A Euromonitor apresentou, em novembro, o relatório Top Global Consumer Trends 2024. O estudo indica as tendências de consumo emergentes, e analisa quais mercados estarão em ascensão no próximo ano.
De acordo com o levantamento que apresenta as tendência de consumo para 2024, as empresas precisam aumentar as inovações em torno da acessibilidade, à medida que os consumidores buscam incansavelmente as ofertas. As pessoas, por sinal, estão procurando melhorar a sua saúde e bem-estar.
Esta edição aborda, ainda, o impacto da Inteligência Artificial, da sustentabilidade e de fatores sociais, econômicos e políticos para entender as tendências globais de consumo neste ano.
Segundo Alison Angus, chefe de inovação da Euromonitor International, as preferências dos consumidores estão intimamente ligadas à agenda da sustentabilidade, ao progresso tecnológico e ao impacto das questões sociopolíticas. “As empresas devem lidar com assuntos sensíveis com cautela, mantendo-se fiéis aos valores centrais de sua marca”, disse.
Mais de 60% dos consumidores tentaram ter um impacto positivo no meio ambiente em 2023, e 52% dos consumidores compraram apenas de empresas ou marcas em que confiavam completamente em 2023.
Muitos fatores impactam na hora de definir o que é uma franquia lucrativa. Entre as melhores estratégias para se ter sucesso, está observar para onde o planeta e a sociedade estão caminhando.
Sustentabilidade na mira
Nos últimos anos, o Grupo SMZTO realizou investimentos em marcas ligadas à economia circular (itens seminovos), à economia prateada (negócios voltados à terceira idade) e à geração de energia limpa.
A economia prateada segue como foco do Private Equity para o próximo ano, representada pela rede de residenciais sênior Terça da Serra. Considerando que o consumo de produtos e serviços pelo público com mais de 50 anos já representa a terceira maior atividade econômica do mundo, e com o envelhecimento da população mais acelerado do que o previsto no Brasil, este foco tende a aumentar ainda mais.
Sobre a economia circular, Semenzato avalia que o consumo irresponsável vem sendo cada vez mais substituído por hábitos de vida conscientes. A SMZTO atua no segmento de economia circular por meio da rede de brechós Peça Rara.
“O capitalismo passa por um momento de evolução, em que o lucro a qualquer custo perde espaço diante de novas formas de pensar, ver, agir e consumir. Prova disso é o crescimento na tendência de consumo de produtos de segunda mão”.
José Carlos Semenzato
O Peça Rara, rede que inaugurou a loja de número 5.000 do grupo SMZTO e tem como uma das sócias a atriz Deborah Secco, projeta fechar o ano com 90 unidades em operação, o equivalente a 200% do total registrado em dezembro de 2022: 45 unidades. O número de inaugurações no período saltou 181%, de 16 em 2002 para 45 em 2023. O faturamento total da rede deve encerrar o ano na faixa de R$ 158,8 milhões, valor 71% maior do que o contabilizado em 2022 (R$ 92,9 milhões). O número de peças vendidas deve saltar de 621.400(2022) para 935.100 (2023), uma alta de 50%.
Ainda com foco em sustentabilidade, a rede HCC Energia Solar, que também faz parte do Grupo, oferece soluções personalizadas de energia solar, proporcionando independência energética para os clientes e reduzindo os danos causados ao meio ambiente.
Beleza com eficácia
Ainda no relatório apresentado pela Euromonitor, 85% dos consumidores afirmam que estariam dispostos a pagar mais por produtos de beleza com eficácia ou benefícios comprovados.
Mudanças nas atitudes do consumidor sobre bem-estar, beleza, e envelhecimento saudável aumentaram a consciência e aceitação da estética, gerando demanda de novos potenciais pacientes, incluindo homens e millennials.
E por consequência, o segmento de franquias de estética também está em plena ascensão. O consenso dos analistas é que o mercado global de injetáveis tem potencial para crescer a uma taxa anual de 12% até 2026.
