5 maneiras de encontrar a franquia mais lucrativa para você.

As franquias mais lucrativas de acordo com a sua situação podem não ser as mais lucrativas para outra pessoa. Descubra 5 maneiras de encontrar a franquia mais lucrativa para você.

Baseada na matéria: https://www.entrepreneur.com/article/351853Por Matthew McCreary

Na verdade, é quase impossível para qualquer sistema de classificação garantir o retorno do seu investimento. Existem muitas variáveis ​​a serem levadas em consideração para cada caso individual. No entanto, você pode se posicionar melhor fazendo pesquisas com antecedência e definindo seus objetivos e limitações antes de mergulhar financeiramente. Embora esta não seja uma lista holística, responder a essas cinco perguntas pode ajudá-lo a ter uma ideia melhor de quais tipos de franquias serão mais lucrativos para você.

1. Quanto posso gastar no investimento inicial da minha franquia?

O primeiro passo para encontrar o negócio mais lucrativo para você é decidir quais oportunidades de franquia você pode realmente comprar.

Conforme já falamos aqui: https://smzto.com.br/franchising-experience/quanto-custa-abrir-uma-franquia/

É muito importante que o candidato interessado em adquirir uma franquia analise sua capacidade financeira, buscando entender se possui o valor disponível para montar a unidade, incluindo capital de giro. Caso não tenha todo o valor disponível, verifique no mercado financeiro quais as opções disponíveis para empréstimos. 

Taxa SELIC em baixa

Com a taxa SELIC a 2%, existem excelentes opções de empréstimos no mercado. Isso possibilita que o candidato não utilize toda sua reserva de capital, fazendo assim um composto entre capital próprio e capital emprestado que poderá ser pago com o próprio lucro da unidade funcionando. E, caso necessite, ter ainda um capital disponível para aportar no negócio.

Em conclusão: tenha sempre em mente a importância de um planejamento financeiro estruturado, e lembre-se que conversar com um gerente de expansão pode te ajudar a enxergar todas as possibilidades, e entender qual é a melhor para você.

2. Quão lucrativos foram outros franqueados em circunstâncias semelhantes?

Quer ter uma noção mais clara de qual área tem mais retorno? Vá diretamente para a fonte.

Franqueados locais podem responder muitas perguntas. Eles conhecem melhor do que ninguém os desafios e oportunidades que outra pessoa poderia enfrentar ao iniciar uma franquia semelhante.

Em cada jornada de negócios, experiência e orientação são ativos incrivelmente valiosos. Na verdade, a estratégia de franquia explora esses ativos mais do que outras empresas, permitindo que novos proprietários de negócios confiem na história, reputação da marca e recursos do modelo de negócios de uma empresa estabelecida.

Se você realmente deseja investir em uma franquia, deve reservar um tempo para conversar com outras pessoas que possam ensiná-lo sobre o negócio e responder a perguntas que você talvez nem saiba fazer ainda.

3. Quanto posso esperar que minha franquia ganhe em vendas?

Se você acha que outros franqueados irão responder, esta pode ser uma ótima pergunta para eles. Se você quiser investir em uma franquia de fast-food, pode verificar a classificação dos 50 melhores restaurantes de serviço rápido por vendas brutas. Em geral, entretanto, pode ser difícil encontrar números específicos de vendas ou lucratividade. Não há margem de lucro sem vendas ou receita, então ter uma noção dessas coisas será essencial para entender a lucratividade potencial de sua franquia.

4. Quanto dinheiro terei de devolver ao meu franqueador em taxas de royalties?

Além da taxa de franquia inicial e dos custos iniciais, você provavelmente terá que pagar duas outras taxas. A primeira delas é uma taxa de marketing, abaixo explicada como tal: “Quando você possui uma franquia, uma das coisas que você espera capitalizar é a marca. Os franqueadores gastam milhares de reais todos os anos para anunciar sua marca. Como franqueado, você também deverá fazer a sua parte por meio de uma taxa de marketing mensal. As taxas de marketing de franquia geralmente são baseadas em sua receita mensal. ”

A segunda taxa é uma taxa de royalties. “Os royalties da franquia são geralmente coletados pelo franqueador mensalmente”, explica a mesma postagem. “Assim como as taxas de marketing, essas taxas são baseadas em uma porcentagem de sua receita.”

A importância da COF

No entanto, nem sempre é esse o caso. Isso pode variar de acordo com a franquia. Por isso, é sempre importante examinar a COF e conhecer bem o negócio antes de fechar o contrato.

Tente calcular outros custos associados ao investimento em uma franquia. Quantos funcionários você precisará contratar? Você pode administrar a franquia em casa ou precisará pagar por um espaço físico? Algumas dessas perguntas você pode ser capaz de responder por conta própria, e outras pode aprender com outros franqueados ou com o franqueador.

5. Quanto tempo pretendo investir na franquia?

Investir em uma franquia não significa que você a possui para sempre. Normalmente, você deve concordar com um termo de contrato, que “especifica por quanto tempo o seu contrato de franquia é válido – geralmente de cinco a 20 anos”.

Se você permanecer em situação regular, provavelmente poderá renovar seu contrato por uma porcentagem da taxa de franquia vigente. No entanto, ao calcular as franquias mais lucrativas para você, é importante considerar quanto você pode esperar ganhar ao longo do período do contrato. Você planeja investir em uma franquia por cinco anos? 10? 20?

Você ainda tem tempo para fazer de uma franquia o seu foco em tempo integral ou prefere uma opção que possa usar como um recurso secundário?

Cada caso é um caso

As franquias mais lucrativas para você podem não ser as melhores para outra pessoa.

Se qualquer franquia pudesse realmente ser lucrativa o tempo todo – se existisse algo como “a franquia mais lucrativa” – então investir seria fácil. Mas, ao considerar quanto dinheiro você pode ganhar em um determinado empreendimento, é essencial levar em consideração dezenas de fatores.

Falamos sobre a importância de se considerar seu contexto particular antes de abrir uma franquia aqui: https://smzto.com.br/franchising-experience/pontos-chave-para-o-sucesso-de-uma-franquia/

Responder a perguntas sobre vendas e custos iniciais, taxas de royalties e investimentos de tempo pode ajudar a dar a você uma noção mais clara do que funcionará para você e o que não. Da mesma forma, o uso de uma variedade de fontes confiáveis ​​ajudará a preencher os espaços em branco e indicar a direção certa. No final do dia, tornar-se um franqueado é um grande investimento, e como o investidor Warren Buffett disse uma vez, “nunca invista em um negócio que você não consegue entender”.

Daniel Almeida – Diretor de expansão e marketing da SMZTO – comenta a matéria “5 maneiras de encontrar a franquia mais lucrativa para você.”

Além de todos os pontos citados nesta matéria, sugiro que converse muito com o gerente de expansão e franqueados da marca de seu interesse. Se ainda está em dúvida de qual marca quer investir, na SMZTO temos uma área de assessoria que busca entender o seu perfil e direcioná-lo às marcas que façam mais sentido de acordo com seus planos e objetivos.