Fechar modal
Fechar modal
Cadastro realizado com sucesso.
Preencha os dados abaixo e conheça as franquias disponíveis na sua cidade
Qual o local de interesse para abertura da franquia?
Início Gestão Liderança eficaz para empreendedor...

Liderança eficaz para empreendedores

Você quer ser um líder mais eficiente? Conheça esses 8 princípios que irão te ajudar na sua jornada para uma liderança eficaz.

6 min de leitura • 22 de junho de 2023

Quando alguém decide empreender, essa pessoa toma uma importante decisão, que não somente vai impactar sua vida e de sua família, mas também a de muitas outras, porque afinal todo empreendedor gera empregos, sejam eles alguns ou milhares. E gerar empregos significa que você passa a ser líder de pessoas. Confira nesse artigo os princípios de uma liderança eficaz.

A liderança desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empreendimento e é também considerada um diferencial competitivo. A partir do momento que você vira empreendedor seu exemplo, sua inspiração e sua direção serão drivers importantes para a formação das pessoas que trabalham com você e da imagem da sua empresa, e com certeza farão com que a jornada do empreendedorismo seja mais eficaz e bem-sucedida.

Existem vários princípios e lições que os líderes de pessoas podem seguir para ajudar na sua caminhada, mas resolvi escolher oito destes princípios que na minha opinião são muito importantes para ajudar o empreendedor a se tornar um líder eficaz e conduzir seu time e sua empresa ao sucesso:

Ter visão inspiradora e paixão pelo que faz

Um líder empreendedor tem que ter brilho no olho e saber aonde quer chegar. Siga o exemplo de Walt Disney que sonhou em ter um parque temático onde as pessoas poderiam escapar por algumas horas para um mundo de fantasia e diversão! Não é à toa que a Disney é um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo. Ter essa paixão pelo que faz e propósito bem definidos vão impulsionar as pessoas que estão caminhando com você e com certeza ficará mais fácil atingir seus objetivos.

Promover integridade e gerar credibilidade

A base do convívio em sociedade, desde os primórdios, sempre foi a confiança e isso permeia todos os ecossistemas globais, sejam eles empresas, governos, civilizações, famílias ou até mesmo amizades. Com isso promover a integridade e a ética é fundamental para um líder de alta performance. Um líder que gera credibilidade à sua equipe, aos seus clientes e aos seus parceiros alavancam de forma exponencial seus negócios.

Ser resiliente e adaptável

A liderança empreendedora está sujeita a desafios e adversidades. Um líder eficaz deve ser resiliente, capaz de se recuperar rapidamente de fracassos e se adaptar às mudanças do ambiente de negócios em constante evolução. Voltando ao exemplo de Walt Disney, ele enfrentou dificuldades financeiras, obstáculos burocráticos e críticas da indústria, mas teve resiliência para seguir em frente e lutar pelos seus sonhos.

Ter uma comunicação efetiva

A comunicação tem papel fundamental para um líder empreendedor. Você deve ser capaz de se comunicar claramente com sua equipe, transmitindo metas, expectativas e feedback de forma precisa e inspiradora. Steve Jobs sempre foi muito bom nisso, sempre tendo uma narrativa convincente, de fácil entendimento e passando mensagens simples e diretas. Isso reflete até mesmo nos produtos de sua empresa que são intuitivos.

Delegar de forma eficaz

Líderes empreendedores entendem a importância de capacitar sua equipe permitindo que assumam responsabilidades e tomem decisões nas mais diferentes esferas da organização. Empoderar os colaboradores promovem a confiança, estimula a criatividade e impulsiona o crescimento do negócio.

Promover um ambiente de desenvolvimento

A capacidade do líder em desenvolver seu time é fundamental para garantir a perenidade do seu negócio. O desenvolvimento não só capacita sua equipe a realizar tarefas com qualidade e produtividade, mas é uma ferramenta crucial para retenção dos melhores talentos e para gerar um ambiente altamente inovador e criativo ajudando a impulsionar o negócio.

Ter pensamento estratégico

A liderança empreendedora requer um pensamento de longo prazo sempre antecipando desafios e identificando oportunidades. Um líder deve ser capaz de analisar o ambiente de negócios, identificar tendências e tomar decisões embasadas em uma visão estratégica.

Gerir prioridades

O dia a dia de um empreendedor pode ser considerado um grande desafio. A habilidade de gerenciar efetivamente o tempo é crucial para o sucesso de um líder. A capacidade de priorizar tarefas e otimizar recursos (sejam pessoas, financeiros ou operacionais) permite uma utilização mais eficiente do tempo e aumenta a produtividade de toda a equipe.






E deixo abaixo algumas dicas práticas de como promover esses princípios citados acima dentro do seu negócio, capacitando você a ser um líder inspirador e de alta performance:

Desenvolva uma mentalidade de crescimento

Cultive uma mentalidade de crescimento que veja os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento. Encare os fracassos como parte do processo e busque aprender com eles. Isso ajudará a fortalecer sua resiliência e flexibilidade diante das adversidades.

Estabeleça uma cultura de comunicação aberta

Promova um ambiente colaborativo onde os colaboradores do seu time consigam se expressar. Valorize as ideias de sua equipe, reconhecendo que todos têm algo a contribuir.

Esteja aberto a receber feedback

Seja um bom ouvinte. Saber receber feedback construtivo, seja dos colaboradores, dos clientes ou de parceiros é fundamental para o seu crescimento e do seu negócio.

Construa uma rede de apoio

Tenha uma rede de apoio que possa lhe oferecer um ambiente de troca de ideias sobre liderança e sobre os desafios de empreender. Isso pode incluir mentores, colegas empreendedores, grupos de networking, entre outros. A liderança pode ser solitária às vezes e é importante caminhar com outras pessoas que te inspiram a ser um líder cada vez melhor.



Ser um empreendedor vai muito além de gerir um negócio, você é responsável por impactar e transformar vidas. E inspirar as pessoas num mesmo propósito faz parte do papel principal que o empreendedor precisa desempenhar durante o dia. A liderança de pessoas é desafiadora mas quanto mais você se aperfeiçoar em conhecimento e dando o exemplo aos seus liderados mais fácil será essa jornada e mais sucesso você terá como executivo, empresário e como pessoa! 

leia também: Como desenvolver vantagem competitiva em um mundo em constante mudança