Maior rede odontológica do país e do mundo, a Odontocompany atua em mais de 800 cidades, com mais de 1500 clínicas. Grande procura por atendimento dentário no Brasil fortalece modelo de negócio
A OdontoCompany nasceu em 1992 com o propósito de solucionar os problemas dentários a um custo acessível.
Era uma época em que apenas as classes privilegiadas tinham condições financeiras de realizar tratamento odontológico.
Para atender a todos, o fundador da OdontoCompany, Paulo Zahr, teve o seguinte plano: as pessoas não pagariam pela instalação de aparelho ortodôntico. Pagariam apenas pela manutenção.
Essa estratégia pioneira pela OdontoCompany contribuiu para a popularização do serviço de odontologia, tão necessário à saúde da sociedade.
Essa receita de atendimento geral com máxima qualificação fez a OdontoCompany se expandir rapidamente. Hoje, a OdontoCompany possui a maior rede de clínicas odontológicas do país, a segunda do mundo, com mais de 1500 clínicas em mais de 800 cidades.
O fato de ser um serviço ao alcance de todos faz da OdontoCompany uma rede com potencial para atuar com franquias em todos tipos de municípios, desde capitais até cidades pequenas.
O crescimento exponencial da OdontoCompany traduz um modelo de negócio focado em atendimento eficiente e completo, equipe multidisciplinar e gestão inovadora.
Em 2010, a OdontoCompany agregou sua excelência em serviços e gestão odontológicos ao grupo SMZTO, maior rede de franquias do país.
A partir dessa união, a OdontoCompany passou a operacionalizar como marca mãe, expandindo seu DNA para diversas redes pelo país.
Saiba como ser um franqueado da SMZTO.
Franquia OdontoCompany: Vale a pena investir?
Investir na OdontoCompany é ter a certeza de que haverá grande procura de pessoas, independentemente do local, período do ano e tamanho da franquia.
Além de oferecer um modelo de negócio consagrado, a marca atua em um ramo que sempre estará aquecido. As consultas simples e os tratamentos de curto a longo prazo geram importantes receitas e proporcionam fidelidade com os pacientes, que costumam indicar para mais pessoas.
Analisando como negócio, o ramo odontológico jamais se resumirá a um determinado grupo. O setor tem intensa movimentação e atende pessoas de todas as faixas etárias. Veja alguns dados relevantes:
- 47,5% dos brasileiros procuram o dentista pelo menos uma vez no ano;
- 90% das pessoas terão doença bucal ao longo da vida;
- Mais de 60% das crianças em idade escolar têm cárie;
- 84% dos brasileiros já tiveram acesso ao dentista;
- Dor de dente é a razão número 1 para faltas às aulas.
Tire as principais dúvidas sobre franquias.
Para que os clientes tenham acesso a uma série de descontos e serviços, a OdontoCompany oferece o cartão Credz, programa que possibilita o parcelamento de consultas, plano de fidelidade e uso para pagamento em redes credenciadas.
Uma das maiores redes do mundo
Projetando o atendimento com excelência aos diversos tratamentos odontológicos, a OdontoCompany desenvolveu amplo sistema de apoio aos pacientes, integrando serviços para que todo o tratamento seja feito dentro da empresa.
Não à toa, a OdontoCompany se tornou uma das maiores redes franqueadas do mundo no ramo odontológico.
Os números da OdontoCompany impressionam: mais de um milhão de brasileiros fizeram implantes dentários em clínicas da rede. São mais de 40 milhões de procedimentos odontológicos por ano.
A marca oferece uma gama de serviços odontológicos:
- Implantodontia (Implantes)
- Ortodontia
- Prótese Dentária
- Clínico Geral
- Odontopediatria
- Periodontia (Limpeza)
- Dentística
- Endodontia
- Estética (HOF)
Quanto fatura um consultório odontológico
Veja dados importantes sobre faturamento de uma rede da OdontoCompany e como montar o consultório odontológico:
- Faturamento médio mensal de R$ 60 mil a R$ 150 mil;
- Lucro líquido mensal: entre 20% e 25%;
- Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses;
- Adequação de Imóvel: de R$ 40 mil a R$ 90 mil;
- Equipamentos e utensílios: de R$ 39 mil a R$ 65 mil;
- Capital de giro: de R$ 45 mil a R$ 61 mil;
- Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 71 mil;
- Taxa de Royalties: 7% sobre o faturamento bruto;
- Taxa de Publicidade: 2% sobre o faturamento bruto.
