O que é ser um empreendedor franqueado? Saiba por que franquias são uma ótima oportunidade para os empreendedores
Imagine empreender seus recursos e sonhos em um projeto próprio que se transforma em pesadelo ao encarar a dura realidade do mercado?
Agora imagine investir em um negócio consagrado, cuja ideia é replicada mundo afora e que tem sua receita ensinada para que seja fiel a original?
Pois bem, o modelo de franquia consiste em reproduzir um modelo de sucesso, diminuindo o grau de risco e otimizando sua rentabilidade. Saiba como as franquias funcionam.
Não importa o ramo a ser seguido, o objetivo é o mesmo para qualquer um: ter um negócio rentável.
Seja um franqueado na SMZTO, o maior grupo de investimentos em franquias do país. São mais de 2.500 unidades franqueadas pela SMZTO de diversos segmentos.
Mais de 50% dos franqueados possuem mais de uma unidade, o que demonstra o sucesso das nossas operações.
Para ter a licença em explorar a marca do franqueador, o franqueado precisa pagar uma taxa inicial de instalação e uma taxa anual de franquia em troca desses benefícios.
O que é ser empreendedor franqueado?
Um empreendedor franqueado é aquele que escolheu alocar seus recursos em processos já testados e bem sucedidos.
Do início do projeto até a fase em que o negócio se consolida e se torna rentável, existe um caminho que requer conhecimento e disciplina.
As franquias oferecem justamente a expertise e as regulamentações necessárias para que esses processos sejam desenvolvidos assertivamente.
Desta forma, o franqueado é, acima de tudo, um empreendedor, pois aliará suas experiências e recursos a um modelo vitorioso.
Para investir em uma franquia na SMZTO, existem diversas opções de tamanhos e formatos de negócio para investir. O investimento total necessário varia de acordo com a marca que você escolher.
Perguntas frequentes sobre franquias
É importante que o franqueado possua capital disponível para aplicação dos recursos necessários na estruturação e gestão inicial do negócio.
O capital mínimo necessário para se montar uma franquia do grupo SMZTO é de R$150 mil.
Vantagens do empreendedor franqueado
Ser franqueado significa ter algumas vantagens em relação a um empreendedor do próprio negócio. Listamos vários atrativos:
- Expectativa de crescimento pelo fato da marca ser conhecida e de ter público amplo e cativo;
- Ações de marketing feitas pelo franqueador, gerando impulsionamento direto ao seu negócio;
- Chance maior de rentabilidade, pois o modelo de negócio teve experiências bem sucedidas;
- Padronização. Evita que o seu negócio se descole do escopo inicial;
- Suporte do franqueador para instalação da unidade, gerenciamento e outras operações;
- Treinamento do franqueador para administrar a franquia;
- Menor grau de risco.
A SMZTO oferece seu expertise aos franqueados, sobretudo neste período de pandemia.
Desvantagem do empreendedor franqueado
A principal desvantagem em uma franquia é a pouca liberdade para desenvolver o negócio “à sua maneira”.
Sim, o modelo de franchising é rígido na questão do cumprimento de regras, design e outras definições da unidade, justamente para que o resultado seja de acordo com a matriz.
É muito comum você ouvir o seguinte conselho: “invista naquilo que você conhece”.
Investir em um negócio que você não conhece poderia até soar como uma desvantagem.
Mas fica aqui uma reflexão: e se surgirem ótimas oportunidades em atividades que você não tem o domínio completo? Você vai deixar essa oportunidade de lado só porque nunca lidou com isso?
Sobram exemplos de pessoas que prosperaram a partir da percepção de uma carência no mercado, e que não necessariamente era sua especialidade.
O modelo de franqueamento funciona perfeitamente para quem pretende empreender mesmo não sendo especialista no ramo, mas que seja um bom líder e gestor.
Afinal, o franqueado terá de cumprir ciclo rigoroso de treinamentos de capacitação para que o negócio prospere e para que o franqueado também se torne um especialista.
Franquias para se investir
Muitas pessoas estão decididas que vão investir em uma franquia e até já fazem planos. A partir daí, é bastante comum o empreendedor se perguntar: “Bom, em qual segmento eu vou abrir a minha franquia?”.
