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Franquias de Alimentação: Conheça o Guia de Franchisings da SMZTO

Campeãs de franchisings, alimentação é disparado o segmento que mais empreende franquias no país. Leia o Guia de de Franquias de Alimentação.

13 min de leitura • 29 de abril de 2021

Confira o império de franquias de alimentação da SMZTO e saiba como ser um franqueado no maior grupo de franquias do país.

Alimentação é disparado o segmento que mais empreende franquias no país. Sobram razões para isso. O ramo alimentício é um tipo de consumo essencial, com demanda a qualquer hora do dia e que independe de período do ano, de momento econômico ou de tendências. 

Mais: Franquia de alimentação possui um vasto repertório de opções de negócios, com refeições, culinárias e gastronomias para todos os gostos e sabores. 

Quero uma assessoria SMZTO para abrir uma Franquia
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Maior grupo de franquias do país, o Grupo SMZTO apresenta o Guia de Franquias de Alimentação, que reúne:

  • Oakberry Açaí Bowls (açaí)
  • L’Entrecôte de Paris (comida francesa)
  • Greenjoy (fast-casual saudável)
  • Gua.co (fast-casual de comida mexicana)

*Confira detalhes de cada franquia mais abaixo

Para se ter uma dimensão da força das franquias de alimentação pelo país, os franchisings do gênero movimentaram mais de R$ 13 bilhões no 4º trimestre de 2020, segundo informa a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Campeãs de franchisings no Brasil, as franquias de alimentação ficam bem à frente do segundo segmento no ranking: saúde, beleza e bem estar. 

Franchisings de saúde, beleza e bem estar movimentaram R$ 10,7 bilhões no 4º trimestre de 2020. 

Em média, o brasileiro gasta 25% do salário comendo fora de casa, de acordo com pesquisa do IBGE. O “Food Service” é lucrativo durante todo o ano.

Em um período de restrições de circulação pelo país em virtude do coronavírus, as redes alimentícias mantiveram suas operações, se sobressaindo em relação a outros segmentos e elevando sua importância aos consumidores. 

Outro ponto importante: as franquias de alimentos foram um dos segmentos que menos sofreram o impacto da pandemia do Covid-19. 

Como funciona uma franquia de alimentação
Balcão Franquia de alimentação.

Dados do último trimestre de 2020, em plena pandemia, mostram que a criação de novas franquias do gênero foi bem próxima (-0,6%) em relação ao 4º trimestre de 2019, período sem o coronavírus.  

Perguntas frequentes sobre franquias

O que é uma franquia de alimentação?

O franqueado de uma rede de alimentos irá gerir um modelo de negócio consagrado, conhecido e cuja marca se tornou reconhecida graças a metodologias e padronizações implementadas.

Quando se fala em alimentação, direcionamos para um universo pautado por enorme consumo e variedades. Cada dia mais o consumidor exige praticidade sem perder a qualidade. Caso contrário, ele não pensará duas vezes em procurar comércios concorrentes.

A exigência cada vez maior do consumidor faz com que as franquias de alimentação tenham posição privilegiada no aspecto mercadológico. 

Saiba por quê:

  • A franquia já nasce sendo conhecida pelo público;
  • A franquia herda um histórico de aprovação dos consumidores no que se refere à receita e ao alimento produzido pela marca;
  • A publicidade na TV e mídias sociais feita pela marca gera retorno direto aos franqueados;
  • O preparo dos alimentos e a cultura organizacional são padronizados, otimizando processos e gerando aceitação imediata do público;
  • Peça-chave de uma empresa de alimentos, o atendimento ao público passa por rigoroso treinamento de capacitação e qualificação feito pelo franqueador;
  • A franquia recebe o suporte do franqueador na gestão do empreendimento.

O diferencial para quem opta por uma franquia de alimentação, em vez de um comércio “do zero”, é que o franqueado inicia já com uma marca bem sucedida, aceita pelo público e com a expertise necessária para superar eventuais adversidades ao longo da atividade.

Empreendimentos sem marca reconhecida terão de quebrar a barreira com o consumidor: “Será que eu vou gostar da refeição?”.

Tal dúvida inexiste em uma franquia de alimentação. 

Papel do franqueador

Mais do que autorizar a exploração da marca a um franqueado, o franqueador terá um papel importante ao longo de todo o processo. 

Cabe ao franqueador auxiliar o franqueado em diversas questões:

  • Gestão de risco;
  • Gestão financeira
  • Recrutamento;
  • Treinamento de profissionais;
  • Padronização de processos;
  • Manuseio, acondicionamento e armazenamento dos alimentos;
  • Atendimento ao consumidor.

O franqueado de alimentação terá suporte integral da SMZTO na elaboração e desenvolvimento do negócio

Como funciona uma franquia de alimentação

Franchisings entregam soluções em logística, acondicionamento e produção de alimentos, serviços determinantes para o sucesso em negócios com refeição. 

