Vantagens de se investir em uma franquia

Você que busca empreender ou uma nova forma de investir, deve observar com bons olhos o segmento de franquias. Com vários modelos e marcas no mercado, esse tipo de empresa proporciona mais segurança e aumenta as chances de sucesso do negócio. Conheça as vantagens de se investir em uma franquia.

Originalmente publicada por Renato Alves em:

https://www.portaldofranchising.com.br/artigos-sobre-franchising/vantagens-de-investir-em-uma-franquia/

Erra quem pensa apenas em fast-food: as franquias estão divididas em diversos segmentos. Ter dinheiro suficiente não é sinônimo de bons resultados. 

Investir certo é uma atitude inteligente. 

Então, por que não comprar uma franquia?

O que é uma franquia?

É uma nova unidade de uma empresa que já existe.

E muitas delas já consolidadas.

Essa nova unidade, tem os mesmos serviços e produtos, além do mesmo nome.

Neste artigo, abordarei alguns motivos para os empreendedores abrirem uma franquia ao invés de tentarem iniciar um novo negócio.

Contínua inovação

As franqueadoras realizam um trabalho de inovação constante.
Para isso, elas criam novas apresentações e novos produtos, sempre visando atender as necessidades dos clientes.
É bom lembrar que a própria rede já cria inúmeras demandas de atualização através das regionalidades de seus franqueados.

Suporte da franqueadora

Uma unidade franqueada recebe suporte e orientação da franqueadora na escolha do ponto comercial, gerenciamento, orientação na gestão, treinamentos dos colaboradores, estratégias de marketing, criação de novos produtos, entre outros.

Seleção de bons fornecedores

Com tantas possibilidades de fornecedores, o franqueado – quando entra em um modelo de franquias – já conta com todo um mercado de fornecedores mapeados, testados e homologados.

Escala

A economia de escala também é uma das vantagens de se escolher investir em franquias.
Os custos de alguns insumos e produtos são divididos e acaba saindo mais barato para toda a rede.

Variedade de opções e segmentos

Casa e construção, alimentação, informática, comunicação, educação, serviços automotivos, moda, saúde, beleza, bem-estar, perfumaria, hotelaria, entretenimento e tantos outros.

Marca consolidada

Quando já existe uma fidelização, uma marca com nome sólido no mercado, fica mais fácil fazer o trabalho de marketing e a captação de clientes.
Sem contar que muitos clientes já buscam por esta marca.

Padronização

Para empreendedores que estão começando, a padronização é uma vantagem importante.
Isso porque, como toda parte de layout e design já é estabelecida, esse aspecto deixa de ser uma preocupação.
Ou seja, irá iniciar uma operação já aprovada pelos clientes.

Por todos os pontos colocados acima, adquirir uma franquia é uma opção para quem deseja um negócio testado e com grandes chances de sucesso. Fique atento na escolha de sua franquia e decida por aquela que se assemelhe ao seu perfil e valores.

Renan Brito, Diretor de Investimentos SMZTO, comenta a matéria

Renan Brito
Renan Brito é Diretor de Investimentos SMZTO.

O modelo de franquias tem algumas vantagens. Do ponto de vista do franqueador, é uma das estratégias de expansão que confere mais velocidade de crescimento. Hoje, aqui no grupo SMZTO, temos marcas nas quais atingimos um crescimento de 20 unidades por mês. E essa velocidade de expansão é principalmente benéfica para aquelas marcas nas quais não há muita barreira de entrada. Isso porque, a velocidade no crescimento te confere domínio de território e ganho de um certo valor de marca, o que acaba sendo uma dificuldade para os seus concorrentes depois. 

A segunda vantagem, é você ter o olho do dono. O modelo de franquia permite que você tenha em cada uma das lojas o franqueado que está lá no dia a dia da operação. E é como diz o ditado, o olho do dono é o que engorda o boi. 

Acho que uma terceira vantagem é o conhecimento regional. O Brasil é um país muito grande, no qual você tem regiões com comportamentos e culturas completamente distintos. E quando você vai abrir um negócio em uma região que tem essas características únicas, contar com esse franqueado para adaptar o produto à região dele, também é algo muito bacana que o franchising te permite. 

Por exemplo o açaí. Em São Paulo, ele muitas vezes é consumido como uma comida rápida, que você pega no meio da tarde. Já no Nordeste, ele pode ser uma refeição completa. Isso tem implicações: Se sua loja vai ter lugar para se sentar ou não, ou se você vai colocar um quiosque em uma região que tem fluxo o dia inteiro, e não só no horário das refeições. Enfim, exemplos pra você ver o valor que tem o conhecimento regional. 

Uma quarta vantagem é a questão tributária. No Brasil o franqueado consegue operar no simples, já com uma rede própria, não. Tem também a vantagem de ser um modelo capital light, ou seja, não precisa de muito capital para conseguir crescer, uma vez que o investimento da loja é feito pelo seu franqueado. E isso tem grande valor em um país como o Brasil, onde o acesso ao crédito é muito difícil e caro.

Do ponto de vista do franqueado, a primeira vantagem e mais óbvia, é o menor risco. Ele vai entrar em um modelo que já está testado e validado, e onde terá transferência de know-how, além da assistência contínua que o franqueador irá prestar a ele. Além disso, pertencendo a uma rede de marca reconhecida, é muito mais fácil conseguir atrair pessoas para consumir seu produto ou serviço.

Tem também a questão dos benefícios de escala, negociar como rede é muito diferente de você negociar como uma loja individual. Uma outra coisa interessante também, e menos óbvia mas que faz muita diferença no dia a dia, é que você consegue trocar conhecimento e experiência com o franqueador, mas principalmente com outros franqueados. Você pode falar com os franqueados da sua rede, perguntar a eles quais foram as dificuldades que passaram ali, contar também as suas dificuldades e realmente cortar caminho. Ou seja, fazer mais rápido e ser mais eficiente.

Por Renan Brito

Para saber mais sobre o mercado de franquias, ouça o episódio 05 do podcast Rádio SMZTO.

Expansão de redes e franqueabilidade.