Abrir uma franquia de sucesso requer análise de mercado, preparação e gestão financeira. Ramos de estética e alimentação têm alta demanda de serviços e geram oportunidades.
Desenvolver uma franquia de sucesso é o que todos idealizam. Existem modelos de negócios consagrados no mercado que carregam em seus DNAs as receitas que ajudam a levar ao sucesso. São empresas com performance tão expressiva no mercado que tiveram suas fórmulas expandidas para franquias.
Uma franquia de sucesso se constrói a partir de uma gestão profissional, inovadora e atraente. Esqueça aquela ideia do “vamos tentar e ver se vai dar certo”. A economia, como um todo, apresenta instabilidades, sendo impiedosa diante de aventureiros.
Por outro lado, os altos e baixos do mercado abrem espaços para inúmeras oportunidades, sobretudo, para quem estudou e planejou um negócio estruturado e de retrospecto positivo no mercado.
Mas, é importante deixar bem claro: mesmo as franquias de sucesso, que seguem receitas padronizadas e rentáveis, precisam de uma gestão profissional para alcançar grande performance.
Escolher a franquia certa é o primeiro passo para um negócio rentável e lucrativo. Maior grupo de investimentos em franquias do país, a SMZTO apresenta franquias de sucesso em diversos segmentos a partir de R$ 150 mil.
Como ser um franqueado de sucesso?
Quando se fala de gestão de franquia de sucesso, estamos falando no poder do franqueado em enxergar oportunidades dentro de um determinado cenário.
Mais do que um gestor e investidor, o franqueado é um excelente observador. Uma franquia de sucesso começa muito antes de ser erguida. Dessa forma, algumas perguntas são essenciais para iniciar a franquia de forma estruturada:
- A franquia será instalada em um ponto com boa frequência de pessoas?
- O ramo escolhido enfrentará muita concorrência?
- Qual o formato e tamanho ideais para a franquia?
- Será que o ramo que gosto combina com o perfil do público alvo?
- Quem e como será feita a gestão financeira da franquia?
- Qual a disponibilidade de tempo para me dedicar à franquia?
Pode parecer difícil seguir todas as questões acima, mas quando o empreendedor tem consciência de suas decisões, tudo se resolve com muito mais clareza. Um planejamento eficaz traz mais segurança no controle da franquia, ajudando a superar imprevistos e instabilidades ao longo da operação.
O franqueado profissional domina muito bem as forças que têm nas mãos. Veja os diferenciais de quem empreende através de franquias:
- Oferecer serviços padronizados com profissionais que foram treinados e capacitados pela franqueadora;
- Estudar o mercado antes de se tornar franqueado e abrir o negócio;
- Planejar os gastos, ganhos e metas, de acordo com o plano de negócios oferecido pela franqueadora, atuando de forma profissional;
- Contar com uma estrutura segura, que inclui suporte jurídico, para cumprimento das responsabilidades previstas em contrato
Como funciona uma franquia de sucesso?
No futebol, quando o time e o clube estão em alta, dizemos que tudo vai bem “dentro e fora das quatro linhas”. O mesmo vale para uma franquia de sucesso.
Não adianta montar uma gestão profissional se as vendas estiverem sempre aquém das expectativas. Assim como não terá muito sentido uma franquia apresentar bom volume de vendas, mas possuir uma péssima gestão dos recursos.
Portanto, ter uma gestão profissional é fundamental para o sucesso da franquia. Pois o descumprimento de prazos, de regras ou de serviços pode comprometer os ganhos obtidos na operação.
Dessa forma, uma franquia lucrativa alia administração profissional a um serviço de grande performance.
Como montar uma franquia de sucesso?
Primeiramente, procure um franqueador profissional e de credibilidade no mercado, pois será feito um investimento relevante e com grande expectativa.
O relacionamento assertivo com o franqueador é muito importante, afinal o dono da marca será determinante para que a franquia prospere.
Cabe ao franqueador suporte em:
- Treinamentos de funcionários;
- Gestão (financeira, jurídica, administrativa);
- Comunicação e Marketing
Além disso, montar uma franquia envolve valores e também um acerto contratual. Normalmente, os contratos de franquia têm validade de cinco anos, sendo renovados caso o franqueado esteja com seus compromissos em dia com a franqueadora.
A análise do contrato de franquia é um assunto que requer muita atenção de todas as partes envolvidas, pois o modelo de franquia exige absoluto rigor no cumprimento das cláusulas.
São valores fiscais e padronizações pré-estabelecidas que precisam ser cumpridas até para que o negócio não perca o sentido no decorrer da operação.
É justamente a padronização de produtos e serviços que faz com que sua franquia seja conhecida e atrativa para os consumidores, que automaticamente irão associá-la à marca mãe.
Franquias de Sucesso
Ao analisar uma franquia para adquirir, seja criterioso e exigente nos questionamentos no contato com as franqueadoras.
Esse estudo minucioso é essencial porque você conseguirá, logo nesse primeiro “filtro”, separar as empresas que realmente são sérias e que possuem sucesso.
Dessa forma, existem alguns temas importantes para avaliar antes da tomada de decisão:
- Quantas franquias existem daquela determinada empresa?
- Os franqueados atuais realmente estão tendo sucesso com o negócio?
- Qual é a estrutura de suporte e treinamento oferecida?
- Quem são os líderes da franqueadora? Estão comprometidos com a prosperidade do negócio?
- Quantos atendimentos são executados em média pelas franquias?
- Qual a lucratividade média mensal?
- Quanto é o faturamento médio mensal? Entre outros números financeiros.