5 Coisas que vão ajudar você a escolher a franquia certa.
A SMZTO oferece rede de franquias de diversos segmentos:
- Instituto Gourmet (maior rede franquias de formação profissional em gastronomia do Brasil. Lucratividade média de 25% a 35%);
- Instituto Embelleze (maior rede de franquias de cursos profissionalizante de beleza da América Latina, com 300 unidades);
- Terça da Serra (maior rede de residenciais para idosos do país. São mais de 70 unidades em todo o Brasil);
- Oral Sin (maior rede do país de implante dentário. São mais de 350 unidades e mais de 3 milhões de atendimentos por ano);
- Odonto Company (maior rede de clínicas odontológicas do país. São mais de 1000 unidades ativas);
- Oakberry (rede de alimentação saudável especializada em açaí. São 284 unidades no Brasil e 42 unidades no mundo);
- L’Entrecôte de Paris (rede de franquias de restaurante francês com modelo de franquia exclusivo para o delivery);
- Greenjoy (rede de restaurantes fast-casual de alimentação saudável);
- Gua.co (rede de restaurantes fast-casual de comida mexicana. Lucratividade média de 11% a 15%);
Confira 3 dicas valiosas que o ajudarão a definir o segmento do seu negócio.
Por que negócios próprios são arriscados?
Abrir um negócio “de peito aberto”, mesmo com conhecimento de mercado, tem se mostrado um enorme risco.
Nos últimos cinco anos, o Brasil teve mais empresas fechando do que abrindo, conforme constatou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Outro dado importante do IBGE: apenas uma entre quatro empresas sobrevive por mais de 10 anos. De 2014 a 2018, mais de 382 mil empresas fecharam definitivamente as portas.
Sobram razões para esses dados negativos envolvendo empresas próprias, tais como mudanças econômicas, inexperiência ou pouca experiência do dono do negócio no segmento, e falta de expertise.
Franquias são uma boa oportunidade para os empreendedores
Diante da instabilidade econômica que o país vive neste período de enfrentamento da Covid-19, as franquias têm sido um caminho muito mais seguro para os empreendedores.
A expectativa de retomada em 2021 intensificou o interesse por franchisings. Isso pode ser observado em números.
Veja os dados projetados para 2021 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF):
- Aumento de 8% no faturamento de franqueadas em relação a 2020
- Aumento de 5% de unidades franqueadas em relação a 2020
- Aumento de 5% de empregos nas franqueadas em relação a 2020
- Aumento de 2% de redes franqueadas em relação a 2020.
Ao abrir uma franquia com a SMZTO, o empreendedor saberá que seu projeto será orientado em todas as suas fases para que o negócio atinja seus resultados.
E esse suporte através de franquias é imprescindível para uma vida longa do seu negócio.
As franquias vêm atraindo que tipo de empreendedores?
Uma pesquisa feita por uma entidade do setor, nós traz que 57% dos franqueados são do sexo masculino e 43% são jovens (na faixa etária de 26 a 35 anos).
Os franqueados acima de 35 anos representam 33% dessa fatia do mercado.
Os principais motivos que levam o empreendedor a se franquear são:
- Interesse de se associar a uma marca já reconhecida no mercado;
- Desejo de não “começar do zero”.
A pesquisa consultou 240 franqueados com unidades há pelo menos três anos. O estudo mostrou que os consultados têm foco em:
- Resultados;
- Dinamismo;
- Forte organização;
- Comprometimento.
Dicas para se destacar entre franqueados
O conceito de franchising é a padronização de algo que deu resultado. Mas isso não quer dizer que o empreendedor será mero “seguidor de regras”.
A liderança, o planejamento e a visão de negócio são atributos importantes para o crescimento do negócio.
Pense que vários fatores podem contribuir para o sucesso de uma franquia, desde a localização da unidade até o modelo de atendimento dos clientes.
Algumas dicas para se destacar entre os franqueados:
- Liderança;
- Planejamento;
- Visão de Negócio;
- Controle e domínio do fluxo de caixa;
- Conhecimento de gestão
- Participação efetiva no cotidiano da franqueada;
- Habilidade no relacionamento e seleção de funcionários.
Quando é interessante investir em uma franquia
Em 2020, o mundo iniciou a batalha contra a Covid-19. Desde então, a economia mundial passou por movimentos bruscos de queda e retomada, mas sempre com a incerteza do que virá pela frente.
A instabilidade econômica fechou empresas, causou demissões e provocou uma revolução no mundo dos negócios.
Se por um lado a pandemia derrubou muitas empresas, de outro, determinados comércios se sobressaíram e novas oportunidades de negócios surgiram diante das necessidades atuais.
Por tudo isso, hoje, mais do que nunca, é essencial acompanhar as tendências de vendas e buscar entender como a mudança dos hábitos de compra pode impulsionar as vendas.
É hora de inovação, criatividade e movimentos ousados!