Abrir uma franquia de sucesso requer análise de mercado, preparação e gestão financeira. Veja importantes indicadores financeiros para a sua franquia.
A estrutura oferecida por uma franquia traz muito mais confiança ao empreendedor, afinal seus recursos estão sendo investidos em um modelo comprovadamente bem sucedido. Quando se fala em montar uma franquia rentável, não basta somente analisar as características e potencial da marca. É imprescindível dominar a gestão financeira do negócio, seja qual for a franquia escolhida.
No primeiro Guia Definitivo Para Ser Um Franqueado, abordamos a importância de se associar a uma marca já testada e validada no mercado para aumentar as chances de sucesso com a franquia.
Inclusive, franqueados passam por treinamentos e processos de padronização e capacitação, justamente para que seu serviço seja de excelência como o da marca mãe.
Agora, daremos ênfase à atividade voltada à toda gestão financeira da franquia.
Ao contrário de muitos comércios tradicionais, em que a análise contábil nem sempre é levada à risca, as franquias primam pela administração de recursos financeiros. Afinal, o sucesso financeiro do franqueador depende do sucesso financeiro do franqueado.
De forma didática e objetiva, vamos destacar os indicadores financeiros mais importantes para um empreendimento no modelo franquia.
Investimento Inicial
São os recursos que o franqueado terá que desembolsar para a implantação da sua franquia. Normalmente, este valor engloba o investimento de reforma e obra no imóvel, a taxa de franquia, a compra dos equipamentos, produtos e insumos necessários ao início da operação, o capital de giro, e todos os demais itens necessários à montagem do negócio.
Os valores de investimento inicial para abrir uma franquia variam conforme o segmento do negócio, o tamanho do imóvel e a localização.
Antes de comprar a sua franquia, é muito importante ter ciência deste montante para que não haja surpresas financeiras ao longo do processo que podem prejudicar a continuidade do empreendimento e a saúde financeira do franqueado.
Além disso, é muito importante estudar as empresas e fornecedores envolvidos na implantação, analisar o histórico junto a outros franqueados e seguir a recomendação da franqueadora. A experiência e conhecimento neste tipo de negócio são itens valiosos para uma decisão e jornada mais segura.
Maior grupo de investimentos em franquias do país, a SMZTO apresenta opções de franquias de sucesso em diversos segmentos a partir de R$ 150 mil.
Esse valor pode ser 30% menor para cidades pequenas.
Capital de Giro
Toda franquia no início da operação precisa destinar um montante financeiro para dar prosseguimento ao seu negócio, o capital de giro. São recursos que o franqueado terá de desembolsar para pagamento de fornecedores, compras de insumos, matéria-prima, estoque, pagamento de funcionários, impostos, entre outros, enquanto não possuir caixa suficiente na empresa para tal.
Resumindo: o capital de giro é esse valor essencial para que a franquia continue operando e arcando com seus custos e despesas, enquanto ainda não tem dinheiro em caixa suficiente.
Outra função do capital de giro. Imagine que você faça vendas a prazo de seu produto ou serviço. O capital de giro vai servir como importante recurso nesse período em que você receberá integralmente mais para frente.
Esse valor administrado também se torna muito importante, por exemplo, em uma crise econômica ou naquele período em que o empreendimento ainda está em fase de desenvolvimento.
Observação: nem todo o recurso aplicado em uma franquia pode ser classificado como capital de giro. Os investimentos na instalação da unidade, de compra de maquinários, e suporte não pertencem à listagem de capital de giro.
Margem de lucro média
Como eu irei definir o preço do meu serviço? Essa é uma pergunta muito comum. A definição do valor a ser cobrado envolve os custos que você terá para entregar esse serviço.
O conceito de margem de lucro existe para ilustrar melhor essa relação “quanto eu devo cobrar x quanto custou para oferecer esse serviço”.
A ideia da margem de lucro é estabelecer melhor a formulação de preços dos serviços/atividades, para otimizar a geração de lucro do negócio.
Um negócio no modelo franquia já possui a margem de lucro média pré-definida.
Acrescentar que a margem de lucro média varia de acordo com o segmento e o modelo de atuação. As franquias do setor de serviços, normalmente, possuem margem de lucro média mensal de 20 a 30%.
Mencionar que a maioria dos negócios da SMZTO são do setor de serviços e por isso apresentam margem de lucro média diferenciada, quando comparada com o varejo tradicional, por exemplo.
Vamos explicar de forma simples como calcular a margem de lucro. Contabilize tudo o que você vendeu em um período. Exemplo: foram vendidos 100 produtos por R$ 100 cada. Ou seja: entraram R$ 10.000.
