3 razões pelas quais as empresas recorrem ao franchising para expansão.

A maioria das pessoas está familiarizada com os benefícios da franquia para os franqueados – mas o que eles significam para você como empresário com um negócio em expansão?

Baseada na matéria: 3 Reasons Business Owners Turn to Franchising for Expansion

Acesso ao capital:

O primeiro benefício é o acesso ao capital. Para entrar em um novo mercado, os proprietários de negócios teriam que arranjar dinheiro eles próprios. Com uma empresa franqueada, o proprietário da empresa, como franqueador, é capaz de acessar tantos fluxos de capital quanto os franqueados. Sim, o franqueador ainda tem alguns custos a pagar por cada nova unidade, mas muitos dos custos serão incorridos pelos franqueados: imóveis, equipamentos, utensílios, móveis, estoque, capital de giro, etc.

Acesso ao conhecimento:

Em segundo lugar, ao franquear, o franqueador pode obter acesso e conhecimento de mercado em uma variedade de áreas. Por exemplo, abaixo estão alguns itens que um proprietário de empresa teria que resolver antes de expandir para uma nova área. (Observação: o que se segue não é uma lista completa de preocupações, apenas uma visão geral. Consulte o advogado apropriado antes de tomar qualquer tipo de ação.)

Área 1: Consumidores

_Existe um nicho grande o suficiente para seu produto / serviço neste local?

_Os consumidores em potencial onde você está considerando têm o poder de compra necessário para seu produto / serviço?

Área 2: Diferenciação

_Existem marcas locais semelhantes já operando na área?

_O que fará os franqueados em potencial investirem em sua marca?

Área 3: Riscos potenciais (principalmente para expansão internacional)

_A situação política é estável?

_Qual é a condição econômica atual do país (em crescimento, estagnação ou declínio)?

_Existem proteções estabelecidas para a propriedade intelectual?

_Como as empresas estrangeiras são tributadas?

Área 4: Cultura

_Você terá que fazer ajustes em seu produto / serviço para se adequar às normas sociais da área?

_Pequenos ajustes em seu produto / serviço podem ser feitos de maneira econômica?

Embora seja possível fazer pesquisas para obter as respostas a essas perguntas, provavelmente seria muito caro e demorado. A parceria com outros proprietários de negócios por meio de franquia ajuda os franqueadores a obter informações sobre as áreas onde pode existir um mercado para seu produto ou serviço com as quais eles poderiam não estar familiarizados ainda.

Áreas de expansão:

Terceiro, a franquia também permite que o negócio se expanda sem espalhar seus recursos gerenciais. Operar mais do que alguns locais de forma independente pode drenar não apenas os recursos de negócios de alguém, mas também as faculdades físicas e mentais. Um sistema de franquia permite que as funções do dia-a-dia nos locais sejam administradas pelos franqueados, não pelo franqueador. Dessa forma, o franqueador consegue focar na otimização do negócio, no apoio ao franqueado e no planejamento para o futuro.

Em resumo, ao licenciar seus métodos de negócios e prometer apoio aos franqueados, o franqueador se dá a oportunidade de expandir para áreas para as quais pode ter dificuldade de expandir sem o dinheiro e a mão de obra extras. No entanto, como grande parte das coisas,com as vantagens de expandir um negócio por meio de franquia, existem também algumas desvantagens. 

Empresas de sucesso com conceitos adequados não conseguiram franquear com sucesso. Os proprietários de empresas devem ser honestos consigo mesmos sobre seus objetivos, aspirações e capacidades antes de embarcar na rota da franquia. Mesmo quando as empresas atendem aos critérios de ter um modelo de negócios replicável com demanda de expansão, os franqueadores em potencial devem estar prontos para investir dinheiro e tempo no desenvolvimento e evolução de seu sistema de franquia. Embora tenha suas vantagens, é um meio de expansão que exige trabalho e dedicação.

Leia também: 4 Considerações antes de comprar um negócio essencial em tempos de COVID: