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Tendências de consumo para 2024

Conheça as as tendências de consumo emergentes, e saiba quais mercados estarão em ascensão no próximo ano.

7 min de leitura • 13 de dezembro de 2023

A Euromonitor apresentou, em novembro, o relatório Top Global Consumer Trends 2024. O estudo indica as tendências de consumo emergentes, e analisa quais mercados estarão em ascensão no próximo ano.

De acordo com o levantamento que apresenta as tendência de consumo para 2024, as empresas precisam aumentar as inovações em torno da acessibilidade, à medida que os consumidores buscam incansavelmente as ofertas. As pessoas, por sinal, estão procurando melhorar a sua saúde e bem-estar. 

Esta edição aborda, ainda, o impacto da Inteligência Artificial, da sustentabilidade e de fatores sociais, econômicos e políticos para entender as tendências globais de consumo neste ano.

Segundo Alison Angus, chefe de inovação da Euromonitor International, as preferências dos consumidores estão intimamente ligadas à agenda da sustentabilidade, ao progresso tecnológico e ao impacto das questões sociopolíticas. “As empresas devem lidar com assuntos sensíveis com cautela, mantendo-se fiéis aos valores centrais de sua marca”, disse.

Mais de 60% dos consumidores tentaram ter um impacto positivo no meio ambiente em 2023, e 52% dos consumidores compraram apenas de empresas ou marcas em que confiavam completamente em 2023.

Muitos fatores impactam na hora de definir o que é uma franquia lucrativa. Entre as melhores estratégias para se ter sucesso, está observar para onde o planeta e a sociedade estão caminhando.

Sustentabilidade na mira

Nos últimos anos, o Grupo SMZTO realizou investimentos em marcas ligadas à economia circular (itens seminovos), à economia prateada (negócios voltados à terceira idade) e à geração de energia limpa

A economia prateada segue como foco do Private Equity para o próximo ano, representada pela rede de residenciais sênior Terça da Serra. Considerando que o consumo de produtos e serviços pelo público com mais de 50 anos já representa a terceira maior atividade econômica do mundo, e com o envelhecimento da população mais acelerado do que o previsto no Brasil, este foco tende a aumentar ainda mais.

Sobre a economia circular, Semenzato avalia que o consumo irresponsável vem sendo cada vez mais substituído por hábitos de vida conscientes. A SMZTO atua no segmento de economia circular por meio da rede de brechós Peça Rara.

“O capitalismo passa por um momento de evolução, em que o lucro a qualquer custo perde espaço diante de novas formas de pensar, ver, agir e consumir. Prova disso é o crescimento na tendência de consumo de produtos de segunda mão”.

José Carlos Semenzato

O Peça Rara, rede que inaugurou a loja de número 5.000 do grupo SMZTO e tem como uma das sócias a atriz Deborah Secco, projeta fechar o ano com 90 unidades em operação, o equivalente a 200% do total registrado em dezembro de 2022: 45 unidades. O número de inaugurações no período saltou 181%, de 16 em 2002 para 45 em 2023. O faturamento total da rede deve encerrar o ano na faixa de R$ 158,8 milhões, valor 71% maior do que o contabilizado em 2022 (R$ 92,9 milhões). O número de peças vendidas deve saltar de 621.400(2022) para 935.100 (2023), uma alta de 50%.

Ainda com foco em sustentabilidade, a rede HCC Energia Solar, que também faz parte do Grupo, oferece soluções personalizadas de energia solar, proporcionando independência energética para os clientes e reduzindo os danos causados ao meio ambiente.

Beleza com eficácia

Ainda no relatório apresentado pela Euromonitor, 85% dos consumidores afirmam que estariam dispostos a pagar mais por produtos de beleza com eficácia ou benefícios comprovados.

Mudanças nas atitudes do consumidor sobre bem-estar, beleza, e envelhecimento saudável aumentaram a consciência e aceitação da estética, gerando demanda de novos potenciais pacientes, incluindo homens e millennials. 

