9 dicas para planejar um 2021 imprevisível.

A pandemia Covid-19 afetou diferentes empresas de maneiras diferentes. Veja aqui 9 dicas para planejar um 2021 imprevisível.

Originalmente publicada em:

https://www.franchising.com/articles/9_tips_to_plan_for_an_unpredictable_2021.html

Verifique quatro cenários de receita possíveis com base na forma de recuperação econômica:

  • Em forma de V: este é o cenário mais desejável para o próximo ano – nosso colapso econômico sem precedentes seguido por um padrão de crescimento consistente voltando à normalidade no meio do ano.
  • Formato de U: esta forma representa um colapso econômico que se estende por um longo período, seguido por uma recuperação gradual no final de 2021.
  • Forma de W: a forma de W representa várias rodadas de infecções por Covid-19, causando desligamentos e reaberturas adicionais para muitos setores.
  • Em forma de L: representa um colapso econômico que simplesmente nunca se recupera, e o comércio, como o conhecemos hoje, muda fundamentalmente.

Orçamento dinâmico para 2021

Não desista de planejar para 2021! Crie um orçamento contínuo de 12 meses que você pode revisar e atualizar mensalmente com base na sua experiência real. Use um programa de planilha para que você possa fazer uma mudança facilmente, e ver como a nova história se desenrola. Tudo começa com a previsão de suas vendas para 2021 e com o uso de uma ferramenta que permite calibrar suas expectativas de maneira rápida e fácil com o passar do tempo.

Previsão de vendas para 2021

Se você não tem confiança em sua capacidade de prever as vendas para 2021, está em boa companhia. Você tem várias opções. Se você está tendo um ótimo 2020 e se sente otimista, pode ficar tentado a definir suas metas para 10% a partir deste ano. Talvez seja mais seguro atingir o nível de orçamento com 2020. Alguns escolherão usar os resultados de 2019 como base e aumentar o orçamento de 10% a 20% a partir daí.

Os resultados reais dependerão da mudança no comportamento de compra do consumidor. Como eles afetarão seu negócio? Você precisará investir em mudanças de produto, novo marketing ou tecnologia para se adaptar aos novos comportamentos? Hoje, mais do que nunca, é essencial acompanhar as tendências de vendas e buscar entender como a mudança dos hábitos de compra pode impulsionar as vendas. É hora de inovação, criatividade e movimentos ousados.

O que colocar em seu orçamento

Então, o que deve ser incluído no seu orçamento para 2021? Metas de vendas flexíveis e planos de despesas realistas!

Metas de vendas flexíveis. Ao definir metas, esteja ciente de seu mix de produtos e das margens geradas por cada item de linha. Parte da definição de metas de vendas deve ser um foco claro na melhoria da margem bruta para 2021.

Planos de despesas realistas. Seu plano de despesas deve incorporar as mudanças esperadas na equipe. Você adicionará pessoal ou substituirá os de baixo desempenho? Como você encontrará as melhores novas contratações disponíveis? Você terá custos de recrutamento? Como as novas medidas do governo e empréstimos afetarão suas decisões?

Muitas empresas devem agora mudar seu foco de marketing, investindo de forma diferente e possivelmente investindo mais do que nos anos anteriores. O plano de marketing deve estar alinhado com o plano de vendas, conduzindo o nível de consulta necessário para resultar nas vendas previstas.

E a sobrecarga? A maioria já cortou todas as despesas excedentes possíveis e deve considerar se são necessários investimentos para desenvolver novos produtos, reinventar processos de vendas ou criar novos ativos de marketing.

Algumas dicas para melhorar o orçamento

Em primeiro lugar, Just Do It! Além disso:

  • Alinhe suas despesas de publicidade / marketing com seu calendário de marketing e certifique-se de estabelecer uma programação agressiva e claramente pensada para 2021.
  • Execute uma declaração de lucros e perdas de 12 meses a partir de 2019 para referência, e certifique-se de que o plano que você está criando tem alguma validade com base em um ano normal.
  • Estime suas despesas fixas com base em seu gasto mensal em reais.
  • Também estime suas despesas variáveis ​​como uma porcentagem das vendas.

Operar sem orçamento o coloca em clara desvantagem em relação aos concorrentes que conhecem seus custos, monitoram seus resultados e fazem mudanças nos negócios rapidamente se as coisas não saírem conforme o planejado. Isso exige processo, disciplina e alguma perspicácia financeira básica. Se você não conhece os termos despesas fixas e variáveis, ou não conhece o seu breakeven mensal, existem vários portais disponíveis na internet que podem te ajudar.

9 dicas de planejamento para 2021

Por fim, incorpore essas 9 dicas em seus planos para um ótimo 2021:

  • Se as vendas forem fortes, aumente os lucros agora enquanto pode e construa reservas de caixa.
  • Modifique seus produtos ou serviços e a experiência do cliente para se alinhar aos comportamentos de compra do cliente pós pandemia.
  • Conserve as despesas pessoais e comerciais separadas.
  • Mantenha suas contas a receber em dia.
  • Esteja sempre atualizado com os fornecedores.
  • Não use cartões de crédito para financiar seu negócio.
  • Preste atenção ao seu balanço – não deixe a dívida sair do controle.
  • Cultive um relacionamento contínuo com seu gerente.
  • Monitore seu orçamento flexível e dinâmico e recalibre seus planos conforme o futuro se desenrola.