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O que é, afinal, o meu core business?

3 min de leitura • 18 de junho de 2021

Trouxemos uma explicação sobre o core business no mundo de franquias com nosso CEO Bruno Semenzato.

Por Bruno Semenzato

A franquia é apenas mais um canal de distribuição para seu produto ou serviço. Se você tem, ou pensa em ter lojas físicas para vender o seu produto ou serviço, certamente deve considerar o modelo de franquias quando for escalar.

Dito isso, antes de escalar e antes mesmo de se preocupar em estruturar um belo programa de franquias, você deve sempre priorizar a sua oferta de valor.

Entendendo o valor que você entrega e o core business

Muitas empresas confundem o que realmente é o seu core business, colocando o canal de franquias em primeiro plano e esquecendo de pensar em como entregar o melhor produto, serviço e experiência possível para seus clientes.

De nada adianta um belo programa de franquias, com uma expansão eficiente, um número de inaugurações impressionante, lojas espalhadas pelo país inteiro, se o cliente não percebe o valor entregue pela sua marca.

Empresas que esquecem de focar em seu core, desenvolver novos produtos, investir em tecnologia, medir a satisfação e recorrência dos clientes, podem até experimentar algum sucesso momentâneo oriundo de seu foco em franquias, mas no longo prazo isso se mostra insustentável.

Além disso, no mundo em que vivemos hoje, onde o cliente manda, precisamos estar onde ele quiser que nós estejamos.

Se ele quiser comprar online, precisamos estruturar um belo canal de vendas digitais. Por isso, é muito importante que você estude e considere todos os canais de distribuição, sem preconceito.

Muitos me perguntam por que o mercado de franquias é tão bom, achando que pelo nosso grande foco no modelo de franquias, teremos alguma resposta pronta para defender que esse canal de distribuição é o melhor do mundo, melhor do que os outros.

Na verdade, gostamos de franquias porque entendemos um pouco e conseguimos ajudar mais as empresas que também possuem este canal. Mas isso não quer dizer que não tenhamos que explorar todos os demais canais.

Sendo assim, deixo a seguinte reflexão para vocês

Qual é o core do meu negócio? Será que eu não devo, antes de pensar em qualquer outra coisa, buscar desenvolver sempre o melhor produto ou serviço, estreitar a minha relação com meus consumidores, aumentar a fidelização dos meus clientes, entender quem eu realmente atendo, ter o melhor NPS possível, entregar a melhor experiência, fortalecer a minha oferta de valor? Se você não fizer nada disso, se não focar no que realmente é core, de nada vai adiantar ter centenas de lojas e formatar um bom programa de franquias.

Seu negócio dificilmente terá valor no longo prazo, que é onde realmente você deveria estar focado. Porém, se você adotar esse mindset e depois estruturar um bom canal de franquias, somado a outros canais que podem se mostrar importantes, certamente estará no caminho para construir um negócio de valor no futuro.