Você se decidiu: Vai empreender através de franquias. Entre tantas informações e pesquisas pelo caminho, entender os processos e taxas é o primeiro passo para fazer a escolha certa e se tornar um franqueado de sucesso.
Originalmente publicada em: https://www.abf.com.br/motivacao-para-ter-um-negocio-proprio-ao-inves-de-um-emprego/
Royalties e Fundo de Propaganda:
Para quem não está familiarizado com o sistema de franquia, há dois termos que causam mais estranheza que os demais: royalties e fundo de propaganda. Como se entender isso? Ambos podem ser considerados taxas cobradas pela franqueadora.
Já falamos aqui no blog sobre valores e prazos de retorno do investimento aqui: https://smzto.com.br/franchising-experience/em-quanto-tempo-minha-franquia-dara-lucro/
A quantia arrecadada é utilizada para desenvolvimento de produtos e tecnologias, pesquisas, capacitação de pessoal, investimento na divulgação da marca em campanhas publicitárias, folhetos e assessoria de imprensa, entre outros.
Previstos pela Lei de Franchising (Lei n 8.955, de 15 de Dezembro de 1994), royalties e fundo de propaganda devem estar expressamente descritos no projeto de franquia. E também no contrato assinado entre franqueadora e franqueado.
O valor difere de marca pra marca:
Cada marca franqueada estipula o percentual tanto para o royalty como para o fundo de marketing. Para ter uma idéia em valores, um exemplo hipotético:
Um determinado franqueado tem um faturamento de R$ 70 mil por mês. Considere que ele tenha aceitado no contrato de franquia uma taxa mensal de 4% a título de Royalty e 4% de Fundo de Marketing. Sendo ambos incidentes sobre o faturamento bruto mensal. Neste caso, ele deve pagar à franqueadora um total de R$ 5.600.
No caso de esse mesmo franqueado ter despesas operacionais, incluindo desde aluguel e compra de mercadorias até folha de pagamento e impostos, no valor de R$ 56.700. O lucro líquido desse franqueado será então de R$ 7.700, ou seja, equivalente a 11% do faturamento bruto.
Os royalties são como um investimento que os franqueados fazem coletivamente para sustentar a operação da empresa franqueadora. Isso é feito visando a constante melhoria dos padrões, serviços e produtos da rede.
O Fundo de Marketing é usado para custear o posicionamento da marca junto aos diversos públicos envolvidos: franqueados e demais investidores, consumidores, órgãos de defesa do consumidor e formadores de opinião.
Gestão compartilhada do valor:
É importante ressaltar que, em alguns casos, a franqueadora administra esse Fundo de Marketing de forma compartilhada com os franqueados. Eles por sua vez se reúnem em associações para discutir interesses comuns e se aproximar do centro de decisões.
Esta integração entre franqueadora e franqueado permite o fortalecimento da parceria entre ambos, propiciando comprometimento, ética e respeito à marca.
Para saber mais sobre os processos de abertura de Franquia, baixe nosso e-book: https://franquias.smzto.com.br/o-que-saber-antes-de-abrir-uma-franquia