E por consequência, o segmento de franquias de estética também está em plena ascensão. O consenso dos analistas é que o mercado global de injetáveis ​​tem potencial para crescer a uma taxa anual de 12% até 2026.

A estética no Brasil

Falando especificamente do Brasil, conforme dados da Isaps (sigla em inglês da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética), o país ocupa a segunda colocação no ranking dos países que mais realizam procedimentos, somados os cirúrgicos e os não cirúrgicos, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Em meio a um cenário recheado de oportunidades, uma empresa com proposta diferenciada tem se destacado.

Fundada em Curitiba em 2015 pela dentista Andrezza Fusaro, a Royal Face cresceu e se expandiu – hoje conta com 250 unidades espalhadas pelo país – a partir de um modelo inovador, baseado na democratização do acesso a serviços estéticos antes considerados caros e inacessíveis a grande parte da população. Foi a partir desta ideia que Andrezza criou o Carnê da Beleza, facilitando as condições para que uma audiência mais ampla pudesse realizar tratamentos como aplicação de botox e de preenchimentos, além de fios de sustentação facial.

foto recepcao royal face

Assim, enquanto os concorrentes parcelavam os pagamentos em até três vezes no cartão de crédito, ela não só oferecia preços mais baratos – a aplicação de botox custa R$ 890 – como passou a dividir os pagamentos em 12 vezes no cartão. Ao mesmo tempo, também ofertava a possibilidade de parcelamento dos serviços em até 24 vezes no carnê. 

Tudo isso sem abrir mão da qualidade dos profissionais envolvidos e dos insumos utilizados nos tratamentos. Resultado: com a agenda lotada, rapidamente a pequena clínica de 35 metros quadrados precisou migrar para um espaço com dois andares inteiros. “Isso mudou a história do acesso aos procedimentos estéticos faciais no Brasil”, diz Andrezza.

Os mercados em alta nas marcas SMZTO

Renan Brito, diretor de investimentos e sócio da SMZTO traz algumas reflexões sobre os mercados em ascensão para 2024.

À luz das tendências apresentadas e do cenário do varejo descrito, é evidente que a sustentabilidade e a inovação tecnológica são elementos cruciais para o futuro do consumo. Além da crescente conscientização dos consumidores em relação à sustentabilidade, tendências já conhecidas como personalização, omnicanalidade e uma experiência de consumo impulsionada por tecnologia estão se consolidando. 

No contexto do Grupo SMZTO, seus investimentos em marcas relacionadas à economia circular e à sustentabilidade refletem uma adaptação efetiva às mudanças nas atitudes dos consumidores.

“A ascensão da rede de brechós Peça Rara, com um crescimento expressivo em unidades e faturamento, demonstra como a busca por alternativas sustentáveis está impulsionando o mercado. Além disso, o grupo tem procurado incorporar os avanços da tecnologia e inteligência artificial como forma de garantir a liderança de suas marcas no longo prazo.”

Renan Brito

Outro ponto que vale como destaque para 2024 é a economia prateada. Boas soluções para o segmento ainda são escassas no país, e a rede de residenciais Sênior Terça da Serra, que une tecnologia e inovação à cuidado personalizado, segue sendo um dos grandes destaques em termos de apostas do Grupo SMZTO.

O relatório destaca, também, a importância crescente da estética e do bem-estar, impulsionando o setor de franquias. A empresa brasileira Royal Face exemplifica a inovação ao democratizar o acesso a serviços estéticos, proporcionando preços acessíveis e condições de pagamento flexíveis. Isso não apenas evidencia uma mudança nas preferências dos consumidores, mas também aponta para a necessidade de adaptabilidade e acessibilidade para prosperar no setor.

Assim, as empresas, ao enfrentarem as transformações no consumo, devem considerar cuidadosamente a sustentabilidade, a tecnologia e a adaptação às mudanças nas atitudes dos consumidores. A ética empresarial, o compromisso com a sustentabilidade e a resposta ágil às demandas do mercado emergem como diferenciais fundamentais para garantir o sucesso no cenário varejista futuro.

Conheça as franquias do Grupo SMZTO.

Fonte: Meio&Mensagem