Mercado de odontologia no Brasil
O sucesso de uma empresa está atrelado à capacidade técnica de seus profissionais e à oferta de mão de obra qualificada.
O Brasil é uma das referências mundiais em odontologia.
Ao contrário de setores onde há escassez de profissionais para atender a demanda, como é o caso da área de tecnologia, a odontologia oferece grande número de profissionais qualificados no mercado.
Por ano, mais de 12 mil novos profissionais formados em odontologia entram no mercado de trabalho.
A qualificação desse tipo de profissional reflete na prestação de serviços.
Essa fartura de bons profissionais possibilita atendimentos clínicos com qualidade em diversas regiões do país, como ocorre nas redes OdontoCompany.
Franquia em cidade pequena: saiba quais são as principais vantagens.
Como funciona uma franquia odontológica
Um dos diferenciais da OdontoCompany sobre uma clínica comum é que a franquia oferece assistência durante todo o contrato. Esse suporte é decisivo quando se fala em novo negócio.
A grande maioria dos comércios “de rua” fecha as portas definitivamente meses depois por falta de planejamento estratégico e financeiro.
Como em qualquer comércio, os primeiros meses são desafiadores. Para padronizar e aumentar a qualificação dos atendimentos das franquias, a OdontoCompany realiza treinamentos de capacitação, seleção de colaboradores e suporte em gestão para suas franqueadas.
Essa assistência intensiva dada aos franqueados pela OdontoCompany sobretudo nos três meses iniciais da parceria é fundamental para fortalecer a franquia, otimizar o tempo de adaptação ao negócio e acelerar o seu faturamento.
A OdontoCompany possui um cartão de crédito pessoal para que o franqueado tenha acesso a valores financeiros de acordo com o porte de sua franquia. O parcelamento pode ser feito em 36x sem juros.
Franqueados com múltiplas franquias
A OdontoCompany tem uma característica interessante: muitos dos franqueados têm mais de uma franquia. Isso ocorre porque os franqueados, em pouco tempo, passam a dominar a técnica e a administração da franquia, obtendo lucros altos.
A partir daí, replicam a estratégia para novas franquias, multiplicando seus ganhos.
Outro fato: muitos franqueados da OdontoCompany adquirem novas franquias e dividem a administração com os parentes, impulsionando a receita de toda a família.
Os multifranqueados (assim chamados por possuírem mais de uma rede da mesma franquia) da OdontoCompany têm outra grande vantagem. Por já atuarem no ramo odontológico, os multifranqueados:
- adquirem produtos com fornecedores já conhecidos e por valores melhores;
- possuem ampla rede de profissionais para atuar nas franquias, tendo maior precisão na escolha dos profissionais;
- oferecem a possibilidade do paciente em ser atendido em mais de um ponto.
Paulo Zahr: fundador e presidente
Quando criou a OdontoCompany, Paulo Zahr entendia que havia uma grande quantidade de pessoas que necessitavam de atendimento clínico, mas que não conseguia pagar os custos.
Paulo Zahr buscou uma forma de oferecer atendimento odontológico de qualidade e de forma completa, com diversos serviços odontológicos integrados. Deu certo.
Mais do que realizar os procedimentos na clínica, os pacientes são “tratados” fora da clínica através de ampla conscientização e estratégias de reeducação envolvendo limpeza bucal para a obtenção de um sorriso saudável.
Ao dar o passo definitivo rumo à expansão da marca, em 2010, Paulo Zahr entendeu que a melhor forma de crescer era manter a base de serviço que tornou a OdontoCompany conceituada, aliando estratégias de ampliação da estrutura de negócio.
Oral Sin: especializada em implante bucal
A Oral Sin apresenta atendimento odontológico que pode complementar a um serviço da OdontoCompany. A Oral Sin é especializada em implante bucal, pioneira em odontologia digital.
Com sua excelência em mais de 15 anos de atendimento e serviços, a Oral Sin se tornou uma das maiores referências no segmento de implantes.
A Oral Sin conta com o que existe de mais avançado e profissionais especializados em todos os segmentos odontológicos, oferecendo um atendimento de alto padrão e ao alcance de todos.
- São mais de 215 clínicas pelo país;
- Mais de 15 mil implantes bucais por mês;
- Cerca de 3 milhões atendimentos por ano.