No entanto, você teve custos e despesas para vender esses produtos e manter sua operação ativa. Pense que para cada R$ 100 vendido, você tenha tido custo de R$ 70. Se multiplicarmos R$ 70 pelos 100 produtos vendidos, teremos R$ 7.000.
Portanto, dos R$ 10 mil que entraram na conta, subtraia R$ 7 mil que você teve de custos e despesas totais, inclusive impostos. Seu lucro líquido ao final foi de R$ 3 mil.
Agora, divida o lucro líquido (R$ 3 mil) pela receita (R$ 10 mil). O resultado é 0,3.
Em seguida, multiplique o resultado por 100. Teremos 100 x 0,3 = 30%.
Ou seja, o empreendimento retém 30% dos ganhos já descontados todos os custos e despesas.
Prazo de Retorno do Investimento
Prazo de Retorno do Investimento, ou PRI, é um cálculo para estimar quando você irá recuperar todo o capital investido no negócio. Este é um indicador muito importante para o franqueado analisar antes de comprar uma franquia.
Para ficar mais claro, vamos pensar num exemplo: você investiu R$ 160 mil em um negócio. Imagine que sua estimativa de lucro líquido anual seja de R$ 80 mil.
Divida o valor do capital investido pelo lucro líquido anual projetado.
Teremos: 160 mil/80 mil = 2
Ou seja: o seu Prazo de Retorno de Investimento será de dois anos. Significa que a partir do 25º mês você já terá pago tudo o que investiu na abertura do empreendimento.
Acrescentar uma parte que fala do Prazo de Retorno aceitavel e padrão para o mercado de franquias, citando que a SMZTO possui negócios com retorno diferenciado.
Em média, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 61% redes de franquias que atuam no brasil estimam ter um prazo de retorno do investimento inicial entre 18 a 36 meses
Faturamento Médio Mensal
Trata-se de uma estimativa do quanto o franqueado irá faturar quando o negócio for montado. Traçar essa estimativa é muito importante para que o franqueado tenha parâmetros para conduzir o negócio de forma equilibrada.
Toda franquia possui um business plan, construído com base na média histórica das operações da rede, com a estimativa de faturamento, despesas, margem de lucro e prazo de retorno, que deve ser analisado pelo franqueado durante seu processo de escolha.
Obviamente que nem sempre o desempenho vai bater 100% com o planejado. No entanto, com um faturamento médio calculado e um cenário médio financeiro de referência, é possível organizar melhor o controle dos investimentos e indicadores no negócio.
Como escolher a melhor franquia
Embora utilize uma receita já testada e validada no mercado, é importante saber que o franqueado terá papel decisivo no crescimento e sucesso do negócio.
A operação de qualquer franquia precisa ser bem gerida, integral, dedicada, e voltada às características de cada local. Não existe sucesso garantido só por aderir a uma marca pronta e conhecida.
Trabalhar “de vez em quando” na gestão da franquia, acreditando que o empreendimento corre sozinho, é algo totalmente desaconselhável.
Saiba como as franquias funcionam.
Com isso em mente, é hora de começar a escolher a melhor franquia para investir.
O ideal é que o empreendedor escolha um segmento que possua familiaridade e interesse. Ter o domínio de mercado do negócio ou se interessar pelo o setor é fundamental para uma boa administração e para enxergar oportunidades à frente de uma franquia.
Depois de se identificar com determinado segmento de franquia, o próximo passo é verificar os dias e horários principais de funcionamento da operação.
Você prefere comandar uma franquia que atue com intensidade em dias de semana ou aos fins de semana? Em horário comercial ou à noite?
Uma rede de implante dentário, como a Oral Sin, por exemplo, tem enorme clientela em horário comercial, e em dias de semana. Já uma rede de comida mexicana, como a Gua.co, gera enorme procura à noite e aos finais de semana.
O processo de definição da franquia ideal também envolve estudos sobre a oportunidade e viabilidade do negócio em uma determinada região.
- O que os concorrentes estão oferecendo?
- Qual o fluxo médio de pessoas naquela área?
- A área está localizada em região comercial?
- Qual formato e tamanho devo utilizar para minha franquia?
Portanto, ao pensar em abrir uma franquia, diversos pontos são fundamentais avaliar para que seu negócio tenha sucesso:
- Dias e horário de funcionamento
- Oportunidade do negócio na região
- Formato e tamanho da franquia
- Custos e lucros
- Treinamentos de profissionais
- Prazo de retorno do investimento
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