Lucratividade e baixa concorrência
Investir com segurança, lucratividade e baixa concorrência é totalmente possível e o Slim, novo modelo de negócio do Instituto Gourmet é o lugar certo para fazer isso acontecer. O Instituto Gourmet é a maior escola de gastronomia do país, com crescimento de 25% no ano de 2022 e mais de 140 unidades em funcionamento, a rede desenvolveu um padrão voltado para cidades menores, mas que segue o mesmo objetivo já consolidado pela empresa: transformar vidas através da gastronomia.
Slim: Promovendo soluções a partir de problemas
O novo modelo começou na pandemia, após o famoso boom do pão caseiro, fenômeno que criou o termo: “cozinheiros amadores da pandemia”. O Instituto Gourmet acompanhou o crescimento e viu o potencial em cidades menores. Em setembro de 2020, os serviços de alimentação estavam em sétimo lugar na lista dos mais impactados pela pandemia. A pesquisa, feita pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Produtividade do Ministério da Economia, mostrava que a previsão para o futuro era desanimadora. Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), cerca de 335 mil estabelecimentos do Brasil fecharam as portas desde março de 2020. No Estado de São Paulo foram 50 mil, sendo 12 mil só na capital, segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Para Robson Fejoli, CEO do Instituto Gourmet, as cidades do interior se abriram para novos mercados na pandemia e com um investimento menor, o Slim desponta como o futuro das franquias. Mais de 140 praças estão aptas a receber o novo modelo, de acordo com mapeamento realizado pela empresa, o que comprova o enorme potencial das cidades do interior. Segundo Fejoli, o modelo tem potencial para corresponder a 50% das franquias negociadas pela marca ainda em 2023.
Os números por trás do lucro
Com investimento inicial a partir de R$ 190 mil — metade do valor para abrir a maior escola da rede — para cidades de até 100 mil habitantes, é necessário um espaço de 100 metros quadrados. A abertura/inauguração da unidade acontece em 3 meses e pode ser implementada em cidades entre 60 mil e 110 mil habitantes. A lucratividade do modelo Slim está em uma média de 30% e retorno do investimento de aproximadamente 19 meses.
Para dar todo o suporte e garantir o retorno financeiro e sucesso da franquia, o Instituto Gourmet oferece:
Consultoria Regional:
- Direcionamento operacional, comercial e pedagógico
- Monitoramento em sistema focado nos indicadores
- Elaboração de plano de ação
- Treinamento semanal, Convenção e Workshop
- Acompanhamento de metas e resultados
Sistema de Gestão Tecnológico:
- Gestão de e-mails e acessos ao sistema PROFIG
- Suporte e acompanhamento nos demais sistemas de automação
- Inovação e tecnologia avançada
SAF (Sistema Apoio ao Franqueado):
- Universidade Gourmet, trilha de aprendizagem contínua
- Sistema modular de aulas
- Aulas online
- Operação e Gestão novos produtos
- Ferramenta NPS
Vale lembrar que o Instituto Gourmet possui dois outros modelos de negócio. Confira aqui:
Select – Escola com estrutura de até 153m² para montagem de duas salas de aula de tamanho ideal, com faturamento atrativo e uma grande oferta de opções destinada a esse modelo de negócio.
Premium – Escola ampla e estrutura de 210m² para montagem de 3 salas de aula, um excelente modelo de investimento para grandes capitais.
Agora que você já conhece todas as vantagens e projeções de lucro do modelo Slim, venha fazer parte desse movimento que transforma vidas através da gastronomia!