Fechar modal
Fechar modal
Cadastro realizado com sucesso.
Preencha os dados abaixo e conheça as franquias disponíveis na sua cidade
Qual o local de interesse para abertura da franquia?
Início Cases de Sucesso Empreender proporciona liberdade pa...

Empreender proporciona liberdade para as mulheres

6 min de leitura • 07 de março de 2023

Para celebrar o dia da mulher, as franqueadas Ana Paula da rede Instituto Gourmet, Luciana Rossi do L’entrecôte de Paris e Polyane Fagundes da Oral Sin falam sobre empreender proporciona liberdade para as mulheres

1-) O que significa ser mulher pra você? 

Ana Paula: Ser mulher para mim significa ser batalhadora sem perder a doçura, ser independente mantendo a sensibilidade, e ter coragem todos os dias para dar conta de todas as tarefas que a vida de mulher, esposa, mãe e empresária nos impõe. 

Ana Paula - Franqueada Instituto Gourmet.
Ana Paula – Franqueada Instituto Gourmet.

Luciana: Para mim, nós mulheres, somos um equilíbrio de força e delicadeza. 

Crescemos e somos treinadas para sermos responsáveis por tudo e todos ao nosso redor. Quase sempre encaramos o desafio… Temos coragem, somos destemidas, e ainda assim fazemos as coisas com uma sensibilidade única, cada uma à sua maneira, com sua essência. 

Temos o dom da intuição, algo tão nosso, tão inexplicável e tão potente, que ao entendê-lo, entendemos nosso poder no mundo que nos cerca.

Luciana Rossi - Franqueada L’entrecôte de Paris
Luciana Rossi – Franqueada L’entrecôte de Paris

Polyane: Ser mulher é ser intensa, guerreira, ter liberdade de escolha e seu espaço e direito à voz. Ser mulher é poder gerar um filho, ser mãe, esposa, ter dupla jornada e sempre estar disposta. É ser forte e resiliente. Mulher para mim é sinônimo de resistência, força e coragem.

 Polyane Fagundes - Franqueada Oral Sin
Polyane Fagundes – Franqueada Oral Sin

2-) O que te levou a se interessar pelo empreendedorismo de franquias e como empreender proporciona liberdade para as mulheres? 

Ana Paula: Depois da maternidade e alguns anos dedicados à minha filha, fui em busca de uma nova área e as franquias oferecem uma série de vantagens e benefícios por se tratar de um modelo de negócio já testado, com um plano de negócios seguro e estratégias definidas, com uma marca consolidada e com credibilidade no mercado.

Luciana: O fator principal foi, sem dúvida alguma, ter me apaixonado pelas marcas que escolhi fazer parte. É claro que toda análise de negócio veio na sequência, mas certamente a experiência que tive como consumidora foi o gatilho.

Polyane: Vi na Oral Sin Implantes, um modelo de negócio muito bem organizado e rentável. Odontologia de forma humanizada, que vem de encontro com o que eu acredito.

3-) Você já sentiu alguma forma de discriminação no mercado de trabalho por ser mulher ? 

Ana Paula: Apesar de nunca ter me sentido discriminada no trabalho por ser mulher, sei que ainda estamos numa luta diária por igualdade profissional e salarial. 

Infelizmente, isso ainda é uma coisa muito presente ainda nos dias atuais, com uma cultura corporativa predominantemente masculina.

Luciana: Comecei a empreender aos 25 anos, então, especialmente no início, me senti discriminada por ser uma jovem mulher à frente de um novo negócio. 

Essa discriminação veio de fornecedores, de parceiros de trabalho e da própria equipe, muitas vezes velada e outras vezes nem tanto. Mas vejo um futuro promissor, sinto que o cenário vem mudando e essas situações estão se tornando cada vez mais raras.

Polyane: Sim. Sempre atuei, além da gestão, na área comercial dentro das minhas clínicas. Gosto muito de estar na negociação com os pacientes, e já estive em situações que houve desmerecimento na hora da negociação por ser mulher.

4-) Quais características femininas você acha que agregam na gestão de equipes e empresas? 

Ana Paula: As mulheres possuem várias características que agregam na gestão, que vão desde a forma de resolução de problemas específicos de uma maneira prática e objetiva até uma visão minuciosa de diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento da empresa. Um olhar atento e cuidadoso ao que é importante, tanto nas relações pessoais com empregados, alunos e parceiros quanto na gestão propriamente dita. 

Luciana: A intuição é a principal. Não que ela seja uma exclusividade feminina, mas temos uma sensibilidade maior e ouvimos mais essa voz interior. Acredito que a questão do acolhimento e a capacidade de se colocar no lugar do outro também aproxima e colabora no bom clima entre a equipe.

Polyane: A mulher sabe levar todo o conhecimento e agregar positividade com muita doçura. A mulher sabe ter a sensibilidade de enxergar o problema e atuar com leveza. Dessa maneira a gestão de equipes flui com mais aceitação e assertividade.

5-) Qual dica você deixa para as mulheres que estão pensando em empreender?

Ana Paula: Empreender dá à mulher a oportunidade de exercer vários papéis e liberdade para fazer isso da forma que julgamos melhor.

Exige dedicação e atenção a detalhes e é um caminho que pode ser muito prazeroso para quem realmente quer construir alguma coisa. 

Hoje, depois de três anos de operação, digo que não é fácil, mas damos conta!

Luciana: Meu conselho é que mesmo precisando ser muito racional para estruturar um negócio, não deixe de lado esse sexto sentido que nós mulheres temos. Cerque-se de pessoas que pensem de maneira diferente da sua, porém, possuam a mesma intenção e valores que você.

Polyane: Nós mulheres temos uma força enorme nas mãos. 

Já somos fortes por natureza. Mulher, acredite em você e no seu potencial. Vá em frente e busque pelos seus sonhos, lute como todos os dias da sua vida e faça dar certo. Empreendedorismo feminino é mágico, se descubra em uma nova mulher cheia de empoderamento e com certeza muito admirável.

Dito isso, Empreender proporciona liberdade para as mulheres.

Sobre as marcas

O Instituto Gourmet foi fundado em 2014 pela empreendedora Lucilaine Lima. Em 2015, ganhou novos sócios, Glaucio Athayde e Robson Fejoli, e dois anos depois iniciou a expansão por franquias. Em 2020, passou a fazer parte do Grupo SMZTO, de José Carlos Semenzato. Para 2024, a rede estuda a internacionalização da marca, com unidades em países do Mercosul. Saiba mais sobre como ter sua franquia Instituto Gourmet clicando aqui: https://smzto.com.br/franquias/instituto-gourmet/

O L’Entrecôte de Paris é uma rede de restaurantes com prato único, com uma marca líder e reconhecida há mais de 10 anos no mercado. O suculento entrecôte fatiado coberto pelo molho secreto é oferecido pelo conceituado restaurante L’Entrecôte de Paris por todo o país desde 2009, agora traz a mesma sofisticação e qualidade para a casa dos seus clientes através do Delivery. Alto valor agregado, alta rentabilidade e agora com modelo enxuto com novas áreas de expansão.

Saiba como abrir sua franquia L’Entrecôte de Paris: https://smzto.com.br/franquias/lentrecote-de-paris/

A Oral Sin Franchising oferece oportunidades diferenciadas para quem deseja investir em franquia de implantes dentários de sucesso no Brasil. Com mais de 500 unidades em todo o país, é referência em alta performance no mercado odontológico.

Conheça a SMZTO.