Conheça a estratégia da rede Oakberry que levou o açaí brasileiro para os quatro cantos do mundo.
Originalmente publicada em: https://www.abf.com.br/expansao-acelerada-leva-oakberry-a-final-do-premio-destaque-de-internacionalizacao/
Uma das finalistas do Prêmio Destaque de Internacionalização, a Oakberry, está em plena expansão no mercado global. A franquia é participante do Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) —, que promove a primeira edição da premiação.
A internacionalização está no DNA da marca: a primeira loja da Oakberry foi inaugurada em 2018, no Florida Mall, shopping tradicional da cidade de Orlando, nos Estados Unidos. A ideia era suprir uma demanda do mercado norte-americano pelo “fast-food saudável” e testar o conceito e o padrão da rede. A expansão aconteceu por meio de master franqueados e, hoje, a rede de smoothies e bowls que usa o açaí 100% natural como base tem 235 unidades, sendo 30 fora do Brasil.
Criando uma marca sólida
Nos últimos anos, a marca desembarcou no mercado árabe, China, Espanha, Peru e Portugal. “Mantivemos nossa expansão nos Estados Unidos com abertura de unidades Flagship em Miami, Nova York e Califórnia. Criamos uma marca forte, posicionada como grande rede internacional e presença em locais que representam isso em cada país, como: Bondi Beach, na Austrália e Dubai Mall nos Emirados Árabes Unidos”, comenta Marileide Brandão, assistente da diretoria da Oakberry.
O planejamento previa uma fase de aceleração no ano de 2020, e nem mesmo a pandemia mudou os planos da Oakberry que, segundo a executiva, está no processo de abertura de 10 unidades ainda neste ano. Entre as iniciativas tomadas pela rede para garantir o sucesso da atuação global está a padronização de produtos e definição do fluxo de exportação do açaí.
Além disso, a marca realizou uma análise de mercado e cultura local para definir os cardápios em cada país. Já o branding foi desenvolvido de forma global.
“Em três anos e meio, além das 200 unidades no Brasil conseguimos levar a marca OAKBERRY, e o Brasil para os 4 cantos do mundo, sendo convidados a oferecer nossos produtos em eventos como o Super Bowl, US Open, Australian Open e F1. A marca OAK tem poder global”, finaliza Marileide.
Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização
O objetivo do prêmio é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas entre os anos de 2018 e 2020.
A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex-Brasil e da ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.