Todas as franquias de alimentação da SMZTO obedecem a um rigoroso processo de controle, armazenamento e produção. 

Esse monitoramento rígido é mais do que necessário, afinal a alimentação está inserida em um segmento de grande consumo, que lida com produtos perecíveis e que não admite falhas em nenhuma etapa da cadeia de produção.

Por esse e outros motivos, é que o dono de negócio precisa ter domínio não apenas em gestão, mas de atividades cotidianas do ramo alimentício. 

O conhecimento no segmento de alimentação ajudará na elaboração da logística de aquisição de ingredientes e equipamentos. 

Papel do franqueado

É um grande erro achar que basta adquirir um modelo famoso (franquia) e colocar em prática para que o espaço seja um sucesso.

O dono de uma franquia terá pela frente uma série de fatores extra alimentação que determinarão o êxito do empreendimento.

Primeiramente, é primordial que o ponto comercial combine com a marca escolhida. Antes de definir o local da franquia, faça um estudo do fluxo de pessoas e dos valores que serão utilizados no aluguel ou compra da área. 

Paralelamente à produção das refeições, o franqueado deverá ter em mente questões financeiras importantes, como: 

  • Taxa de retorno;
  • Margem de lucro;
  • Faturamento mensal.
  • Análise de riscos;
  • entre outros

O modelo de franchising funciona perfeitamente neste período, pois são empreendimentos que demonstraram força em outros períodos de crises e instabilidades. 

São marcas que carregam eficiência e resiliência em seus DNAs. 

Como abrir uma franquia de alimentação?

O ramo de alimentação oferece grande variedade de negócios, possibilitando a abertura de franquias de diferentes tamanhos, formatos e valores.

Pode ser desde uma franquia quiosque até um grande local para refeições.

É importante que o franqueado possua capital disponível para aplicação dos recursos necessários na estruturação e gestão inicial do negócio.

O capital mínimo necessário para se montar uma franquia da SMZTO é de R$160 mil.

O Grupo SMZTO apresenta diversas opções de tamanhos e formatos de negócio para investir. Seja um franqueado do grupo SZMTO.

Quero uma assessoria SMZTO para abrir uma Franquia
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Recado importante: antes de abrir uma franquia de alimentação, confira se o seu estabelecimento terá permissão para funcionar junto à prefeitura, do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Um comércio pode ser barrado caso descumpra questões de zoneamento do município. 

Franquias de alimentação na pandemia

As franquias de alimentação têm se destacado na pandemia. Enquanto muitos segmentos foram seriamente afetados pelo covid-19, como setores aéreo e de entretenimento, o ramo alimentício provou sua força. 

Devido à limitação para gastos externos, as pessoas ficaram mais em casa e priorizaram a alimentação. 

Atividade essencial na pandemia, o serviço de alimentação viu seu modelo de negócio passar por intenso desenvolvimento visando à potencialização de seu atendimento e base de consumo. 

Mais do que escolher um empreendimento, o franqueado do gênero alimentício deve se aprofundar na tecnologia para que ela seja um importante aliado no impulsionamento de seus negócios. 

Tendências do mercado de franquias de alimentação

O delivery sempre foi o braço direito de uma franquia de alimentação. Na pandemia, esse serviço se tornou uma valiosa fonte de receita. 

As entregas de alimentos dispararam no período de restrições para combate do covid-19. 

Startup de finanças, a Mobills fez um levantamento interessante sobre deliverys. A empresa analisou mais de 46 mil usuários entre janeiro e dezembro de 2020, e constatou que os gastos com os principais aplicativos de alimentação cresceram 149%. 

Portanto, ao projetar uma franquia de alimentos, é fundamental planejar o serviço de entregas e análise dos dados. A SMZTO oferece franquias que atendem 100% delivery.

No Brasil, o conceito de delivery está totalmente ligado à entrega de comidas. A maioria dos serviços de delivery é destinado a atender a enorme demanda de pedidos por alimentos.     

Guia de franquias de alimentação da SMZTO

Conheça mais detalhes das franquias de alimentação da SMZTO:

1. Oakberry Açaí Bowls

Imagine unir uma paixão do brasileiro, o açaí, com um modelo conhecido pela pronta entrega? 

A franquia Oakberry Açaí Bowls usa o conceito fast-food para entregar em 2 minutos uma alimentação saudável: o açaí, fruto típico da região amazônica. 

O açaí caiu no gosto do brasileiro por ser nutritivo, refrescante, delicioso e bem acessível ao bolso do cliente.

O modelo de negócio da Oakberry foi pensado no perfil dos consumidores e na flexibilidade do mercado. São dois tipos de modelo: 

  • Franquia Loja 

Com exclusivo projeto arquitetônico e todos os componentes necessários para encantar os clientes.

  • Franquia Quiosque

Modelo dinâmico e de fácil acesso aos clientes. Perfeito em áreas comerciais, como shopping centers.

