“Enxergo todas as mulheres como empreendedoras, gestoras e visionárias.”

No dia internacional do empreendedorismo feminino, trazemos uma entrevista com cinco mulheres inspiradoras que dividem sua experiências sobre ser mulher – e empreendedora de franquias.

1-) Quando e como surgiu a ideia de ser uma franqueada Oral Sin? 

Adriele: “Eu sempre me dediquei muito como dentista, me aprofundava em estudos e sempre queria estar a frente das novidades! Foi assim que surgiu a oportunidade para ter a minha primeira unidade.

Foi difícil, vendi o que tinha e o que não tinha em busca de um sonho e hoje posso dizer que eu tenho uma realização pessoal maravilhosa!” 

Adriele Cristina de Freitas Stein
Franqueada das unidades:  Maringá, Paranavaí, Jandaia do Sul. Além de Petrolina e Caruaru em processo de inauguração – @adrielecfreitas

Layra: “Comecei na rede em Outubro/16 na unidade de Uberlândia-Mg do Dr. Felipe Rodrigues e Dra. Polyane Fagundes, como clínica geral.

Até ali, jamais havia me passado pela cabeça ser uma franqueada pois era algo muito fora da realidade pra mim naquele momento. Até que pouco tempo depois surgiu o convite para ser sócia da nossa primeira unidade em Patos de Minas, que inaugurou em novembro/17.”  

Luisa: “Surgiu através do desejo incessante de querer transformar vidas, e com uma conversa com amigos veio então o convite para fazer parte dessa empreitada.” 

Michele: “Foi em 2017. A ideia de ter meu próprio negócio, veio após o nascimento da minha primeira filha. Quando me tornei mãe meu desejo foi por algo que me proporcionasse mais estabilidade e segurança, mesmo nos momentos de minha ausência, onde estaria desempenhando o papel de mãe.”  

Tayná:  “A ideia surgiu dois anos após me formar em Odontologia, no qual eu e meu esposo- na época namorado, pensávamos em abrir uma clínica que não dependesse do nosso nome para ficar conhecida. Foi aí então que conhecemos uma unidade da Oral Sin de Santa Catarina, e nos apaixonamos pelo formato de gestão.”  

2-) Como você enxerga o modo feminino de liderar? 

Adriele: “Acredito que todos nós somos iguais, independente do sexo e religião! A mulher é multitarefa, sabe olhar os 360º de tudo o que faz, mas é do nosso DNA isso!

A partir do momento que você se torna uma gestora, você tem em uma mão o empreendedorismo e o lado acolhedor de uma mãe para a liderança!

Vejo muitos homens empreendedores que me inspiram também, mas vejo também mulheres como Luiza Helena Trajano e Sonia Hess (Dudalina), que criaram um movimento dando asas para que possamos nos tornar grandes no que fazemos!” 

Layra: “Creio que nós mulheres temos um modo mais sensível, maternal e mais intuitivo de liderar. Além disso, temos um dom natural para persistir e vencermos desafios. Apesar da tendência maior de agirmos mais com o coração que a razão, considerando também uma uma pitadinha de maternalismo, creio que somado a todos os pilares que sustentam um bom líder como estar sempre pronto para servir e ser empático, a liderança feminina tende a ser muito equilibrada e de alto impacto! Também não poderia de ressaltar nossa alta resiliência, flexibilidade e grande habilidade de nos dividirmos em inúmeras funções que já faz de nós líderes por natureza.”  

Layra Rezende 
Franqueada das unidades: Patos de Minas, Caldas Novas, Catalão e mais 2 unidades em implantação.

Luisa: “Enxergo com um sentimento de pertencimento, de ser! De visualizar o todo com um toque feminino e delicado.” 

Michele: “O modo feminino de liderar, principalmente, na atualidade, vem se destacando, diante de uma característica marcante em nós mulheres, que é a sensibilidade.

Temos a capacidade de reconhecer aquilo que não é dito, entendendo aquilo que nosso colaborador ou cliente precisa naquele momento.”

Tayná: “Para mim tanto o modo feminino como o masculino, tem a mesma igualdade, ou seja a forma de liderar uma empresa depende do perfil de cada pessoa, no qual deve ser uma pessoa considerada com a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos.”  

3-) Qual o impacto pra você em saber que transforma tantas vidas? 

Adriele: “Quando eu acordo eu penso nas pessoas que estão comigo, elas fazem parte de cada detalhe e cada sucesso, claro, não consigo dar atenção para todos da mesma forma, mas penso em cada uma delas todos os dias! Acho que o mais importante é saber que eu impacto no crescimento delas, mas principalmente que elas impactam demais no meu próprio crescimento também!” 

Layra: “Para mim é o que dá sentido a tudo!

Na minha visão, só se pode ser um bom líder se você consegue inspirar sua equipe a querer crescer e ser melhor a cada dia.

Eles são o termômetro e o combustível que me guiam nessa nobre missão de impactar vidas através do nosso trabalho até porque sem eles nada acontece! Sem dúvidas uma das maiores bênçãos e privilégios que recebi na vida.” 

Luisa:

“O impacto é inefável, pois não há como descrever em palavras um sentimento de extrema gratidão.”

Luisa Berlato Silva
Franqueada das unidades de Frederico Westphalen e Sarandi-RS. – @luisaberlatocd

Michele: “É maravilhoso, que gera muito orgulho e me motiva cada dia mais. Aprendemos com a franqueadora e levamos para vida: Trate bem seu colaborador, pois assim ele tratará bem seu cliente!” 

