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Franquia em cidade pequena: saiba quais são as principais vantagens

Modelo de negócio em município pequeno tem impacto maior e investimento, em média, 30% menor em relação a uma franquia de cidade grande.

6 min de leitura • 28 de abril de 2023

Como seria adquirir uma rede famosa, comentada em toda a cidade, que oferece produto diferenciado, sem concorrentes diretos, e por um valor bem abaixo do normal?

Essas vantagens listadas são típicas de franquias instaladas em cidades pequenas. Mesmo conhecida, uma franquia atuante na cidade grande pode ser apenas “mais uma” no meio da multidão. Já uma rede famosa e bem gerenciada certamente virará atração em um município de menor porte. 

Saber gerir e capitalizar esse local desejado pelos moradores é a chave do sucesso para o empreendedor

Um modelo padronizado, diferenciado e eficiente se tornam referências em qualquer lugar, sobretudo em cidades pequenas, acostumadas a serviços pouco profissionais. 

Maior grupo de investimentos do país, a SMZTO apresenta diversos tipos de formatos de franquias, atendendo de acordo com a demanda de cada região. 

Mais uma vantagem: dependendo da marca escolhida, o valor a ser investido para montagem pode ser 30% menor em relação ao modelo em cidade grande.

O grupo SMZTO oferece oportunidades de franquias a partir de R$ 100 mil para municípios menores

Vantagens de abrir uma franquia em uma cidade pequena

  • Custo menor de montagem da franquia (em até 30%) em relação a uma franquia em cidade grande;
  • Baixa concorrência;
  • Empreendimento se torna atração em cidade pequena;
  • Os produtos diferenciados das franquias se tornam ainda mais valiosos em cidades pequenas;
  • Custo com colaboradores é menor em relação à cidade grande;
  • Franquia será bastante conhecida na região;
  • Cidades pequenas prezam pelo relacionamento mais próximo com o colaborador. Treinamentos de capacitação de funcionários enriquecerão o atendimento ao cliente;

Qual a melhor franquia para uma cidade pequena?

É primordial analisar as características de cada município antes de escolher a rede comercial franqueada. 

Essa análise deverá levar em consideração os principais indicadores econômicos locais, a renda per capita da região, o potencial turístico local e suas sazonalidades (algum evento importante na região, por exemplo).

Existem muitos tipos de franquias no mercado: restaurantes, lojas de roupas, escolas, higiene, bem-estar, saúde, pets e muitas outras. 

O conselho é: exerça a sua habilidade em um segmento que você tenha experiência, aliando com a oportunidade de negócio na região.

Determinados empreendimentos têm demanda em qualquer época, região e período econômico.

É o caso da franquia OdontoCompany, a maior rede de odontologia do Brasil, com mais de 2.000 clínicas espalhadas pelo país

Com mais de 30 anos de excelência, a OdontoCompany oferece serviço dentário completo (implantes, facetas, próteses, limpeza, extração, canal, aparelho ortodôntico e clareamento).

Os modelos de negócios têm formatos variados, combinando com o local a ser instalado.

Veja os valores para investimento na OdontoCompany:

  • Custo implantação: de R$ 40 mil a R$ 90 mil
  • Capital de giro: de R$ 45 mil a R$ 61 mil
  • Equipamentos e utensílios: de R$ 39 mil a R$ 65 mil
  • Taxa de royalties: 7% sobre o faturamento bruto
  • Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 71 mil
  • Taxa de Publicidade: 2% sobre o faturamento bruto

Plano de Negócio

Franquias em cidades pequenas têm a vantagem de aplicar modelo de negócio com porte menor, otimizando recursos sem perder sua eficiência. 

O empreendedor consegue instalar uma marca famosa e que cause impacto local sem a necessidade de adquirir um negócio de grande porte, o que geralmente ocorre em capitais. 

É importante frisar que, ao se associar a uma franquia, o investidor herdará valores presentes no DNA da empresa:

  • A franquia já nasce sendo conhecida pelo público;
  • A franquia herda um histórico de aprovação dos consumidores no que se refere à receita e ao alimento produzido pela marca;
  • A publicidade na TV e mídias sociais feita pela marca gera retorno direto aos franqueados;
  • O preparo dos alimentos e a cultura organizacional são padronizados, otimizando processos e gerando aceitação imediata do público;
  • Peça-chave de uma empresa de alimentos, o atendimento ao público passa por rigoroso treinamento de capacitação e qualificação feito pelo franqueador;
  • A franquia recebe o suporte do franqueador na gestão do empreendimento.

Facilidade na Gestão

O gerenciamento de uma franchising pode ter vantagens em regiões interioranas.

Financeiramente falando, em qualquer cidade pequena do país, o valor médio salarial é menor em relação a uma cidade grande. 

Portanto, é possível montar equipes qualificadas por um custo abaixo de uma mesma franquia instalada em capitais, por exemplo. 

A qualificação profissional é uma das excelências de uma franquia. Por essa razão, independentemente do seu tamanho e formato, o empreendimento oferecerá alto padrão.

A gestão de uma franquia em cidade pequena ainda conta com a vantagem da rede ser referência no mercado de trabalho local.

Plano de Marketing 

Paralelamente aos menores custos em relação à exploração da marca, o franqueado terá custos menores também na elaboração do plano de marketing. 

Mesmo com menos recurso investido em comunicação em comparação a uma capital, por exemplo, o alcance será proporcionalmente maior em cidades pequenas. 

Exemplo: sua franquia funciona em um município de 50 mil habitantes.

No plano de marketing, o principal jornal e rádio da cidade foram escolhidos para anunciar o empreendimento. 

Essa divulgação atinge diretamente 25 mil pessoas da cidade.

Ou seja: 50% dos moradores sabem da existência da franquia.

Essa porcentagem pode aumentar conforme a comunicação tradicional do “boca a boca”.

Portanto, seu empreendimento estará muito bem posicionado na cidade. 

Por um valor muito maior, o franqueado de uma grande cidade teria de desembolsar para divulgar em mídias de centros maiores, e o resultado certamente não atingiria uma porcentagem tão expressiva em comparação a um município de menor porte.

A comunicação assertiva, aliada a um atendimento qualificado típico de uma franchising, elevam a possibilidade de sucesso do empreendimento.

Logicamente que os bons resultados de um empreendimento dependem de diversos outros fatores.

Baixa Concorrência e Possibilidade de Expansão

O mesmo se aplica à possibilidade de expansão da marca por áreas adjacentes de menor porte.

Uma vez estabelecida em uma cidade pequena, a franquia pode usar o exemplo bem sucedido e ampliar mantendo os investimentos a custos menores.

Outra grande vantagem de se associar a uma marca famosa em uma cidade pequena é a baixa concorrência. 

A oferta de determinado produto ou serviço é menor em região pequena.

A franquia pode aproveitar essa escassez natural em cidades menores para ser a líder neste produto/serviço.

Trabalhar com uma franquia exige disciplina, cumprimento de padrões e atendimento qualificado. 

Esse expertise de uma franquia faz enorme diferença em uma cidade pequena!

Veja as melhores opções de franquias da SMZTO.