Franquia Instituto Gourmet

Toda semana traremos informações sobre uma franquia em destaque. A franquia de hoje está revolucionando o mercado de ensino profissionalizante gastronômico, e vem adotando medidas rápidas e eficazes durante o período de pandemia. Conheça a franquia Instituto Gourmet: modelo de negócio rentável, inovador e de baixa concorrência.

Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli, e em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, só no ano passado, o Instituto Gourmet comercializou 88 unidades e obteve um faturamento de R$ 45 milhões. Com a sociedade com o Grupo SMZTO, a meta da rede é comercializar 100 unidades e atingir o faturamento de R$ 70 milhões de reais, além de apostarem no lançamento de novos cursos.

Atualmente, a franquia Instituto Gourmet é a maior rede de cursos profissionalizantes na área de gastronomia do Brasil, e conta com 100 unidades comercializadas, sendo 60 delas ativas.

Perfil Financeiro

  • Royalties: 8%
  • Fundo de Propaganda: 2%

Cidades de até 100 mil habitantes

  • Metragem: 200m2
  • Taxa de Franquia: R$ 40.000
  • Investimento Inicial: R$ 188.300
  • Capital de Giro: R$ 22.000
  • Faturamento médio mensal após estabilidade: R$ 100.000
  • Lucratividade média mensal: 25%-35%
  • Prazo de Retorno médio: 18-24 meses

*Valores estimados com base na média histórica da rede

Cidades de até 250 mil habitantes

  • Metragem: 200m2-300m2
  • Taxa de Franquia: R$ 60.000
  • Investimento Inicial: R$ 222.750
  • Capital de Giro: R$ 30.000
  • Faturamento médio mensal após estabilidade: R$ 135.000
  • Lucratividade média mensal: 25%-35%
  • Prazo de Retorno médio: 18-24 meses

*Valores estimados com base na média histórica da rede

Cidades acima de 250 mil habitantes

  • Metragem: 200m2-300m2
  • Taxa de Franquia: R$ 70.000
  • Investimento Inicial: R$ 260.500
  • Capital de Giro: R$ 39.000
  • Faturamento médio mensal após estabilidade: R$ 180.000
  • Lucratividade média mensal: 25%-35%
  • Prazo de Retorno médio: 18-24 meses

*Valores estimados com base na média histórica da rede

Diferenciais da franquia Instituto Gourmet

Investimento em marketing nacional

O Instituto Gourmet fortalece a marca investindo em ações nos programas televisivos com grande audiência para as classes de maior consumo, como Hora do Faro e Programa É Da Gente. Além disso, a rede tem uma nova garota-propaganda: Ana Maria Braga.

Ana Maria Braga é garota-propaganda da rede de franquias Instituto Gourmet. Personalidade Global com alto índice de aceitação pelo público-alvo  e imagem que agrega valor à marca.

Plataforma de Ensino Online

Além do ensino prático realizado dentro da sala de aula com instrutores, o Instituto Gourmet possui plataforma de ensino online e aplicativo para os alunos estudarem no conforto da sua própria casa, com flexibilidade de horário e chats abertos em tempo real para comentários e dúvidas.

Excelência através de Treinamentos

O Instituto Gourmet oferece treinamento completo desde a escolha do ponto comercial até o pós inauguração: administrativo, comercial, marketing e pedagógico.

A rede fornece todo o treinamento necessário para o franqueado: orientação para recrutamento de colaboradores, software de gestão, projeto arquitetônico e escolha dos equipamentos. Além disso, realiza treinamento para os colaboradores, fornecimento de material didático e consultoria pedagógica.

A franqueadora também realiza suporte completo ao marketing do franqueado, com lançamento de campanhas de incentivo para público final e interno, e campanhas institucionais, de preço, sazonais, voltadas para o aumento do faturamento da sua franquia.

Setores em crescimento

A franquia Instituto Gourmet atua em 3 setores de grande potencial e crescimento no Brasil: Franchising, Educação e Gastronomia.

Franchising: A taxa de mortalidade de uma franquia é de 3,7% contra 24,9% de um negócio próprio.

Educação: Em 2019 mais de R$ 12 bilhões foram faturados por franquias do setor educacional, segundo dados da Associação Brasileira de Franquias.

Gastronomia: Procura por vagas nas escolas de gastronomia cresceu 60% nos últimos 5 anos.

Gerar emprego ou renda extra

O foco da rede Instituto Gourmet são os cursos profissionalizantes com foco no encaminhamento ao mercado de trabalho e empreendedorismo, gerando uma oportunidade de investimento com retorno efetivo aos alunos, transformando vidas através da gastronomia.

Depoimento de aluna da rede Instituto Gourmet, Claudia.

Franquia Instituto Gourmet para todos os tipos de cidade

O Instituto Gourmet possui modelo de negócio adaptado para todos os tamanhos de cidade:

  • até 100 mil habitantes;
  • até 250 mil habitantes;
  • acima de 250 mil habitantes.

Passo a passo para abrir uma franquia Instituto Gourmet

  1. Conheça o projeto
  2. Reunião com o time de especialistas em novas franquias do Instituto Gourmet e da SMZTO
  3. Análise de COF – Circular de Oferta de Franquia
  4. Assinatura do Contrato
  5. Escolha do imóvel
  6. Adequação da unidade (prazo de 3 a 6 meses)
  7. Treinamentos
  8. Inauguração

Depoimentos de franqueados de sucesso

A franquia Instituto Gourmet é um modelo de negócio inovador, de baixa concorrência e excelente lucratividade. Confira o depoimento de franqueados que já estão experimentando o gosto do sucesso.

Para saber mais sobre o modelo de negócios de Franquias, acesse nossa página de Perguntas Frequentes. Caso você tenha se interessado pelo Instituto Gourmet e deseja bater um papo com nossos especialistas em novas franquias, cadastre-se aqui.