a Gua.co também disponibiliza empreendimentos no formato delivery.
Ao investir em uma franquia, é preciso ter em mente algumas questões:
- O produto/serviço atrai os consumidores nacionais?
- O produto/serviço tem um diferencial sobre os demais?
- Os insumos são facilmente obtidos no país?
A estratégia Gua.co no país atende a esses requisitos. Os brasileiros se interessam cada vez mais pela culinária mexicana. Cardápios com Burrito e Taco já se incorporaram no gosto nacional.
Além disso, os dois importantes ingredientes da cozinha mexicana – feijão e milho – são encontrados facilmente no Brasil e possuem uma legião de fãs por aqui.
A união de tempero típico mexicano com recheio de frango ou de carne suína combina com qualquer situação.
A marca foi desenvolvida cuidadosamente, inspirada em benchmarks do mercado Americano e Europeu.
A GUA.CO apostou no crescimento de redes fast-casual, voltadas à alimentação saudável, de forma personalizada e sem atendimento na mesa.
O Grupo SMZTO oferecerá seu expertise ao franqueado da rede Gua.co em todas as etapas do negócio:
- Da identificação do ponto até a inauguração;
- Auxílio dos nossos consultores especializados até planos de ação específicos;
- Estratégias de crescimento a médio e longo prazo;
- Acompanhamento de todo o processo de implantação do seu Gua.co.
- Lucratividade média mensal entre 11% até 15%.
- Faturamento médio mensal de R$ 315 mil.
- Retorno de investimento: 26 meses.
Franquias de Alimentação
O franqueado de uma rede de franquias de alimentação tem um diferencial frente a quem opta por abrir um comércio “do zero”, empreendendo sozinho.
Aqui o franqueado inicia já com uma marca bem sucedida, aceita e desejada pelo público e com a expertise necessária para superar eventuais adversidades ao longo da atividade.
Conheça as opções de franquias de alimentação e seja franqueado da SMZTO.