Em meio ao cenário de incertezas imposto pelo Covid-19, está (praticamente) todo mundo se sentindo bastante perdido. Por isso, reunimos neste artigo 7 erros comuns que os líderes fazem em crises, todos estes, pontos importantes que podem ser úteis a você no momento atual. Em outras palavras, confira o que não fazer em tempos de Covid-19.
1) Tentar manter o controle total da situação
Não existe um guia de regras para uma crise como o Covid-19. Em vez de tentar controlar essa situação ou sentir-se oprimido pela falta de controle, tente mudar seu foco para o desenvolvimento de uma nova habilidade de liderança: a capacidade de avaliar rapidamente uma situação em transformação constante e responder com soluções humanizadas, criativas e colaborativas. Em nossa jornada de liderança, o mundo nunca sofreu uma pandemia global; portanto, este é um território novo e desconhecido. A experiência mais próxima que temos é a última recessão econômica global, e já vemos governo e líderes remetendo a essa experiência para aproveitar a resiliência e as lições aprendidas. Quando chegar a hora, também olharemos para trás e usaremos as lições que estamos aprendendo agora.
2) Não tentar ver a situação de fora, ou o que chamamos de “see the big picture”
Há uma pressão crescente sobre os governos para ajudar a economia a “voltar ao normal”. No entanto, essa ênfase em retornar ao “normal” implica que pensamos ser possível voltar para onde estávamos. Nós não podemos. Não será tão simples assim. Os líderes devem dar um passo atrás e ver o quadro geral, reconhecer a gravidade das conseqüências econômicas de curto e longo prazo do Covid-19 e tentar dinamizar seus negócios de acordo com um portfólio novo ou ajustado de produtos, serviços e plataformas de entrega. Talvez ajude pensar no pré-Covid-19 como “normal”, a crise atual como o “novo normal” e depois do Covid-19 como o “próximo normal”.
3) Não se comunicar o suficiente
Em qualquer crise, é importante se comunicar com muita frequência, porque as pessoas precisam de mais segurança e informações do que o habitual. Defina com que regularidade você planeja entrar em contato e cumpra sua agenda. Não espere mais de uma semana para que seus funcionários e principais partes interessadas recebam notícias suas. Caso contrário, você criará um vácuo de silêncio que inevitavelmente será preenchido com rumores motivados pelo medo. Nunca cancele nenhum evento de comunicação planejado. Mesmo que não haja nada novo para compartilhar, fique com a sessão planejada para informar às pessoas que ainda não há nada novo para se comunicar, mas você permanece preocupado com o bem-estar deles. Aproveite a oportunidade para ser encorajador e explique quais são os planos para continuar trabalhando nas próximas soluções.
4) Não descentralizar a tomada de decisões
Centralizar a tomada de decisões em uma crise como a Covid-19 é um erro, porque, embora a pandemia seja global, está ocorrendo em taxas diferentes em diferentes regiões e países. Permita que líderes de cada região ou país estabeleçam suas próprias respostas. Dê uma orientação clara às suas equipes sobre as principais prioridades, mas descentralize a tomada de decisões e capacite as equipes locais a responder sobre como cumprir essas prioridades-chave conforme acharem apropriado, mantendo a responsabilidade pelo objetivo e pelos princípios da organização.
No entanto, assim como os membros individuais da equipe não devem se isolar, não deixe a equipe se distanciar do resto da empresa, e do que está acontecendo na sede e em todo o país ou mundo. Idealmente, diferentes equipes regionais e nacionais podem ser aproveitadas para se ajudar mutuamente nos piores momentos desta crise.
5) Não se utilizar de toda experiência disponível
Permita espaço para que todos, em todos os níveis, deem sua contribuição – e esteja aberto a suas sugestões. Será interessante observar contribuições de membros com diversos repertórios e jornadas. Muitas vezes pessoas com experiências de vida repletas de desafios trazem ideias inovadoras, por terem desenvolvido habilidades como resiliência e soluções alternativas em cenários completamente desfavoráveis.
6) Perder a oportunidade de se relacionar com seus clientes e entorno
Falta de transparência é um erro. Esta crise está acontecendo com todos nós e não há onde nos esconder. Informe seus clientes que a equipe pode estar trabalhando remotamente, mas que permanece comprometida com um excelente serviço ao cliente. Explique que estamos todos juntos nisso, e todos passaremos por isso juntos. Não há nada mais vinculativo do que trabalhar com seu cliente de forma transparente durante uma crise, e apresentar soluções juntos. Além dos clientes, as empresas têm a oportunidade de mostrar o que realmente representam, e mostrar seu apoio à comunidade que sofre ao seu redor. Quais são os recursos da sua empresa que você pode implementar para o benefício dos menos favorecidos durante esta crise?
7) Mudar para o trabalho remoto sem uma estratégia completa de envolvimento dos funcionários
É um erro pensar que tudo está normal para os funcionários, enquanto eles trabalham de casa. O estresse e a exaustão dos funcionários devem ser uma preocupação, pois os colaboradores lidam com as implicações de saúde do Covid-19 sobre os entes queridos, além de ter que trabalhar em casa enquanto outros membros da família fazem aulas online, e seus cônjuges também realizam outras tarefas. Desenvolva uma estratégia holística de engajamento de funcionários para apoiar a saúde emocional e social de seu pessoal – desde programas de assistência a funcionários, até líderes que realizam momentos informais para conversa, como um café virtual. Não se espera que ninguém seja sobre-humano e entregue a mesma taxa de produção de 100% durante uma pandemia global e um bloqueio de país. Isso vale para você também. Como líder, você não tem poderes especiais. Lembre-se de cuidar de si mesmo, assim como do seu time.
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Originalmente publicada em Franchising.com
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