A estética no Brasil
Falando especificamente do Brasil, conforme dados da Isaps (sigla em inglês da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética), o país ocupa a segunda colocação no ranking dos países que mais realizam procedimentos, somados os cirúrgicos e os não cirúrgicos, atrás apenas dos Estados Unidos.
Em meio a um cenário recheado de oportunidades, uma empresa com proposta diferenciada tem se destacado.
Fundada em Curitiba em 2015 pela dentista Andrezza Fusaro, a Royal Face cresceu e se expandiu – hoje conta com 250 unidades espalhadas pelo país – a partir de um modelo inovador, baseado na democratização do acesso a serviços estéticos antes considerados caros e inacessíveis a grande parte da população. Foi a partir desta ideia que Andrezza criou o Carnê da Beleza, facilitando as condições para que uma audiência mais ampla pudesse realizar tratamentos como aplicação de botox e de preenchimentos, além de fios de sustentação facial.
Assim, enquanto os concorrentes parcelavam os pagamentos em até três vezes no cartão de crédito, ela não só oferecia preços mais baratos – a aplicação de botox custa R$ 890 – como passou a dividir os pagamentos em 12 vezes no cartão. Ao mesmo tempo, também ofertava a possibilidade de parcelamento dos serviços em até 24 vezes no carnê.
Tudo isso sem abrir mão da qualidade dos profissionais envolvidos e dos insumos utilizados nos tratamentos. Resultado: com a agenda lotada, rapidamente a pequena clínica de 35 metros quadrados precisou migrar para um espaço com dois andares inteiros. “Isso mudou a história do acesso aos procedimentos estéticos faciais no Brasil”, diz Andrezza.
Os mercados em alta nas marcas SMZTO
Renan Brito, diretor de investimentos e sócio da SMZTO traz algumas reflexões sobre os mercados em ascensão para 2024.
À luz das tendências apresentadas e do cenário do varejo descrito, é evidente que a sustentabilidade e a inovação tecnológica são elementos cruciais para o futuro do consumo. Além da crescente conscientização dos consumidores em relação à sustentabilidade, tendências já conhecidas como personalização, omnicanalidade e uma experiência de consumo impulsionada por tecnologia estão se consolidando.
No contexto do Grupo SMZTO, seus investimentos em marcas relacionadas à economia circular e à sustentabilidade refletem uma adaptação efetiva às mudanças nas atitudes dos consumidores.
“A ascensão da rede de brechós Peça Rara, com um crescimento expressivo em unidades e faturamento, demonstra como a busca por alternativas sustentáveis está impulsionando o mercado. Além disso, o grupo tem procurado incorporar os avanços da tecnologia e inteligência artificial como forma de garantir a liderança de suas marcas no longo prazo.”
Renan Brito
Outro ponto que vale como destaque para 2024 é a economia prateada. Boas soluções para o segmento ainda são escassas no país, e a rede de residenciais Sênior Terça da Serra, que une tecnologia e inovação à cuidado personalizado, segue sendo um dos grandes destaques em termos de apostas do Grupo SMZTO.
O relatório destaca, também, a importância crescente da estética e do bem-estar, impulsionando o setor de franquias. A empresa brasileira Royal Face exemplifica a inovação ao democratizar o acesso a serviços estéticos, proporcionando preços acessíveis e condições de pagamento flexíveis. Isso não apenas evidencia uma mudança nas preferências dos consumidores, mas também aponta para a necessidade de adaptabilidade e acessibilidade para prosperar no setor.
Assim, as empresas, ao enfrentarem as transformações no consumo, devem considerar cuidadosamente a sustentabilidade, a tecnologia e a adaptação às mudanças nas atitudes dos consumidores. A ética empresarial, o compromisso com a sustentabilidade e a resposta ágil às demandas do mercado emergem como diferenciais fundamentais para garantir o sucesso no cenário varejista futuro.
Conheça as franquias do Grupo SMZTO.
Fonte: Meio&Mensagem