O sucesso da Oakberry atravessou fronteiras. A franquia de açaí se espalhou por mais de 4 continentes e 15 países, como: Estados Unidos, Austrália, Emirados Árabes, China, Espanha, Portugal, Israel, Colômbia, Chile e Peru. 

Consolidada no Brasil e exterior, a franquia Oakberry tem suporte total da franqueadora 24h por dia. Seu projeto arquitetônico especial, que remete à cor do açaí, traz associação direta ao consumo do fruto. Atendimento também por delivery.

  • Investimento da Oakberry a partir de R$ 160 mil.
  • Lucratividade média mensal entre 15% até 20%.
  • Faturamento médio mensal de R$ 70 mil.

2. L’Entrecôte de Paris 

Quem já foi a Paris sabe que é impossível conhecer a cidade francesa e não saborear o suculento entrecôte francês. 

Prato famoso nos principais restaurantes parisienses, o entrecôte fatiado é acompanhado com fritas, e recoberto com molho secreto. 

Essa receita que faz fama em Paris é tão espetacular que é o prato único da franquia L’Entrecôte de Paris. 

A receita desse molho especial, aliás, é guardada a sete chaves. São vinte e um ingredientes e mais de trinta e seis horas para ser preparado.

Com um prato clássico desse não precisa de outras opções.

Este conceito, já bastante apreciado e difundido na Europa e no mundo, foi introduzido no Brasil no fim de 2009.

Atualmente, a franquia L’Entrecôte de Paris possui um modelo de negócio 100% delivery. 

Mais informações sobre o modelo delivery da franquia

Conhecida como dark kitchen, a operação 100% dedicada ao delivery é sinônimo de eficiência e redução de custos.

  • Não requer fachada nem estrutura de salão;
  • Economia com operacional de atendimento;
  • Aluguéis mais baratos do que em pontos de alto fluxo, como shoppings e ruas de comércio.

Lucratividade média mensal acima de 20%.

Faturamento médio anual de R$ 1 milhão.

4. Greenjoy

A alimentação rápida e saudável cresceu exponencialmente nos últimos anos. Sim, pessoas de todas as idades prezam por uma alimentação natural em busca de uma vida melhor. 

Não à toa, o setor de alimentação ligado à saúde e bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014, de acordo com pesquisa do Sebrae.

A franquia Greenjoy investe justamente na produção de refeições ricas em nutrientes no modelo health fast-casual.

A franquia se tornou referência em fast-casual de alimentos. 

São mais de 1 milhão de atendimentos e mais de 400 mil wraps, com média de 350 atendimentos por dia.

Como surgiu o Greenjoy

O Greenjoy nasceu da ideia de dois apaixonados por esporte: Marcos Rodriguez e Fernando Lemos. 

Amigos de infância e ex-atletas profissionais, Marcos e Fernando sentiam falta de um local onde os pratos principais fossem opções coloridas, amplas e compostas de verduras e frutas variadas, compondo uma dieta perfeita e deliciosa.

Aquela conversa se transformou em negócio. Em 2009, eles lançavam a Joy Juice. O tempo passou, a marca evoluiu e o nome mudou para Greenjoy.

  • São 4 unidades do Greenjoy.
  • Lucratividade média mensal de 14%.
  • Faturamento médio mensal de R$ 350 mil.

Mais informações sobre o Perfil Financeiro da franquia

  • Capital de giro: R$ 107,579,84;
  • Taxa de Franquia: R$ 50 mil;
  • Prazo de retorno sobre o capital investido: 30 meses.
  • Investimento total: R$ 905.716,00.

5. Gua.co

A Gua.co é uma franquia especializada em comida mexicana que encontrou no Brasil um lugar excelente para negócios. Veja alguns motivos:

  • Os brasileiros se interessam cada vez mais pela culinária mexicana. Cardápios com Burrito e Taco já se incorporaram no gosto nacional;
  •  Os dois importantes ingredientes da cozinha mexicana – feijão e milho – são encontrados facilmente no Brasil e possuem uma legião de fãs por aqui.
  •  A união de tempero típico mexicano com recheio de frango ou de carne suína combina com qualquer situação.

A marca foi desenvolvida cuidadosamente, inspirada em benchmarks do mercado Americano e Europeu.

A Gua.co apostou no crescimento de redes fast-casual, voltadas à alimentação saudável, de forma personalizada e sem atendimento na mesa.

O Grupo SMZTO oferecerá seu expertise ao franqueado da rede Gua.co em todas as etapas do negócio:

– Da identificação do ponto até a inauguração; 

  • Da identificação do ponto até a inauguração;
  • Auxílio dos nossos consultores especializados até planos de ação específicos;
  • Estratégias de crescimento a médio e longo prazo;
  • Acompanhamento de todo o processo de implantação do seu Gua.co.

Lucratividade média mensal entre 11% até 15%.

Faturamento médio mensal de R$ 300 mil.

Mais informações: 

Média de 9 mil clientes mês. 

Retorno de investimento: 26 meses.

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