O Franchising mais uma vez demonstra sua resiliência.

Em meio a tantas mudanças, o Franchising segue demonstrando a força e resiliência do trabalho em grupo.

Originalmente publicada em: Franchising mais uma vez demonstra sua resiliência durante o Covid-19. https://www.franchising.com/articles/franchising_once_again_demonstrates_its_resilience_during_covid19.html

Um dos últimos termos do momento é o Novo Normal, que se refere ao ambiente econômico pós-pandemia, quando as pessoas esperam retornar a algum grau de normalidade. Alguns franqueadores já estão adaptando suas operações e aumentando as atividades de desenvolvimento de franquias. Esses esforços são auxiliados pelos benefícios fundamentais que o modelo de franquia oferece. E fazem com que o franchising mais uma vez demonstre sua resiliência em meio ao contexto de Covid-19.

Um estudo recente das universidades de Harvard, Illinois e Chicago estimou que mais de 100.000 pequenas empresas fecharam permanentemente em março durante a pandemia. Embora atualmente haja uma falta de dados abrangentes sobre as paralisações de franquias, os desafios para as marcas e seus franqueados permanecem. Informações  coletadas, incluindo relatórios de vários seminários on-line de franquias, indicam que muitas empresas de franquias estão sobrevivendo melhor à pandemia quando comparadas com empresas de propriedade independente.

De acordo com uma pesquisa recente da FranConnect, aproximadamente dois terços dos franqueadores continuam a vender franquias, apesar de 75% das marcas de franquias que oferecem serviço de alimentação suspenderem suas atividades de desenvolvimento de franchising. Por outro lado, inúmeras franquias QSR  – Quick service restaurant (ou fast food restaurant) se saíram bem durante a pandemia. Até o momento, o Domino’s Pizza informou que as vendas nas mesmas lojas aumentaram 14% nos primeiros 2 meses de seu segundo trimestre em relação ao ano passado. A pesquisa também revelou que aproximadamente metade dos locais de franquia de serviços pessoais foram fechados. No entanto, esses resultados devem ser moderados, pois as franquias de atendimento domiciliar têm se saído bem.

Diferentemente das empresas não franqueadas, existem certos atributos exclusivos do franchising que fornecem uma vantagem quando se trata de sobreviver à pandemia. Esses atributos incluem os seguintes pontos:

1. Diferentemente de empresas de gestão independente, royalties e outras taxas contínuas são um componente integrante do modelo operacional da franquia. Como resultado, um franqueador pode fornecer alívio financeiro a seus franqueados suspendendo, reduzindo ou perdoando essas taxas.

2. O reconhecimento da marca da franquia pode fornecer aos franqueados uma vantagem competitiva e, portanto, uma maior chance de sobrevivência.

3.A sinergia entre um franqueador e seus franqueados fornece criatividade e a capacidade de se adaptar rapidamente.

4. Os franqueadores podem trabalhar a partir do relacionamento com os fornecedores e o poder de compra para obter alívio temporário para os franqueados, reduzindo os custos com os fornecedores, uma vantagem que a maioria das empresas não possui.

Embora algumas marcas de franquia continuem enfrentando obstáculos à medida que lutam para sobreviver durante a pandemia, a força fundamental da maioria dos sistemas de franquia lhes permitirá adaptar suas operações ao Novo Normal e continuar a crescer. O Franchising mais uma vez demonstra a resiliência do modelo de franquia. Isso pode ser visto como uma vantagem para empreendedores iniciantes, motivando-os a investir em uma franquia em vez de iniciar seu próprio negócio. Além disso, alguns empreendedores podem reconhecer o valor do franchising durante esse período difícil convertendo seus negócios em um modelo de franquia.

Apesar dos obstáculos à frente, a resiliência e a adaptabilidade do modelo de franquia permitiram que inúmeros franqueadores e franqueados superassem os desafios impostos pela pandemia.

Leia também: Impacto da pandemia é menor em franquias do que em negócios isolados. https://smzto.com.br/franchising-experience/impacto-da-pandemia-e-menor-em-franquias-do-que-em-negocios-isolados/