Ou seja, apresentar essas informações com clareza e robustez sinaliza que a franqueadora tem credibilidade e expertise no seu negócio.
Veja alguns exemplos de franquias de sucesso com segmentos variados:
Instituto Gourmet
Um dos pontos mais importantes na hora de escolher uma franquia é: “será que esse ramo é ‘moda’ ou é algo que sempre terá espaço?”. Prefira modelos de negócio que tenham alta procura, sejam consistentes e que não sejam sazonais.
O Instituto Gourmet é a maior rede de franquias de formação profissional em gastronomia do Brasil, atuando diretamente no setor de educação, que transforma vidas, e no segmento mais procurado no setor de franquias no país: a alimentação.
Nos últimos anos, a busca por conhecimento na cozinha se intensificou em virtude de uma sociedade cada vez mais exigente na produção dos alimentos. A alta na procura por qualificação gastronômica pode ser vista na quantidade de programas culinários na TV.
A criação de pratos mais saudáveis e a necessidade de preparar sua própria refeição em um mundo tão corrido contribuíram para o crescimento do mercado de formação gastronômica.
Com tudo isso, o profissional gastronômico se valorizou no mercado. E para se tornar um especialista na área, é preciso adquirir conhecimento.
O Instituto Gourmet tem a missão de atender com excelência o aluno, transformando sua vida pessoal, profissional e financeira.
A franquia alia a praticidade da cozinha e também à arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby.
Lucratividade média mensal de 30%.
Faturamento médio mensal de R$ 135 mil.
Instituto Embelleze
O Brasil é um dos países que mais gasta com beleza. Para se ter uma ideia da importância da estética no país, o brasileiro gasta mais com aparência do que com comida, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Outro dado impressionante: seis em cada 10 brasileiros consideram que os gastos com a aparência não são luxo, mas, sim, uma necessidade, conforme pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Portanto, o ramo da beleza e estético, é uma excelente oportunidade para empreender.
O Instituto Embelleze se consolidou como uma das referências em franquias por explorar o valioso mercado de beleza oferecendo um negócio inovador e eficiente.
Maior rede de franquias de cursos profissionalizantes da área de beleza da América Latina, o Instituto Embelleze oferece ampla estrutura pedagógica que transforma as pessoas em profissionais inspiradores do universo da beleza.
O Instituto Embelleze atua na profissionalização para cursos nas áreas de:
- Cabelo
- Barba
- Depilação
- Unhas
- Maquiagem
- Massagem
- Olhos
- Empreendedorismo
- Biossegurança
São mais de 260 unidades do Instituto Embelleze espalhadas pelo país, com mais de 150 mil alunos ativos. Fundada em 1998, a empresa já formou mais de 2 milhões de profissionais.
Além disso, mais de 60% dos franqueados possuem mais de uma unidade, o que demonstra um alto retorno financeiro alcançado com as franquias do Instituto Embelleze.
Lucratividade média mensal de 25% a 30%.
Faturamento médio mensal de R$ 80 mil.
Greenjoy
A alimentação rápida e saudável cresceu exponencialmente nos últimos anos. Sim, pessoas de todas as idades prezam por uma alimentação natural em busca de uma vida melhor.
Não à toa, o setor de alimentação ligado à saúde e bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014, de acordo com pesquisa do Sebrae.
A franquia Greenjoy investe justamente na produção de refeições ricas em nutrientes no modelo health fast-casual.
Dessa forma, a franquia Greenjoy se tornou referência em fast-casual de alimentos.
São mais de 1 milhão de atendimentos e mais de 400 mil wraps, com média de 350 atendimentos por dia.
Como surgiu o Greenjoy
O Greenjoy nasceu da ideia de dois apaixonados por esporte: Marcos Rodriguez e Fernando Lemos.
Amigos de infância e ex-atletas profissionais, Marcos e Fernando sentiam falta de um local onde os pratos principais fossem opções coloridas, amplas e compostas de verduras e frutas variadas, compondo uma dieta perfeita e deliciosa.
Aquela conversa se transformou em negócio. Então, em 2009, eles lançaram a Joy Juice. O tempo passou, a marca evoluiu e o nome mudou para Greenjoy.
São 4 unidades do Greenjoy.
Lucratividade média mensal de 14%.
Faturamento médio mensal de R$ 315 mil.
Gua.co
A Gua.co é uma franquia especializada em comida mexicana que encontrou no Brasil um lugar excelente para negócios. Veja alguns motivos:
- Os brasileiros se interessam cada vez mais pela culinária mexicana. Cardápios com Burrito e Taco já se incorporaram no gosto nacional;
- Os dois importantes ingredientes da cozinha mexicana – feijão e milho – são encontrados facilmente no Brasil e possuem uma legião de fãs por aqui.
- A união de tempero típico mexicano com recheio de frango ou de carne suína combina com qualquer situação.
A marca foi desenvolvida cuidadosamente, inspirada em benchmarks do mercado Americano e Europeu.
A Gua.co apostou no crescimento de redes fast-casual, voltadas à alimentação saudável, de forma personalizada e sem atendimento na mesa.
Somado a isso, o Grupo SMZTO oferecerá seu expertise ao franqueado da rede Gua.co em todas as etapas do negócio:
– Da identificação do ponto até a inauguração;
– Auxílio dos nossos consultores especializados até planos de ação específicos;
– Estratégias de crescimento a médio e longo prazo;
– Acompanhamento de todo o processo de implantação do seu Gua.co.
Lucratividade média mensal entre 11% até 15%.
Faturamento médio mensal de R$ 324 mil.
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