5 coisas para ajudá-lo a escolher a franquia certa para você.

Nem é preciso dizer que, se você escolher a oportunidade de negócio certa para você, suas chances de sucesso aumentam substancialmente. Mas como fazer isso? Hoje vamos falar sobre 5 coisas para ajudá-lo a escolher a franquia certa para você.

Baseada na matéria: https://www.franchisedirect.com/blog/5-things-to-help-you-determine-which-franchise-is-right-for-you

O que torna uma franquia “A certa?”

Antes de eu compartilhar cinco coisas que irão ajudá-lo a descobrir se a franquia que você está investigando é certa para você, vamos falar sobre a palavra “certa”.

Ou seja, como você define a franquia certa?

Agora, se você for capaz de fazer isso rapidamente, ótimo. Mas se você não tem certeza de como definir qual é a oportunidade de franquia certa para você, eu tenho uma solução que vai ajudar.

A solução a que me refiro é um dicionário de sinônimos. Por quê?

Porque quando você está focado ou preso em algo (neste caso, qual a franquia “certa” comprar), a substituição por uma palavra semelhante pode ajudá-lo a ver as coisas sob uma nova perspectiva.

Para mostrar o que quero dizer, gostaria que você tentasse usar uma dessas palavras para descrever como uma franquia deveria ser/como deveria fazer você se sentir para ser a certa para você:

  • Bem adequado
  • Feito sob medida
  • Relevante
  • Perfeito

O que você acha? Substituir alguma das palavras acima ajuda?

Se sim, você está mais perto de encontrar a franquia certa.

Caso contrário, a próxima seção pode ajudar.

Critérios para escolher a franquia certa

Além da aparência e/ou sensação de uma oportunidade de franquia, é necessário que hajam várias coisas que pareçam verdadeiras em termos de negócios para que uma oportunidade de franquia específica seja a certa. Vamos chamá-los de critérios. Alguns exemplos:

1. O momento precisa ser certo.

Pergunte a si mesmo se este é o momento certo para considerar a propriedade de um negócio.

Com certeza, pode nunca haver um momento “perfeito” para entrar no negócio. Mas existem tempos melhores do que outros.

Vou deixar a questão do tempo para você, pois é uma decisão muito pessoal. Definitivamente, é um que deve incluir uma consulta aos membros da família que serão diretamente afetados por sua decisão.

2. A oportunidade de franquia deve ser aquela que você pode facilmente visualizar como proprietário.

Especificamente, quando você visita um franqueado para ver como a franquia opera, o negócio é algo que você pode se imaginar possuindo e operando? A experiência me diz que é ou não. Não há meio-termo. Em outras palavras, você “saberá”.

3. A oportunidade de franquia que você está procurando precisa ser acessível.

O que quero dizer com acessível: estou falando de um negócio de franquia que, depois de investir o dinheiro inicial necessário, você fica com espaço para respirar.

Tradução: você precisa ter fundos suficientes reservados para negócios em andamento e despesas pessoais para os primeiros dias de operação da franquia.

4. A área esperada para a oportunidade de franquia precisa ter clientes potenciais suficientes.

A área geográfica em que você está pensando em abrir sua franquia deve ter clientes em potencial suficientes para que seu negócio prospere.

Como saberá com antecedência? Existem algumas coisas que você pode fazer.

A primeira coisa é certificar-se de que o franqueador fez uma análise de mercado completa da área que você está considerando. Depois de fazer isso, peça que mostrem os dados que compilaram.

A segunda coisa que você pode fazer é perguntar aos franqueados existentes sobre suas áreas específicas. Eles estão felizes com seu território? Existem clientes suficientes? A sede os ajudou a determinar a melhor área para abrir seus negócios?

5. A oportunidade de franquia deve se adequar ao seu conjunto de habilidades (dentro do possível).

Você precisa descobrir se o seu conjunto de habilidades é uma boa combinação para o negócio.

Em outras palavras, você possui as habilidades específicas necessárias para possuir e operar com sucesso a franquia que está pensando em comprar?

Uma maneira fácil de descobrir é perguntar aos franqueados que você telefona (como parte de sua pesquisa) sobre suas origens e conjuntos de habilidades.

As origens deles são semelhantes às suas? Eles têm as mesmas habilidades que você?

No entanto, não desanime se você não tiver todas as habilidades para administrar a franquia desejada com antecedência. Os franqueadores oferecem treinamento que o ajudará a preencher as lacunas de habilidades que você precisa aprender.

Para resumir, se você deseja aumentar suas chances de sucesso como proprietário de uma franquia, certifique-se de que a oportunidade de franquia que você está procurando atenda aos seus critérios pessoais e comerciais.

Porque essas são as coisas que farão dela a franquia certa para você.