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Gestão financeira das franquias: os erros mais comuns

os principais desafios na hora de organizar a saúde financeira das unidades.

3 min de leitura • 14 de agosto de 2023

Uma parte fundamental da administração de uma franquia é equilibrar os registros financeiros. Não importa se você opera uma única franquia ou várias lojas, o gerenciamento financeiro é uma regra básica para quem quer ter êxito. Confira nesta matéria da CoLaborAtiva Consultoria alguns dos erros mais comuns na gestão financeira das franquias.

Visão de fluxo de caixa e capital de giro

Muitas vezes, o empreendedor não tem a visão correta do quanto de capital precisa manter em caixa para ter a operação rodando sem surpresas. Principalmente nos casos de franquias alimentícias, pois primeiro você tem o dispêndio para obter a receita em momento subsequente.

Segregação de contas

Um erro comum é não fazer a separação correta das contas PF e PJ (Principalmente na mobilização/início da Franquia). Por consequência, acabam utilizando o cartão de crédito pessoal para fazerem pagamentos da empresa, e vice-versa.

Controle de contas a vencer e compras parceladas

Situação normalmente encontrada com a intenção de melhorar e trazer linearidade para o fluxo de caixa, porém, não é efetuado o controle de parcelas à vencer futuramente. É comum o empresário deixar de levar em consideração essa dívida no fluxo de caixa mensal, em função de já ter comprado o item/produto a um tempo. Porém, para correta apropriação da despesa/custo, os mesmos devem ser considerados integralmente no momento da aquisição através da nota fiscal, e não conforme fluxo de pagamento. Também é comum esse processo estar incorreto, e consequentemente trazer uma visão incorreta para o DRE (Demonstrativo de Resultados).

Controle de Repasse Adquirentes/Delivery

Constantemente identifica-se a ausência de acompanhamento do processo de vendas/fechamento de caixa, junto às adquirentes e empresas de delivery. É fundamental ter uma rotina de acompanhamento para validação dos repasses e aplicação das taxas contratuais, bem como cumprimento do fluxo de caixa projetado – o qual é diretamente impactado pelos repasses efetuados pelas empresas intermediadoras.

Imposto não projetado/considerado

Recolher o imposto sempre será opção do empresário, de acordo com sua percepção, fluxo de caixa e entendimento tributário do seu parceiro contábil/fiscal. Porém, é fundamental que o imposto seja considerado integralmente, independentemente do seu recolhimento. Caso o mesmo não seja recolhido de acordo com as normas/regras determinadas em legislação, o mesmo deve ser contingenciado e informado em sua escrituração de alguma forma.

Este também é um erro comum, e traz uma visão incorreta no DRE (Demonstrativo de Resultados). Esses são alguns exemplos de equívocos frequentes na gestão financeira de uma franquia, e que muitas vezes acabam por comprometer uma operação que teria tudo para ter sucesso.

Organização financeira é um dos maiores desafios para qualquer pessoa que deseja empreender. Por isso, é tão importante se preparar, e quando necessário, procurar ajuda o quanto antes. Antever os problemas é sempre o melhor caminho.

Leia também: Como impulsionar sua rede de franquia