Uma dúvida de muitos empreendedores é qual caminho seguir na hora da expansão. Apostar em franquias ou em lojas próprias. Conheça as vantagens de tornar sua empresa uma franquia.
Por Renan Brito – head de investimentos da SMZTO.
O modelo de franquias tem algumas vantagens. Do ponto de vista do franqueador, é uma das estratégias de expansão que confere mais velocidade de crescimento. Hoje, aqui na holding, temos marcas nas quais atingimos um crescimento de 20 unidades por mês. E essa velocidade de expansão é principalmente benéfica para aquelas marcas nas quais não há muita barreira de entrada. Isso porque, a velocidade no crescimento te confere domínio de território e ganho de um certo valor de marca, o que acaba sendo uma dificuldade para os seus concorrentes depois.
A segunda vantagem, é você ter o olho do dono. O modelo de franquia permite que você tenha em cada uma das lojas o franqueado que está lá no dia a dia da operação. E é como diz o ditado, o olho do dono é o que engorda o boi.
Um país plural
Acho que uma terceira vantagem é o conhecimento regional. O Brasil é um país muito grande, no qual você tem regiões com comportamentos e culturas completamente distintos. E quando você vai abrir um negócio em uma região que tem essas características únicas, contar com esse franqueado para adaptar o produto à região dele, também é algo muito bacana que o franchising te permite.
Por exemplo o açaí. Em São Paulo ele muitas vezes é consumido como uma comida rápida, que você pega no meio da tarde. Já no nordeste, ele pode ser uma refeição completa. Isso tem implicações: Se sua loja vai ter lugar para se sentar ou não, ou se você vai colocar um quiosque em uma região que tem fluxo o dia inteiro, e não só no horário das refeições. Enfim, exemplos pra você ver o valor que tem o conhecimento regional.
Os tributos
Uma quarta vantagem é a questão tributária. No Brasil o franqueado consegue operar no simples, já com uma rede própria, não. Tem também a vantagem de ser um modelo capital light, ou seja, não precisa de muito capital para conseguir crescer, uma vez que o investimento da loja é feito pelo seu franqueado. E isso tem grande valor em um país como o Brasil, onde o acesso ao crédito é muito difícil e caro.
Do ponto de vista do franqueado, a primeira vantagem e mais óbvia, é o menor risco. Ele vai entrar em um modelo que já está testado e validado, e onde terá transferência de know-how, além da assistência contínua que o franqueador irá prestar a ele. Além disso, pertencendo a uma rede de marca reconhecida, é muito mais fácil conseguir atrair pessoas para consumir seu produto ou serviço.
Tem também a questão dos benefícios de escala, negociar como rede é muito diferente de você negociar como uma loja individual.
Uma outra coisa interessante também, e menos óbvia mas que faz muita diferença no dia a dia, é que você consegue trocar conhecimento e experiência com o franqueador, mas principalmente com outros franqueados. Você pode falar com os franqueados da sua rede, perguntar a eles quais foram as dificuldades que passaram ali, contar também as suas dificuldades e realmente cortar caminho. Ou seja, fazer mais rápido e ser mais eficiente.
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