Tayná: “Uma enorme gratidão em saber que fazendo aquilo que eu tanto amo e aprendo sempre mais um dia após o outro, consigo fazer com que as pessoas ao meu redor, no caso colaboradores também consigam desenvolver novas habilidades e conquistar novos sonhos, assim como os meus.” 

4-) Quais características femininas você acredita que agregam na hora de abrir uma franquia? 

Adriele: “Cada pessoa possui um perfil, eu me considero uma pessoa de desafios, não posso ver um que eu quero entrar e fazer a diferença! Acho que a mulher tem isso dentro de si, de desafiar a si mesmo todos os dias e tentar reverter uma cultura retrógrada, baseada no fato de acreditar na falta do poder feminino! Quando se fala de grandes empreendedores, logo vem a mente do ser humano homens grandes como Bill Gates, Steve Jobs, Elon Musk, esta é uma visão deturpada no psicológico da humanidade sobre empreendedorismo e acho que hoje estamos conseguindo equilibrar isso. E quando se fala em franquia, estamos falando em adaptar processos coexistentes que deram certo e particularmente falando, nós mulheres nascemos dentro de um processo de metas e objetivos de vida e nos adaptamos bem em pegar um modelo de sucesso e agregar realizações e ações diferentes dentro de um processo existente!” 

Layra: “Enxergo todas as mulheres como empreendedoras, gestoras e visionárias dentro de nossos próprios lares, conseguindo facilmente trazer isso também para os negócios. Por termos uma sensibilidade mais aguçada e por geralmente colocarmos muito a família em primeiro lugar, principalmente no que se refere aos filhos, creio que acabamos nos identificando bastante com o modelo de franquias visto que já são modelos de negócios testados e que comprovadamente funcionam, nos trazendo de certo modo uma segurança maior na hora de empreender, mesmo que no mundo dos negócios nada seja certo, buscarmos correr riscos calculados para evitar ao máximo grandes choques entre vida pessoal, maternidade e vida profissional é uma tendência feminina.  

Por se tratar de um modelo já testado, se torna possível visualizar os caminhos a serem percorridos antes mesmo de abrir as portas, tendo noção real dos desafios e resultados pertinentes ao modelo de franquia escolhido; o que levamos bastante em consideração para que se torne viável nos organizar da melhor forma entre as inúmeras funções que temos.”  

Luisa: “Primeiro alinhamento de propósito com a empresa, segundo estar preparada e disposta para dar o seu máximo, e claro ter alegria.”  

Michele: “As características mais marcantes que identifico nas mulheres são: criatividade, empatia, elas são mais persuasivas, conseguem fazer a união da equipe e ter uma visão geral da empresa, ou seja, a mulher consegue assumir vários cargos e ser assim mais proativa e versátil em seu ambiente de trabalho.” 

Michele Andressa Zanini Stefani
Franqueada de 4 unidades, sendo 3 em Belo Horizonte: região da Pampulha, Bairro Barreiro e Bairro Santa Efigênia, e outra na região metropolitana em Contagem.

Tayná: “Com toda certeza, o nosso perfil feminino agrega muito na abertura de uma franquia na questão de sermos detalhistas e organizadas, e isso ajuda muito. Uma pessoa organizada, consegue se planejar com antecedência e fazer tudo aquilo que almeja.” 

5-) Deixe uma mensagem inspiradora para as mulheres que ainda estão inseguras sobre ter seu próprio negócio.

Adriele: “Sei que o mundo, às vezes, vira as costas pra você. Sei que, às vezes, somos tratadas como um fogão, que dizem que não dirigimos bem e até mesmo que não nascemos para nada! 

Mas vou te dizer que sim, nascemos para voar muito mais alto, nascemos iguais nesta sociedade e sei que podemos nos tornar exemplos para homens e mulheres!

Se andarmos juntas e criarmos coragem de encarar o mundo, vamos transformar juntos a humanidade!”

Layra: “Toda mulher carrega, dentro de si, uma força imensa para ousar e encarar desafios! Temos o dom natural de sermos multipotenciais e temos que usar e abusar dessa característica inata que temos. Busque por um negócio que esteja alinhado com seus propósitos de vida e que venha ao encontro do que você busca enquanto mulher, mãe, esposa e empreendedora, junte com uma boa dose de coragem e persistência – e tenha certeza de que o caminho para o sucesso será certo! E lembre-se: lugar de mulher é onde ela quiser. Não deixe que seus medos decidam seu destino! Você foi feita para vencer!”

Luisa: “Não espere suprir todos os teus anseios e também tuas dúvidas para abrir um negócio. Esteja certa de que irá aprender – e muito – com o seu negócio e esteja preparada para dar o seu toque especial para o seu empreendimento ser do seu jeito mais alegre e transformador.”

Michele: “Não deixe que ninguém defina seu sucesso.

Transforme o medo, as perdas e o fracasso em suas maiores armas para se motivar todos os dias e, quando a motivação não existir, é a disciplina que nos fará continuar nosso caminho.” 

Tayná: “Faça dos seus sonhos a inspiração que precisa para realizá-los.” 

Tayná Oliveira Pires de Freitas
Franqueada das unidades de Gramado, Xanxerê, Umuarama, Cianorte, Guaíra, Itapema e Venâncio Aires.  – @drataynapires_